PARTILHAR

Como cuidar de um coelho de estimação

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 31 janeiro 2017
Como cuidar de um coelho de estimação

Os coelhos são animais que apesar de serem selvagens, acabaram caindo no gosto popular para serem adotados como animais de estimação. A fofura e a docilidade desse animalzinho encanta os amantes de bichos. Entretanto, diferente de roedores como hamsters, os coelhos de estimação necessitam de cuidados especiais para que vivam por mais tempo e se previna o desenvolvimento de complicações comuns a essa ordem de animais. Para saber como cuidar de um coelho de estimação, se ligue nas dicas que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como saber se o coelho está com frio

Como arrumar um ambiente para um coelho de estimação

Os coelhos de estimação podem fugir, portanto, se você vai abrir a porta ou tem espaços vazados em sua casa por onde ele possa sair, é importante criar o espaço dele. Seja em uma gaiola ou em um cômodo.

Lembre-se que ele vai passar grande parte do tempo nesse espaço, por isso, o recomendável é que essa acomodação seja o mais espaçosa possível. No caso das gaiolas, o ideal é que ela tenha pelo menos 70 X 50 X 50 cm3 de dimensão. No caso de dois coelhos vivendo juntos, as associações de animais recomendam no mínimo 4 m². Quanto maior a gaiola, mais confortável o seu coelhinho estará. Gaiolas pequenas podem causar estresse e ansiedade.

Além do espaço adequado, alguns acessórios são indispensáveis para cuidar de um coelho de estimação. São eles:

  • Bandeja com areia especial para coelhos limpa com frequênciapara que ele faça suas necessidades e viva com higiene.
  • Tigela ou dispensador de comida para regular a alimentação.
  • Bebedouro ou tigela com água. No caso do bebedouro, recomenda-se que tenha pelo menos 1/2 litro, enquanto a tigela deve ser limpa e a água renovada com frequência.
  • Cama ou toalha para que o coelho repouse durante a noite.
  • Brinquedos específicos para coelhos e madeiras para roer: as madeiras não devem ser tratadas pois podem causar problemas no estômago do coelho. Prefira madeira de árvores frutíferas ou madeira de pinho sem tratamento.
Como cuidar de um coelho de estimação - Como arrumar um ambiente para um coelho de estimação

Como alimentar um coelho de estimação

As necessidades de alimentação dos coelhos de estimação dos coelhos de estimação varia de acordo com a sua idade:

  • Coelhos jovens (entre 2 e 7 meses) podem ter ração e feno disponíveis em quantidades ilimitadas e frutas e verduras em porções diárias, isso é importante para o seu desenvolvimentos.
  • A diferença na alimentação dos coelhos adultos é que a quantidade de ração deve ser calculada por 30g a cada quilo de peso do coelho. Isso evita a obesidade.

As frutas recomendadas para os coelhos de estimação são as que não têm sementes. Maçã, banana, pêra, pêssego, melão e laranja são algumas sugestões. Elas devem ser introduzidas à alimentação em pedaços pequenos. Quanto aos legumes e vegetais, cada coelho prefere um tipo. Experimente oferecer couve, alfafa, espinafre, cenoura, brócolis, feijão verde, pepino e veja como o seu coelho reage.

Alguns alimentos que devem ser evitados para coelho de estimação são sementes, frutas secas e cereais. Alface, couve-flor e salsa são exceções na gama de vegetais e também não devem ser oferecidos aos coelhos, assim como laticínios e alimentos processados produzidos para outros pets como cachorros ou gatos.

Certos alimentos e plantas são venenosas para os coelhos, entre eles estão, batata, cebola, alho, abacate, chocolate, folhas de tomate, legumes, folhas de chá e bambu. Quanto às plantas, deixe seu coelho longe de beladona, fungos, samambaias, cravos, gerânios, cactos, carvalho, aloe vera e violeta.

Como cuidar de um coelho de estimação - Como alimentar um coelho de estimação

Como cuidar da higiene de um coelho de estimação

Os coelhos têm uma camada de proteção natural da pele e conseguem se limpar sozinhos. Sendo assim, a menos que ele esteja muito sujo, não é preciso dar banho no coelho pois isso pode até acabar com a tal camada de proteção. Recomenda-se o banho em coelhos no máximo 2 vezes por ano.

Se você for dar banho no coelho utilize água morna e realize a atividade em um local tranquilo para amenizar o estresse da situação. Apenas água é suficiente e não se esqueça de secar.

Escovar o pelo do coelho é um hábito saudável que evita que ele engula o próprio pelo e elimina o pelo morto. Você também pode cortar as unhas dele, se estiverem muito grandes.

Como cuidar de um coelho de estimação - Como cuidar da higiene de um coelho de estimação

Como cuidar da saúde de um coelho de estimação

Os coelhos, assim como outros animais de estimação, também devem ter consulta periódicas com um veterinário para que se analise se está tudo bem e as vacinas sejam colocadas em dia. A esterilização do coelho de estimação também é recomendada em muitos casos para se evitar tumores e gravidez indesejada.

Resfriados, golpe de calor, fungos e sarna são algumas complicações comuns aos coelhos e podem ser resolvidas com acompanhamento veterinário.

Como cuidar do bem estar de um coelho de estimação

Os coelhos são animais muito inteligentes e sociais, eles reconhecem o dono, atendem pelo nome e adoram atenção e carinho. Então, não se esqueça de dar um nome ao seu bichinho e enchê-lo de atenção.

Eles são tão inteligentes que aprendem a realizar certas atividades em troca de pedaços de frutas e verduras. Eles têm uma natureza de atividade física elevada, assim, é importante que eles saiam da gaiola pelo menos duas vezes por dia mas estejam sempre supervisionados para evitar fugas e acidentes.

Se você já vacinou o seu coelho de estimação e quer lhe apresentar a floresta, você pode adquirir uma coleira específica para coelhos em lojas de pets. Brinquedos também estão liberados, e o mais importante: muito amor e carinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um coelho de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jacqueline Nascimento Soares Brandao
Boa noite adotei um coelho angora, o pelo esta muito embolado, posso mandar tosar?
Editor umComo.com.br
Oi Jacqueline! Sim, caso seja impossível desfazer os nós com uma escova, o melhor é procurar um serviço profissional. Procure um local que especifique ter esse serviço para coelhos, já que a pele deles é muito mais sensível do que de outros pets e deve ser feito por alguém experiente.
Como cuidar de um coelho de estimação
1 de 4
Como cuidar de um coelho de estimação

Voltar ao topo da página ↑