Como fazer repelente caseiro para gatos

Não interessa o quanto você ama os gatos, mas existem alguns lugares que os gatinhos adoram ir e nós não queremos que vão. Uma vez que são escaladores e saltadores experientes não respeitam os muros e simplesmente ignoram as ordens verbais, é difícil que deixem de fazer precisamente o que querem. No entanto, existem alguns remédios naturais que não só vão manter os gatos a salvo mas também os vão dissuadir de invadir o seu espaço. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer repelente caseiro para gatos.

Whatsapp 4 Twitter 11 Google +
Instruções
  1. Salpique um pouco de mostarda seca, paprika, café moído ou alecrim seco para manter os gatos longe de alguns locais ao ar livre. Alguns gatos não gostam de certos odores, por isso se um não funcionar experimente outro, ou uma combinação de vários produtos.

  2. Pegue num pouco de algodão e use um conta-gotas para molhá-lo com canela, citronela, limão, lavanda, laranja e óleo de alecrim. Coloque as bolas de algodão nas esquinas do armários ou quartos que deseja manter o gato de fora, ou ponha nas bases dos vasos das plantas. Em alternativa, pode esfregar o óleo com uma toalha de papel no chão, portas e soleiras.

  3. Ferva ervas como a lavanda, alecrim ou pimenta em água durante cinco minutos. Coe a infusão e ponha o líquido numa garrafa de spray. Não use uma garrafa que continha detergente ou produtos químicos tóxicos, compre uma garrafa vazia na farmácia ou numa loja de jardinagem para isto. Pulverize os rodapés, o chão dos armários e quartos, bancadas e pulverize também as plantas e os vasos, não causará dano às plantas, mas fará com que os gatos não se aproximem desses espaços. O odor não é muito perceptível para os humanos, mas será muito forte para os gatos, pulverize as áreas todas as semana ou de duas em duas semanas.

  4. Plante alguma ervas ao redor das áreas onde não quer que o gato entre ou misture estas ervas que os gatos não gostam com outras plantas que tenha. Limite o seu jardim com citronela, arruda, lavanda, alecrim e cebolinho. Estas são plantas atrativas que têm como mensagem para os gatos "ficar longe".

  5. Encontre um local na sua propriedade para plantar uma pequena parcela de Nepeta também conhecida como erva-do-gato (catnip). Isto vai atrair os gatos e reclamaram esse local como o seu território.

    Imagem: mascos.cl

  6. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer repelente caseiro para gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Gatos ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Necessita
  • Ervas
  • Óleo essenciais
  • Bolas de algodão
  • Spray ou frasco de spray
Conselhos
  • Quando usa repelentes caseiros não está a utilizar algo que cause dano aos gatos. As sugestões que se podem encontrar em muitas fontes, como bolas de bórax, poderiam envenenar um gato, ou inclusivamente provocar a morte do animal. Se não está seguro acerca de uma planta, erva, ou ingrediente repelente, consulte o seu veterinário.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como fazer repelente caseiro para gatos:


33 comentários


12-08-2015 disse:
Olá! eu gostaria de alguma receita ou produto que eu possa passar nas telas de proteção para evitar que sejam roídas! Eu telei o balcão da minha casa mas já vi um dos "meliantes" puxando a a tela com os dentes! Li em alguns lugares recomendam colocar pimenta...mas fiquei na dúvida sobre qual o tipo.
12-08-2015 disse:
preciso fazer algo pois os gato ficam em cima do meu telhado durante a noite toda nâo aguento mais o mal cheiro da urina e das feses q eles deixam no telhado.os gatos são dos vizinhos.o q eu faço para repelir estes bichanos ?
