Outros cuidados animais de estimação

Como alimentar uma calopsita

Como alimentar uma calopsita

Você tem um lindo filhote de calopsita e não sabe como alimentá-lo nessa etapa tão delicada da sua vida? Em umComo.com.br vamos ajudar você a cuidar bem da sua pequena calopsita. Estas aves são lindas, inteligentes e muito sociáveis, e se quiser ter um filhote você deve estar consciente de que é um pouco complexo, além de ser uma grande responsabilidade. Além disso, a criação doméstica de filhotes é bonita, mas muito cara. Continue lendo este artigo para descobrir como alimentar uma calopsita.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um hamster

Passos a seguir:

1

A criação de calopsitas exige tempo e bastante cuidado, já que teremos de alimentar com a mão as pequenas criaturas para sobreviverem. O mais recomendável é não as separar da mãe antes dos 20 dias, uma vez que durante este tempo elas recebem suas defesas graças à alimentação materna, também não convém demorar muito mais porque pode-se correr o risco de recusarem a alimentação dada com a mão e será mais difícil alimentar sua calopsita.

2

Depois de saírem do ninho, para fazer com que uma calopsita sobreviva, você deve tentar dar-lhe calor e muita paz. Se for necessário, coloque uma fonte de calor artificial para que ela mantenha sua temperatura corporal o dia todo. Você deve deixar as crias em um recipiente resistente e que seja fácil de limpar, adicionando no fundo lascas de madeira para não acumularem os restos de fezes e papinha.

3

A alimentação dos filhotes de calopsitas deve ser feita com papinhas especiais para esta etapa, que normalmente se encontram em lojas de animais que tenham muitos produtos para aves, o recomendável é prepará-las com água mineral engarrafada para não colocar a sua saúde em risco. A papinha deve ser aquecida no máximo a 40 graus e pode ser usado o microondas, as refeições deverão ser feitas com umas colheres especiais que imitam o bico dos pais, caso não as tenha pode recorrer a seringas de plástico (sem a agulha), é uma forma muito simples de alimentar e aproveitar muito bem todo o alimento.

4

As doses e quantidades de papinha recomendadas para sua calopsita são as seguintes:

  • De 1 a 4 dias, deve alimentar sua cria a cada 2 horas, com uma quantidade de 1 a 2 ml.
  • De 5 a 7 dias, deve alimentar sua cria a cada 3 horas, com uma quantidade entre 2 e 3 ml.
  • De 8 a 14 dias, deve alimentar sua calopsita 5 vezes por dia, com uma quantidade de entre 4 e 6 ml.
  • De 15 a 20 dias, deve alimentar sua calopsita 4 vezes por dia, uma quantidade de entre 7 e 10 ml.

Se não encontrar a papinha em lojas especializadas ou simplesmente preferir dar alimentação caseira, de seguida vamos explicar uma alternativa para preparar a sua própria comida.

5

Você pode alimentar sua calopsita com as típicas papinhas de cereais com fruta, mas é muito importante que ela não tenha nenhum laticínio na sua composição. Você pode misturar esta papinha com água morna para que tenha uma consistência mais líquida e que a temperatura fique morna. Também pode fazer uma simples papinha com pão ralado e frutas como maçã e pera, bater tudo, adicionar água, e dar com a seringa morna.

6

Após um mês de vida a calopsita já estará mais forte e ativa. Precisará de mais espaço e, inclusive, a partir dos 40 dias você já poderá dar alimento para adultos e alguns ingredientes frescos para que ela vá beliscando. À medida que ela for comendo alimento para adultos, cada vez irá querer comer menos papinha. De forma gradativa você poderá retirar a papinha e substituí-la pela mistura e por alimentos frescos, isto ocorrerá aproximadamente aos 2 meses.

7

Além de a alimentar adequadamente, existem outros cuidados que deve ter em conta, por isso confira também os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar uma calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Andréa Malta dos Santos
Pergunta? Eu ganhei um filhote de calopsita faz amanha um mês. Esta difícil de achat papinha e qual seria a seringa adequada.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Andréa! Existem diferentes marcas de papa boas para a alimentação das calopsitas. De qualquer forma é importante que no início mantenha a mesma que o criador usava para evitar alterações bruscas que podem ser muito prejudiciais e até mesmo fatais. Procure em lojas de animais ou mesmo na internet, em lojas que tenham entrega rápida. Marcas como a nutribird, tropican, psittacus, entre outras, podem ser boas opções. Uma seringa de 5ml é uma boa opção. De qualquer forma o importante é que você administre as quantidades corretas.
Como alimentar uma calopsita