Partilhar

Como cuidar de um Akita

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um Akita
Imagem: cylia44.centerblog.net

Os Akitas são uma raça de cães que têm aparência de ursos, são muitas vezes chamados de Akita Inu ou Shishi Inu, estes cachorros são a maior raça de cães japonesa. Este cão ajudava os japoneses na caça de ursos, javalis e veados mais tarde foi usado para lutas entre cães. É uma raça bastante antiga, o akita remonta ao século XVII e é um cão bastante robusto, corajoso, protetor e leal. Esta raça ficou mais conhecida em 2009, quando foi lançado o filme "sempre ao seu lado" um drama interpretado pelo ator Richard Gere. O filme foi um remake da história verídica japonesa, de um cão que esperava pelo dono todos os dias na estação de comboios mesmo depois deste falecer. Se é um apaixonado pela raça e pretende adquirir um exemplar, neste artigo você vai saber alguns pormenores da raça e vai aprender como cuidar de um Akita.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro de rua

Características físicas de um Akita

Este cão é de porte grande, podendo atingir os 71cm e uns 50 kg. O seu pelo é rijo e liso, as cores podem variar entre o branco completo, branco com manchas pretas ou cinzentas e creme ou castanho com manchas brancas. As patas são grandes e fortes como o seu pescoço musculado, a sua cauda fica enrolada em cima do seu dorso.

Como cuidar de um Akita - Características físicas de um Akita
Imagem: newstarwood.com

Características comportamentais de um Akita

O Akita é dócil, gentil, muito amigo e protetor da sua família e da sua casa, embora seja um cão bastante independente. É um excelente cão de guarda, devido às suas características de cão muito atento, silencioso e corajoso. Este cachorro não é considerado muito sociável, não lida bem com outros animais e não gosta da companhia das crianças embora as tolere.

Como cuidar de um Akita - Características comportamentais de um Akita
Imagem: pinterest.com

Como cuidar de um Akita

Estes cachorros não deve ser adotados por donos pouco experientes pois são cachorros muito dominantes e independentes. Os donos precisam ter experiência para lidar com as caraterísticas deste animal, só assim poderão desfrutar da companhia um do outro de forma saudável.

Este cão enquanto novinho deve ser muito socializado com pessoas estranhas e outros animais para mais tarde em adulto não ter atitudes descontroladas em relação a estranhos e outros animais. A sua educação deve ser um pouco rígida para ele perceber os limites, rígida não significa bater, significa dar regras, ensiná-las. Você deve ser firme com ele para o cachorro perceber os limites.

O Akita deve praticar bastante exercício pois é um cão com muita energia, se este cachorro for bem treinado e exercitado ele torna-se um animal bem calmo e amigável.

Deve ser escovado uma vez por semana, não precisa de muitos cuidados com o pelo, a nível de saúde esta raça não tem muitos problemas conhecidos, o mais comum é mesmo a displasia da anca.

Como cuidar de um Akita - Como cuidar de um Akita
Imagem: en.wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Akita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um Akita

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Miriam Takahashi
Adorei a matéria, me ajudou bastante com o filhote de Akita, que ganhei recentemente, porém, tenho uma Akita (Nala) que hoje tem 14 anos e esta com habito de lamber as patas até sangrar, já levamos em vários veterinários e o diagnóstico sempre o mesmo que era stress. Comentando com um amigo que não é veterinário falou que aplicou 1cc de ivomec, e que o cachorro esta até com a pelagem mais bonita e parou de se cocar, vale ressaltar que a minha Akita não tem problema de pulga ou sarna, somente lambedura. Se possível solicito uma resposta de voceis. Abraços Miriam
Melissa Ramalho
Miriam, pode tentar colocar um colar protetor para o seu Akita e colocar também uma pomada cicatrizante para ver se resolve a situação. De qualquer forma o mais adequado nesses casos é levar o seu cachorro a outro veterinário para pedir uma segunda opinião. Espero ter ajudado e continue a seguir-nos.

Como cuidar de um Akita
Imagem: cylia44.centerblog.net
Imagem: newstarwood.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: en.wikipedia.org
1 de 4
Como cuidar de um Akita

Voltar ao topo da página