12-07-2015 disse:
Adorei as receitinhas de repelente, agora, gostaria de saber qual delas funciona para cocô e xixi. Tenho oito gatos, quatro são bem educadinhos e não me dão trabalho, mas os siameses, ah, esses são difíceis para aprender, eles fazem xixi em todos os cantos da casa e cocô ao lado do fogão, pode! Uma das gatas é tão louquinha que, quando sente vontade de fazer cocô faz em qualquer lugar, ando meio cansada disso, não sou mais jovem e tenho sérios problemas de coluna e tenho que ficar abaixando pra limpar. Às vezes, de duas a três vezes ao dia. Ah, o que é bom para tirar mal cheiro de URINA? Agradeço muitíssimo se puder me ajudar.
14-07-2015 disse:
Oi Marta, você tem de os ensinar a usar a caixa de areia e, para isso nada melhor que conferir as dicas que damos neste artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-um-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-1620.html Quanto a eliminar o cheiro de urina de gato, consulte este artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-remover-o-cheiro-de-urina-de-gato-12786.html
11-06-2015 disse:
Meu vizinho coloca veneno para os gatos da vizinhança que dá umas voltinhas no telhado dele. Tinha uma pessoa que tirava o veneno, mas agora ele colocou câmeras para ver quem faz isso. Será que se eu fizer esses repelentes e jogar sobre o telhado dele vai afastas os bichanos e mantê-los longe do perigo? Estamos muito triste porque no ano passado ele matou 4 filhotes de uma gata que passava pelo telhado.
09-07-2015 disse:
Demorou pra denunciar este idiota. Oque está esperando...
28-07-2015 disse:
Faça o seguinte: denuncie esse cretino na vizinhança e em sociedades protetoras de animais. Aí, certamente devem ter pessoas que gostam de gatos ou, pelo menos, não são favoráveis a tais ações.
13-05-2015 disse:
Oi preciso de ajuda, eu não gosto de gatos mas meu marido ama e por isso temos um em casa. Acabei de trocar meu sofá pois o outro ele destruiu. Preciso muito de ajuda algo que eu possa colocar no sofá para que ele não suba lá. Ele já tem caminha e td que precisa.... Mas ele insiste no sofá. Se puderem me ajudar ficarei muito grata. Obs: mesmo não gostando cuido dele,pois ele faz meu marido feliz!!!
07-05-2015 disse:
Ola tenho vários gatos e um deles insiste em fazer xixi em cima do meu carro eu já coloquei aquelas capas para automóveis mais eles não desistem o que eu faço ?? Obrigada
02-05-2015 disse:
Tenho 9 gatos, que são os meus amores, ficam dentro de casa e são todos castrados. Pois as janelas são teladas, o meu grande problema é que entre eles existe um insubordinado que faz xixi em cima da bancada da cozinha durante a noite. Eu posso borrifar qual dos repelentes caseiros na pedra da bancada?
15-04-2015 disse:
Boa tarde. Tenho dois gatos, uma gata e um gato castrados desde cedo. Sempre fizeram as necessidades na caixa de areia. Nesse ano comprei um acento de vaso sanitário( adestrador). O gato faz o número 1 e um número 2 no vaso e a gata só faz xixi. Já usei aquele sprey para cachorros e não adianta, ela faz sempre no mesmo local. Desinfeto e ela continua. O banheiro é o da área de serviço que considero o quarto deles. Vou tentar alguns desses repelentes pra ela ir para o sanitário também . É bem melhor, só dá descarga.Se tiveres alguma outra dica, aceito.
29-04-2015 disse:
Olá, consegui resolver o problema com a gatinha? Tenho duas e estou com o mesmo problema, uma usa o vaso para fazer o número 1 e 2 e a outra só urina no vaso...
07-05-2015 disse:
Não consegui. A gata faze sempre no mesmo lugar (ralo pequeno).O xixi sim no vaso e o gatinho faz os dois no vazo.
05-04-2015 disse:
Gatos, como fazer p/ evitar que eles continuem tomando conta minha casa? Quero conservá-los à distância, fora de casa e do jardim, sem maltratá-los. Obrigada
26-03-2015 disse:
Boa dica... vou experimentar os repelentes naturais e plantar Nepeta (erva de gato) em lugares estratégicos. Adoro meus gatos e jamais faria mal a eles ou a outro qualquer...
