Os cachorros de raça pura

Como cuidar de um Shar Pei

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um Shar Pei
Imagem: commons.wikimedia.org

O Shar Pei é uma raça de cachorro bastante antiga, estes cachorros são originários da China. Esta raça resultou do cruzamento com cães de raça Mastins, as características pregas em todo o corpo foi o que deu mais popularidade a esta raça, que rapidamente saio do oriente para o ocidente. Estes cachorros são meigos e tranquilos, sendo excelentes companhias para crianças, caso queira ter um animalzinho desta raça convém saber como cuidar dele. Neste artigo de umComo vamos explicar como cuidar de um Shar Pei.

Também lhe pode interessar: Como dar banho a um Shar Pei

Índice

  1. Características físicas de um Shar Pei
  2. Características comportamentais de um Shar Pei
  3. Como cuidar de um Shar Pei

Características físicas de um Shar Pei

Uma característica muito interessante desta raça é que tal como os cachorros Chow Chow estes também têm a língua em tons de azul. Estes cachorros são animais de porte médio, podem chegar a medir 51 cm e pesar 30 kg. Este cão é caracterizado pelas suas pregas ao longo do corpo, estas pregas vão esticando à medida que estes cachorros atingem a idade adulta. A sua cabeça é larga em proporção ao seu corpo, as orelhas são pequenas e os olhos escuros e amendoados. São cachorros robustos com pelo curto, áspero mas liso, eles têm várias cores, sendo os mais conhecidos, os castanhos, cremes, pretos e azuis.

Como cuidar de um Shar Pei - Características físicas de um Shar Pei
Imagem: pinterest.com

Características comportamentais de um Shar Pei

Este cachorro é bastante territorial e teimoso, o fato de ser tão territorial faz com que ele não dívida bem os espaços com outros companheiros caninos. É mais fácil um cachorro desta raça viver numa casa com gatos do que com outros cachorros. Este cão tem uma atitude calma e serena, independente e muito senhor de si. O que dá um charme próprio a esta raça, como todos os cães orientais, este é bastante fiel ao dono, passando horas deitado ao pé do seu tutor. Esta raça é indicada para crianças pois como não é um cão com muita energia, raramente tem brincadeiras mais brutas que possam machucar crianças pequenas. No entanto é um cão que adora brincar mas ao seu ritmo.

Como cuidar de um Shar Pei - Características comportamentais de um Shar Pei
Imagem: sharpei-dog.net

Como cuidar de um Shar Pei

Devem ser socializados desde muito novos com pessoas e outros cães, pois o Shar Pei não dá muita confiança a pessoas estranhas, raramente se deixa tocar por um desconhecido. Em relação a outros cães, esta raça não gosta de muitas misturas. Eles por norma não são afáveis com os amiguinhos caninos, por isso a socialização desde cedo com outros cachorros é muito importante. O treino deste cachorro deve ser bastante firme e consistente para ele perceber desde cedo que quem manda é você e não ele, assim ambos serão felizes na companhia um do outro.

Este cachorro deve permanecer em casa, não é cachorro de rua pois se ficar no exterior da casa, pode desenvolver graves problemas de saúde. Os Shar Pei são sensíveis a climas muito quentes ou muito frios, o ideal é manter o seu cachorro num clima temperado.

Esta raça pode ser criada em apartamento, não há qualquer tipo de restrição com espaços pois são cachorros muito tranquilos. No entanto você deve exercitá-lo para ele manter uma vida saudável, passeios diários e brincadeiras são essenciais para o seu cachorro ser feliz.

A nível de saúde este cachorro é bastante sensível devido à sua estrutura e peles caídas, desenvolve facilmente problemas na pele e nos olhos como o entrópio.

O entrópio é causado pelas rugas da cabeça que podem cair sobre os olhos fazendo com que as pálpebras e os cílios se virem para dentro o que pode levar à cegueira do animal.

Deve secar muito bem as rugas do seu Shar Pei, se não limpar bem e secar todas as rugas deste cachorro, eles podem criar bactérias e com isso desenvolver problemas graves de pele.

Limpe diariamente as ruguinhas do seu animal com um algodão para prevenir o desenvolvimento de fungos.

Não precisa se preocupar muito com as escovagens, este cachorros largam pouco pelo, basta dar umas escovadela suave uma vez por semana.

Estes cachorros podem ainda desenvolver displasia do quadril ou serem afetados por febres inesperadas que provocam inchaço nas articulações.

Como cuidar de um Shar Pei - Como cuidar de um Shar Pei
Imagem: robertarood.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Shar Pei, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: commons.wikimedia.org
Imagem: pinterest.com
Imagem: sharpei-dog.net
Imagem: robertarood.wordpress.com
1 de 4
Como cuidar de um Shar Pei