Partilhar
Partilhar em:

Como alimentar um coelho doméstico

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (2535 votos)
69 comentários
286 vezes partilhado
 
Como alimentar um coelho doméstico

Os coelhos, além de serem um animal de campo também são um animal de estimação ideal. São uma companhia, ocupam pouco espaço, não precisam de demasiados cuidados especiais, são dóceis, enfim um excelente animal de estimação. Desta forma, convertem-se em um bom animal de companhia por exemplo para crianças ou famílias com casas pequenas ou que vivam em um apartamento. Embora cuidar de um coelho seja relativamente fácil, devemos sempre fazê-lo de forma correta e prestando-lhe toda a atenção que merece. Um dos fatores mais importantes que devemos ter em conta é a sua alimentação, para que o nosso coelho doméstico tenha uma vida saudável. Para que não tenha nenhuma dúvida sobre este tema, em umComo.com.br explicamos-lhe como alimentar um coelho doméstico.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Antes de mais, devemos destacar que os coelhos são lagomorfos, e não roedores como os ratos que se diferem por terem dois pares de incisivos superiores em vez de um. Isto significa que os dentes vão crescer continuamente e necessitam de mastigar muito para os desgastar.

2

Além disso, são animais herbívoros, o mesmo é dizer, que o seu alimento principal são os vegetais. Desta forma, embora lhe demos ração, deverá sempre ter feno à sua disposição, bem como, vegetais e obviamente água.

3

Um coelho deve comer por dia: 150 g de feno no mínimo + 100 g de legumes por quilo de peso do coelho + 30 g de ração por quilo de peso do coelho. Se o seu coelho não comer ração, deverá aumentar a quantidade de feno e legumes. Mas isto é apenas uma referência para que tenha uma ideia, uma vez que cada animal é diferente. Pode perguntar ao seu veterinário qual deve ser o peso ideal do seu coelho e adaptar a sua dieta.

Fonte: cabresto.blogspot.pt
4

O feno deverá ser o principal alimento do nosso coelho doméstico, porque favorece o desgaste dos dentes e além disso ajuda a manter o aparelho digestivo em ótimas condições. Recomendamos que compre feno de qualidade para que o seu coelho possa ser feliz e saudável.

Fonte: minicolhosbaby.blogspot.com
5

Os legumes e hortaliças mais recomendados são: aipo, chicória, agrião, feijão-verde (sem sementes), pimento, endívias, alcachofra, rúcula, pepino, cenoura e folhas de beterraba, couve chinesa, trevo e dente de leão. Em menor medida, você pode dar ao seu coelho de estimação espinafre, repolho, tomate, brócolos, alface (folhas verdes apenas) ou ervas frescas.

Fonte: analuz-meusbixinhos.blogspot.pt
6

A ração é uma parte bastante importante da alimentação do coelho, uma vez que contém nutrientes necessários para o nosso animal de estimação. Deve comprar uma ração rica em fibra de preferência granulada, em vez das rações de sementes porque os coelhos escolherão o que gostam mais. Para as crias de coelho até aos 6 meses poderemos dar-lhes ração de forma ilimitada, exceto em caso de obesidade.

Fonte: revistaagropecuaria.com.br
7

Não deverá alimentá-lo com vegetais tipo a couve-flor, batata, cebola ou alho. Também não é bom abusar das frutas, uma vez que contêm altas quantidades de açúcar que podem prejudicá-lo. Poderá usar as frutas como um prêmio para o seu coelho, dando apenas em certas ocasiões. Não deverá alimentá-lo com frutos secos com semente como as nozes, sementes de girassol, alimento para cachorros ou gatos, alimentos cozinhados, queijos e leites em geral.

8

Como todos os animais de estimação, o nosso coelho de estimação deverá ter sempre água limpa à sua disposição, que teremos de mudar pelo menos a cada dois dias. A higiene do coelho e do seu espaço é muito importante para que tenha uma melhor qualidade de vida.

9

É recomendável alimentar os nossos coelhos de estimação seguindo um horário regular, sendo que o ideal é alimentá-los duas vezes ao dia.