01-04-2015 disse:
Oi Sonia, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
17-03-2015 disse:
os gatos escolheram meu quintal para fazer suas necessidades e eu não tenho nenhum gato , o cheiro é muito desagradavél , eu podia tomar um decisão mais drastica , mas não quero fazer isso , por isso peço ajuda a vcs , por favor me ajudem , ah...o meu quintal é todo cimentado , não tem como plantar algo , detesto gatos , por isso não tenho nenhum tbm e nem quero ter , não é justo conviver com esse odores que eles exalam quando faz oque andam fazendo , obrigado
06-03-2015 disse:
odeio gatos,e minha vizinha tem 10,que estao invadindo minha casa,pulam bascula,roubam,enfim,estou enlouquecida,tem algum repelente,para que eles nao entrem na minha casa nem patio podem me ajudar,desde ja,agradeço
02-05-2015 disse:
Odiar gatos é um sentimento ruim que deve fazer muito mal a você! Experimente conversar com sua vizinha sobre o que ocorre e encontrar uma solução juntas? Provavelmente os gatos dela não são castrados e se ela não tiver tiver condições de castrá-los, uma sugestão é procurar uma ONG de proteção a animais, elas costumam conseguir por um preço menor ou até gratuitamente. Se sua vizinha tiver espaço, fale com ela para plantar a erva do gato, conhecida como Cat Nip. Pode também colocar tela de alambrado em cima do muro. Drsculpe por meter, mas amo tanto estes peludos, que me senti no direito de tentar ajudar, tanto eles quanto você! Coloque o repelente natural e
01-03-2015 disse:
A minha gata vive subindo e dormindo nos carros daqui de casa, como agir? Ela está sujando e arranhando o carro quando sobe.
06-04-2015 disse:
Adalton, minha gata tb sobe em cima do carro, mas percebi que as patinhas dela só riscam o carro se vc toca-la de la, se deixa-la a vontade só vai sujar e jamais riscar. Ate ja coloco a caminha dela em cima do carro, pois e o lugar que ela mais gosta de ficar.
23-01-2015 disse:
um pedaço de presunto com chumbinho... e chega de gatos.
11-05-2015 disse:
Rodrigo come vc chumbinho com presunto e vai para o inferno!!!Não é pq vc não gosta de gatos que tem que dar essas idéias de idiotas e ridiculas!!!o mundo tem é que se livrar de vc!!!fica a dica kkkkkkkkkkkkkkk ridiculo!ok!!! amo os gatos!!! quem é mesmo o inrracional?????Ops!!!
19-05-2015 disse:
derepente esse Rodrigo mereça muito mais esse chumbinho que o gato
25-05-2015 disse:
Concordo com vc Rodrigo,minha vida ta virando um inferno por causa de gatos do vizinho,é que não tenho coragem de fazer isso,bicho a toa que é gato,um pit bull faminto também resolve o problema!
10-12-2014 disse:
Respeito os animais, acho que pessoas que não gostam deles também deveriam ser respeitadas, o gato da minha vizinha começou a fazer suas necessidades em cima da minha casa e por conta do cheiro todos os gatos da rua estão fazendo o mesmo, como devo proceder já que é no telhado?, preciso de um repelente eficiente
15-12-2014 disse:
Olá Carla, aqui você pode encontrar algumas dicas para afugentar um gato: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-afugentar-um-gato-47.html Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
27-10-2014 disse:
Donizeti, quem sabe você toma chumbinho... aí eles não incomodarão mais... Aff... Odeio gente que maltrata e mata animais!!
