Partilhar

Como cuidar de um Cocker Spaniel

Como cuidar de um Cocker Spaniel

Esta raça de cachorro é um dos cães de companhia mais populares do mundo, o seu tamanho médio e a sua evidente inteligência convertem-no em um dos favoritos de toda a família. Mas apesar de todas as suas virtudes é importante não esquecer que este animal precisa de atenções especiais para garantir o seu bem-estar, por isso em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas principais sobre o seu carácter e necessidades para que saiba como cuidar de um cocker spaniel e mantê-lo saudável e feliz.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Whippet
Passos a seguir:
1

Sabia que o cocker spaniel está entre a lista das raças de cachorro mais inteligentes? Trata-se de um animal que se adapta a qualquer espaço devido ao seu tamanho, além de ser uma mascote muito curiosa e desperta que gosta de compartilhar momentos com a família, pelo que não é uma boa raça para permanecer isolada no jardim mas para estar dentro de casa, com os seus donos.

2

O cocker é um cachorro inteligente que pode ser adestrado sem problemas com constância e dedicação, no entanto um hábito que lhe pode custar um pouco aprender é o lugar correto para fazer as suas necessidades. É muito importante que leve o seu cachorro sempre ao mesmo local durante as primeiras fases de adestramento, assim saberá que essa é a zona na qual deverá fazer as necessidades e repetirá esse padrão sempre.

Tenha em conta que este animal pode ser muito susceptível à disciplina severa, pelo que perante uma falta não é boa ideia castigá-lo severamente. No nosso artigo como dar bronca no meu cachorro explicamos-lhe a forma adequada disciplinar o animal.

3

Embora seja um animal de estimação pequeno e adaptável que pode viver perfeitamente em um apartamento, o Cocker Spaniel também precisa de exercício pois o seu passado de caçador faz dele um cachorro propenso à atividade. Por isso deve dedicar-lhe algum tempo diário para passeios e brincadeiras.

Deve levar todos os dias o seu cachorro à rua, não apenas para fazer as suas necessidades, mas também para brincar ou caminhar, ajudando-o a queimar calorias, a se entreter e a socializar com outros animais e pessoas.

Como cuidar de um Cocker Spaniel - Passo 3
4

Outro dos aspetos fundamentais no momento de cuidar de um cocker spaniel é prestar atenção ao seu pelo comprido e bonito, que deverá cuidar para o manter em bom estado. É importante escová-lo diariamente ou a cada dois dias, e esforçar-se por mantê-lo livre de terra, especialmente nas patas e nas orelhas, deste modo poderá dar-lhe banho uma vez ao mês. Uma boa ideia é dar-lhe comida em um prato estreito de maneira a que as suas orelhas não se sujem com o alimento, assim estará muito mais limpo.

O hábito de escovar o seu pelo com frequência também permitirá criar uma ligação entre si e o seu animal de estimação, servindo da mesma forma para detetar a presença de parasitas e diminuir os incômodos nós.

Como cuidar de um Cocker Spaniel - Passo 4
5

Um aspeto fundamental a ter em conta no momento de cuidar de um cocker é não se exceder na quantidade de comida que lhe dá nem lhe oferecer demasiadas guloseimas, pois esta raça é muito propensa à obesidade se se alimentar em excesso, além disso trata-se de um cachorro guloso que nunca diz que não a um bocado de qualquer alimento. Também não lhe deverá dar da sua comida ou, como acontece com qualquer raça, criará um círculo vicioso que depois não poderá quebrar. Além disso, é recomendável comprar comida específica para esta raça, uma vez que o ajudará a viver saudável e forte.

Para saber a quantidade de comida que lhe deve dar, convidamos você a consultar o nosso artigo quanto deve comer o meu cachorro.

Como cuidar de um Cocker Spaniel - Passo 5
6

Como outros cachorros de orelhas compridas é importante manter as mesmas limpas para evitar infeções e problemas, por isso dedique um dia por semana a cuidar das suas orelhas, um hábito que deve criar desde que o seu cão é filhote para se habituar.

No nosso vídeo como limpar as orelhas de um cachorro poderá encontrar os melhores conselhos para as manter em perfeito estado.

7

Se tem crianças na sua família o Cocker é um bom companheiro para eles, adora correr, brincar e buscar objetos, por isso a diversão está garantida. Não se esqueça que este animal precisa e gosta da atividade física, pelo que brincar com ele ajudará a fortalecer laços e a deixá-lo muito feliz.

8

Tal como qualquer outra raça, entre os cuidados do cocker spaniel é importante levá-lo ao veterinário duas vezes por ano para fazer revisões gerais, com isto irá se certificar de que está forte e saudável. Além disso, não se esqueça de o vacinar seguindo as indicações do especialista para garantir a sua saúde ao longo de toda a sua vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Cocker Spaniel, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um Cocker Spaniel

O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
carlos daniel
como e que eu faço para cortar orabo dele
sophia
e fasio e so acalmar ele e cortar quanto derminar oferesa um petisco
A sua avaliação:
savana
Ola, tenho mesmo que limpar as orelhas do coker ou pode ser uma vez por mês quando ele tomar banho no petshop?
sophia
sim precisa sim limpar as orelhas do coker e leve ele no veterinário duas vezes no ano
A sua avaliação:
estefania lima
compre um hoje ele esta com um mes e sta mordeno tudo dentro de casa o que posso fazer?
sophia
compre um brinquedo para ele um que fasa barulho assim ele para de moder as suas coisas
Enilda Aureliano fiorini
Tenho um cocktail e ele tá cego e magro e já tá com 13 anos que ração de dar a ele, me ajude a dar um final de vida melhor pra ele qdo chegar a hora, obrigada , adorei esse saite
Ana Julia
oi! estou pensando em ter um cocker (n precisa se especificamente cocker).. mas.. estudo de manha e nesse periodo n fica ninguem em casa .. oq posso fazer?
kelly
Oi ,quero saber como eu faço para limpar o ouvido do coker pois suas orelhas compridas,e qtas vezes posso dar banho nele por causa do pelo
Milena
oi meu nome é Milena tenho um filhote (cocker) de 2 meses e ela se suja com muita facilidade quantos banhos posso dar por semana nela?
Walkiria Pão Trigo
gostei muito, acabei receber um ele estava mal cuidado fiquei contente e logo a família adotou ele, agora passa por tratamento e vai ficar bom . Preciso sempre ter noticias obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Walkiria, que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e boa sorte com seu cocker :)
Jennifer
Oi!boa noite,meu nome é jennifer,minha prima tem uma cocker spaniel,ela apareta está grávida mais já tem 2meses e até agora nada é normal dessa raça.
Deíse
O Meu Cocker Spaniel parece mas o rato do que um cachorro, ele come até o reboco da parede, isso é normal, é a primeira vez que crio um cachorro desta raça.

Como cuidar de um Cocker Spaniel
1 de 4
Como cuidar de um Cocker Spaniel

Voltar ao topo da página