Partilhar

Como cuidar de um canário

Como cuidar de um canário

Os canários são sem dúvida uma das espécies de pássaros mais populares, tornando-se num ideal animal de estimação devido ao seu bonito aspecto e o seu agradável canto. Mas como todos os animais, também necessitam de certas atenções, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves para que saiba como cuidar do seu canário e garantir-lhe uma vida saudável.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um canário
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deverá adquiri uma gaiola espaçosa para o canário. A localização da gaiola é muito importante, devemos escolher um espaço em que não haja demasiado sol ou vento muito forte e em que o canário esteja livre de ser atingido por outros animais. Isto é especialmente importante se decidirmos colocá-lo no jardim de uma casa, por exemplo.

2

A jaula deverá estar muito bem fixada à parede para não correr o risco de cair no chão. Certifique-se de que não se move ou inclina para os lados, deste modo o canário estará seguro quando brincar de um lado para o outro e não correrá o perigo de se ferir.

3

Um aspecto muito importante no cuidado do canário é a limpeza da jaula, esta deve-se fazer frequentemente, mas irá depender de quão sujo for o seu pássaro, pelo menos uma vez por semana deverá ocupar-se desta tarefa. Coloque sempre papel de jornal ou papel de cozinha no chão da gaiola, para quando for limpar a gaiola ser mais fácil retirar os excrementos e a sujidade que cai para o chão.

4

Os acessórios que estão dentro da gaiola também deverão ser limpos, caso contrário o animal poderá ficar doente, mude a água todos os dias para que esta esteja limpa e fresca. Tenha em conta que os canários são bastante delicados, por isso é importante dedicar-lhes todos os cuidados que requerem.

5

Quando chega à noite tape a gaiola do canário com um cobertor, assim estará a protegê-lo do frio e de algum insecto que poderá perturbar-lhe a sua tranquilidade.

6

O canário alimenta-se, normalmente, à base de alpista, embora também lhe possa dar frutas como a maçã. A porção diária de comida é cerca de uma colher de sopa, no entanto muitos donos costumam encher a comida e quando se tiver acabado, voltam a encher.

7

Tenha em conta que a plumagem destas aves também é delicada, por isso poderá consultar o veterinário para lhe receitar algum tipo de vitaminas para dar ao seu animal para este ficar mais saudável.

8

É conveniente que este tipo de animais estejam acompanhados, pode decidir ter um casal macho e fêmea, dois machos, etc., mas tente sempre que pelo menos sejam dois para não se sentirem sozinhos.

9

Muitas pessoas não costumam levar estes animais a consultas médicas, no entanto não é demais fazê-lo pelo menos uma vez por ano para certificar-se de que tudo está bem, por fim se decidiu ter um animal de estimação lembre-se que precisa dos cuidados mínimos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um canário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não se esqueça de dar ao seu canário todas as atenções de que necessita para viver saudável.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um canário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
JOAO BOSCO DE OLIVEIRA
MEU CANÁRIO AMANHECEU O DIA SEM CANTAR, APRESENTANDO UM PIO CONSTANTE E RODANDO DENTRO DA GAIOLA. QUE DOENÇA DEVE SER? QUE REMÉDIO POSSO DÁ?
Editor umComo.com.br
Oi Joao! O seu canário precisa ser visto por um médico veterinário de animais exóticos o mais depressa possível. As aves escondem muito bem todos os sinais de doença e, geralmente, quando apresentam alterações visíveis, já se encontram em estados mais avançados. Sem analisarmos o canário e fazermos as devidas provas complementares não podemos chegar a um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado. Por esse motivo, é imprescindível que ele seja visto por um médico veterinário.
Marcello
Minha Canária estava caindo do poleiro, comprei vitaminas e tal, pois a alimentação é bem variada e de boa qualidade. No momento ela fica no piso da gaiola, então coloquei toda alimentação e água para baixo para facilitar. Ela tem ficado deitada de pernas para cima e tem se alimentado. O que pode estar ocorrendo? Preciso de ajuda urgente!!! Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Marcello! Você deve procurar com urgência um médico veterinário de animais exóticos. Quando as aves vão para o chão da gaiola é sinal de que estão num estado muito avançado de doença. As causas podem ser variadas e só mesmo um veterinário pode diagnosticar corretamente para iniciar um tratamento adequado.
A sua avaliação:
Maria Lúcia
meu canário belga cantava muito ,tem aproximadamente 2 meses que parou de cantar , acho muito triste será que está doente?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Você deixou o seu canário sozinho durante muito tempo, alguns dias? Também é possível que ele esteja doente, por isso para descartar esta hipótese deve levá-lo ao veterinário. Neste artigo também poderá encontrar alguma informação sobre os sinais de doença em canários: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-meu-canario-esta-doente-18997.html
A sua avaliação:
edvaldo e.torres
pergunta. meu canário fica com caroços na pata. limpo bem a gaiola em dois dias na semana. mais ele fica com uns caroços ai eu pergunto porque deixo sempre limpo a agua e a comida dele. abraços
adriano passos
Amigo simplesmente vc continuar a fazer isso nao dou muito tempo para o seu canario, a gaiola tem q ser limpa todos os dias, como os comedouros, bebedouro trocar a agua todos os dias se possivel duas vezes ao dia uma a noite e outra pela manhã, limpar os puleiros, e se possivel tambem so uma dica nos meus aqui faço isso porq o jornal absorve o coco deles nao deixe somente a grade de fundo na lata pura, e para melhor a pata do seu canario coloque crema 6a duas vezes ao dia uma pela manha e a noite
charles rian
Mais se eu usar esses metodos eo meu canario nao cantar oque eu devo fazer
MARILUCIA MOREIRA
OLA, GANHEI RECENTEMENTE TRÊS CANÁRIOS , DUAS FÊMEAS E UM MACHO .AS FÊMEAS ESTAO CHOCANDO JUNTAS OS OVINHOS E O MACHO AS ALIMENTA. GOSTARIA DE SABER SE DEVO SEPARAR POIS TENHO MEDO QUE MACHUQUEM O OVO OU MESMO O FILHOTE QUANDO NASCEREM OU SE PODEM FICAR JUNTOS E REVESAREM NOS CUIDADOS . DESDE JA OBRIGADA.
joao pinto carvalho
comprei um casal de canários e não tenho esperiencia das necessidades deles, por isso consultei o vosso artigo para me melhor me inteirar como fazer, obrigada
Ceci Maria Morrone Tonini
Ganhei dois Canarinhos e não sei como cuida-los. Não sei se é um casal. Como distinguir?? Gostaria de receber as informações de vocês sobre Canários. Obrigada!!
Enelizia Mendes
Os meus canários são bem cuidados ,eu os tenho a mais de três anos,mas infelizmente ontem um deles já de manhã apresentou sonolência comeu a sementinha do giló e um pouco de folha de acelga,ao longo do dia foi piorando sem tempo de leva-lo ao veterinário ele morreu fiquei triste e quero saber como tratar os outros que ficaram...
Ricardo
Muito bom artigo mesmo parabéns espero que continuem assim e a partilhar informações tão valias e fascinantes principalmente para os iniciantes na canaricultura. Saudações ornitológicas.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Ricardo, muito obrigada pelo comentário valeu :) Vamos continuar sim e você continue a acompanhar-nos! ;)

Como cuidar de um canário
Como cuidar de um canário

Voltar ao topo da página