05-04-2015 disse:
Porque não e a tua casa que ta toda cagada e fetida com area intrafegavel de tanta merda. Te até vergonha de receber alguém aqui em casa. To tendo um gasto absurdo pra pagar alguém pra limpar. Não tenho gato na minga casa pra ter todo este aborrecimento e prejuizo
03-10-2014 disse:
odeio gato! estão perturbando no forro do meu telhado - se puser sardinha com veneno de rato(chumbinho) funciona? por favor preciso de uma dica que funcione!!
12-01-2015 disse:
Donizete, coloca chumbinho no seu arroz com feijão e enfia guela a baixo, assim os gatinhos poderão viver mais sossegados. Maltratar animais é crime, sabia disso?
26-03-2015 disse:
DONIZETE... SUA CASA DEVE TER VARIOS GATOS , VC DEVIA SAIR POR AI CAÇANDO E CUIDANDO DOS BICHINHOS QUANDO FOR USAR O TAL REMÉDINHO QUE VC DIZ SER BOM E QUE EU COLOQUE NO ARROZ E FEIJÃO , NESSE DIA QUE COLOCAR TE CONVIDO PARA ALMOÇAR COMIGO OK...O REFRIGERANTE TBM É POR MINHA CONTA , SUA CASA DEVE TER ODOR MUITO AGRADAVÉL (FÉDE ) E O PIOR , TE AGRADA ESSE CHEIRO NÉ .
06-04-2015 disse:
Nao seria mais fácil e tolerante se vc fechasse o forro por onde eles entram, são apenas animais irracionais e indefesos, seria uma covardia muito grande de sua parte, dar-lhes veneno. Pense, um dia vc poderá ficar doente e Deus poderá te deixar por meses minguando na cama, ate pagar e se arrepender do que fez.
24-09-2014 disse:
Ola Sara, tudo bem? 'Espero que sim" Voltei para pesquisar mais sobre gatos :) Nossa vc posta informações para nos ajudar e as pessoas ficam brigando aqui no seu espaço. Devemos respeitar o espaço virtual , é como estivessemos de visita, e devemos ser educados. Abs
26-09-2014 disse:
Olá novamente Maria, obrigada por essas palavras valeu :)
20-09-2014 disse:
Sara desculpe, te chamei de Valéria, Desculpa , 00 hs, sono , sei que não é desculpa, mas estou sendo sincera !!
23-09-2014 disse:
Olá Maria, não tem problema :)
20-09-2014 disse:
Ola Valéria adorei as dicas, tenho um gato e vou fazer repelentes , comprei um balcão p cozinha e o bichano cismou com o balção. É bonzinho, não sobe nos moveis, nunca subiu no sofa, não arranha nada, mas o balcão tive que colocar fica dupla face. Apesar de ter pego ja adulto, fui educando com carinho e paciência, e jamais vou doa-lo pois peguei o coitado apanhando de uma maluca.. Amo todos os animais, e as dicas são d+ , ainda mais p quem mora em casa e não quer os bichanos dos vizinhos no seu quintal faz esse repelente e espanta o bichano sem judiar, até pq o bichinho não tem culpa e sim o dono que deixa o animal solto. Valéria, parabéns pelo blog, adorei. Excelente fim de semana Abs
23-09-2014 disse:
Maria muito obrigada por essas palavras valeu :) Boa sorte com seu gatinho e continue a acompanhar-nos! ;)
11-09-2014 disse:
Valéria esta de parabéns, não olhei todo o site ainda, mais percebi que tem muitas dicas interessantes, vou fazer o repelente, pois não moro sozinha no quintal e tenho 2 gatos bem arteiros..risss....e quanto ás criticas, não leve em conta, são pessoas que não sabem o que é ter um animalzinho que te espera a noite, que te faz carinho, que te faz rir....e por muitas vezes compram até brigas para te livrar de alguma situação. Mais uma vez PARABÉNS!