10

Veja também as nossas dicas para escolher e preparar a gaiola do seu coelho, para que consiga crescer da forma mais saudável possível.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como alimentar um coelho doméstico, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Controle o peso do seu coelho de estimação.
  • Caso seja necessário trocar de ração, faça isso de forma gradual, misturando aos poucos a nova ração, para o animal não sentir tanto a diferença.
Comentários (69)

Escrever comentário sobre Como alimentar um coelho doméstico

69 comentários
maria
ola pessoal , meu coelho não quer comer nada tentei de tudo mais ele não come. ele só quer come ração de cachorro ; mais eu sei que não faz bem oque eu faço por favor algem me ajuda . ele esta magro estou muito preocupada com o estado de sude dele alguem me ajuda . obrigada por ler
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Maria! Existem diversos motivos para o seu coelho não estar comendo. É urgente que ele visite um médico veterinário de animais exóticos para ser diagnosticado e iniciar imediatamente um tratamento. Ração de cachorro é muito prejudicial para ele já que ele não é capaz de metabolizar corretamente proteína animal pois é estritamente herbívoro. O veterinário irá lhe ensinar como fazer alimentação forçada com uma seringa sem agulha que terá de ser com uma papinha própria para coelhos ou triturando ração de coelho em água para fazer uma espécie de papa também para além de prescrever o tratamento adequado ao problema dele.
A sua avaliação:
Brenda
Olá, tenho grama fresca e limpinha em meu quintal a anos, então não coloca fertilizante nem nada, só água para manter limpa. Meu coelho vive solto, podendo ir para sua cais há na hora que quiser. (A casa dele era o canil do meu cachorro de porte grande.) Ele se exercita bastante e é bem sociável mas ainda tenho dúvidas! Posso dar ração, feno, alfafa e água juntamente da grama, ou os vegetais são extremamente necessários?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Olá Brenda! As boas rações (granulado uniforme e não de sementes) têm todo o aporte necessário de nutrientes essenciais para a alimentação do coelho junto do feno que deve estar sempre disponível. De qualquer forma, os vegetais são um complemento importante quer por enriquecimento ambiental, quer em termos de hidratação porque têm muita água na sua composição. Caso tenha sempre feno disponível e dê uma ração premium, os vegetais podem ser dados de forma mais esporádica, mas é aconselhável que os mantenha na dieta pois possuem muitas vantagens e são uma fonte mais natural de nutrientes para eles, para não falar que eles adoram!
ana cleia holanda sousa silva
ola o meu coelho come cebola e tomate isso pode prejudicar ele?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Ana! O tomate ele pode comer, mas a cebola não pois pode ser prejudicial para sua saúde. Confira mais alimentos proibidos para os coelhos neste outro artigo:
https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-coelhos-21549.html
Nice Araujo
Boa Tarde ! Gostaria de saber, se posso dar banho no meu coelho uma vez por semana, já que se trata de um coelho doméstico. Grata !
Sueli
Gostaria de saber o tipo de alimento para o coelho de medio porte?
A sua avaliação:
manoel
de quanto em quanto tempo tenho que dar comida para meu coelho
A sua avaliação:
Ana Jaqueline dos santos
tenho um coelho que achei perdido ele esta muito maltratado acho q os antigos donos dele maltratavam ele entao
queria saber oq da pra ele come e em qual quantidade ? sendo q ele nao chega nem a 3kg
A sua avaliação:
pedro rael
eu queria saber a reça do meu cuelho ele e branco com olhos vermelho
A sua avaliação:
Liege cristina nunes torales
coelho pode tomar banho ?????
Alice
Eu li que pode em um site, mas sempre em dias quentes, acho que é uma vez por mês, não tenho certeza
A sua avaliação:
julia
ótimo e por que minha avo quer me dar beijos

Como alimentar um coelho doméstico
Fonte: cabresto.blogspot.pt
Fonte: minicolhosbaby.blogspot.com
Fonte: analuz-meusbixinhos.blogspot.pt
Fonte: revistaagropecuaria.com.br
1 de 5
Como alimentar um coelho doméstico