12-09-2014 disse:
Olá Nubia, muito obrigada pelo seu comentário :) Continue a visitar-nos em umcomo.com.br :)
08-08-2014 disse:
eu moro em um condominio e aqui tem muitos gatos e gatas e quando esta na epoca do cio eles vao para o telhado e fazem muito xixi que fica um mau cheiro que vai pra dentro de casa,pricipalmente na minha cozinha agente nem pode fazer as refeicoes. Vou utilizar as cascas de laranjas para ver se eu os espanto.Obrigado pela dica.
12-08-2014 disse:
Olá Norma, esperamos que resulte! Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos :)
29-07-2014 disse:
Olá, gostei muito das suas sugestões, mas queria tirar uma dúvida sobre a instrução número 3, eu posso misturar a lavanda, o alecrim e a pimenta juntas para ferver, ou só funciona separados mesmo? e se eu puder juntar alguns desses ingredientes quais deles?
29-07-2014 disse:
Olá Jéssica, você deve ferver essas ervas separadas, pode escolher uma delas, conforme aquilo que tenha, e ferver. Espero ter ajudado e continue a seguir-nos! ;)
14-07-2014 disse:
Bom dia,desejo saber se a minha gatinha pode tomar banho de Alecrim estando gravida?E tomar chã de Hortelã para enjoo? Tenho muito medo de fazer alguma coisa que venha prejudicá-la e até mesmo levá-la a morte.Por favor me dê um solução,me mande por E-mail desde já agradeço.
15-07-2014 disse:
Olá Dircelia, para dar banho à sua gata você pode utilizar água normal, não é necessário o alecrim, pois pode até prejudicar sua gatinha. Nesse link você pode ver tudo sobre o banho dos gatos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-dar-banho-ao-meu-gato-em-casa-1618.html Quanto à gravidez da sua gata, também pode ver algumas dicas nesse link para tratar dela durante esta etapa: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-da-minha-gata-gravida-6245.html Espero ter ajudado e continue a seguir-nos :)
08-07-2014 disse:
Meus gatos adoram subir no teto de carro( causando riscos na pintura ou subir ou de descer ). Como evitar?
15-06-2014 disse:
Gostei muito da matéria porque nos educa e nos ensina receitas simples de preparar em casa. Não tenho gatos, mas alguns frequentam o meu jardim. Vou recomendar à outras pessoas, que tem ou não tem gatos.
17-06-2014 disse:
Olá Dulce, ainda bem que ajudamos :) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos!
14-06-2014 disse:
bom dia dia tenho 16 gatos e estão indo fazer cocô e xixi no solton da minha vizinha o que posso passar na casa dela para eles não irem fazer as necessidades mais la e eles tem cada um sua caixinha de areia me ajudem
22-04-2014 disse:
Boa tarde; Estou com um problema com 2 gatos do meu vizinho. Já falei com ele por duas vezes e confesso que não foi muito simpatico apesar de a razão estar toda do meu lado. Como não tenho nenhum tipo de animais, por ex cão, porque o meu filho mais novo tem alergia, os gatos usam o meu jardim para fazer xixi e coco. Como não pretendo ter mais nada plantado, sem ser o gramão ontem coloquei vários vasos de lavanda já em flor. O que é que me aconselha que possa colocar mais?
11-04-2014 disse:
Olá Consuelo, muito obrigada pelo seu comentário. A pimenta que deve de utilizar nas bolas de algodão é a preta. A quantidade vai depender de onde pretende colocar.
10-04-2014 disse:
bom dia gostaria de saber mas sobre esse repelente caseiro para afastar gatos não entendi que tipo de pimenta é e nem a quantidade por gentileza aguardo a sua resposta, minha vizinha tem uma gata e ela atrai todos os gatos da vizinhança e ela tem o habito de defecar no meu quintal eu tenho ancia de vômito do cheiro das fezes por favor me ajude
18-11-2013 disse:
Valéria, a recíproca e verdadeira... Odeio você e seus gatos!
07-09-2014 disse:
PESSOAS QUE ODEIAM ANIMAIS SÃO CERTAMENTE PSICOPATAS, ISSO É PESQUISA DE PSIQUIATRAS E ESTUDIOSOS DA MENTE E DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE COMPROVAM. SUGIRO QUE VOCE PROCURE UM TRATAMENTO DESTE TIPO ANTES QUE SE TORNE UMA ASSASSINA EM POTENCIAL, ISTO SE VOCÊ JÁ NÃO É.... MAUS TRATOS A ANIMAIS É UMA LEIA QUE ESTÁ SENDO TRABALHADA INCESSANTEMENTE PARA VIGORAR E POR PESSOAS COMO VOCÊ NA CADEIA. ALÉM DISSO TEM A LEI DE DEUS QUE NINGUÉM TEM COMO ESCAPAR.... E DEUS CRIOU OS ANIMAIS PARA SEREM RESPEITADOS. SE VOCÊ NÃO CONSEGUE FAZER ISSO, DEVERIA ESTAR PRIVADA DO CONVIVIO SOCIAL, POIS REPRESENTA PERIGO PARA AS PESSOAS DE BOA ÍNDOLE. PROCURE UM TRATAMENTO URGENTE SRa "anti-valeria" PSICOPATIA É UMA DOENÇA DO MAU CARÁTER HUMANO.
09-10-2013 disse:
meu gato ta com os olhos remelando muito ok eu posso passa ok nao tem a mamae dele eu achei na rua
10-08-2013 disse:
Adoro gatos , detesto cães e principalmente seus donos mal educados. Há algum repelente inofensivo para os cães que os mantenha afastados e se tbm seus donos???
07-09-2014 disse:
PESSOAS QUE ODEIAM ANIMAIS SÃO CERTAMENTE PSICOPATAS, ISSO É PESQUISA DE PSIQUIATRAS E ESTUDIOSOS DA MENTE E DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE COMPROVAM. SUGIRO QUE VOCE PROCURE UM TRATAMENTO DESTE TIPO ANTES QUE SE TORNE UMA ASSASSINA EM POTENCIAL, ISTO SE VOCÊ JÁ NÃO É.... MAUS TRATOS A ANIMAIS É UMA LEIA QUE ESTÁ SENDO TRABALHADA INCESSANTEMENTE PARA VIGORAR E POR PESSOAS COMO VOCÊ NA CADEIA. ALÉM DISSO TEM A LEI DE DEUS QUE NINGUÉM TEM COMO ESCAPAR.... E DEUS CRIOU OS ANIMAIS PARA SEREM RESPEITADOS. SE VOCÊ NÃO CONSEGUE FAZER ISSO, DEVERIA ESTAR PRIVADA DO CONVIVIO SOCIAL, POIS REPRESENTA PERIGO PARA AS PESSOAS DE BOA ÍNDOLE. PROCURE UM TRATAMENTO URGENTE SRa valéria....
26-03-2015 disse:
UNS GOSTAM DE GATOS OUTROS NÃO , UNS GOSTA DE CÃES E OUTROS TBM NÃO , "UMAS" GOSTAM DE NAMORAR E CONVIVER COM PESSOAS DO SEXO OPOSTO , NEM TODOS GOSTAM , TALVEZ VC NÃO GOSTE E ESSE SEJA SEU PROBLEMA , VC É CASADA ? UM MARIDO SERIA A SOLUÇÃO DOS SEUS PROBLEMAS , SE FOR CASADA , SEU MARIDO ESTA PREOCUPADA COM OUTRAS COISAS E NÃO ESTA NEM AI COM VC , ARRUME UM MARIDO DE VERDADE , AI QUEM SABE SUA VIDA MELHORE E VC VENHA A MUDAR DE IDÉIAS SOBRE OS ANIMAIS , CADA UM NO SEU QUADRADO...PASSAR BEM Sra. VALÉRIA
Vídeos em destaque
Nós de Gravatas DIY Experiências Regresso ás Aulas