Outros cuidados animais de estimação

Como cuidar de um West Highland White Terrier

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um West Highland White Terrier

O West Highland White, conhecidos também como Westie, pertencem à raça dos Terrier, cães que se caracterizam pela sua personalidade divertida e por serem muito amáveis com os humanos, apesar de às vezes parecerem hostis com outros cães. Este grupo de cães é originário da Escócia, onde foram criados pela primeira vez como rastreadores de ratos, raposas e qualquer outro animal repulsivo para a sociedade. Outra característica desta raça é que são excelentes cães de guarda, no entanto precisam de firmeza e uma constante capacitação. Se quiser saber mais sobre este grupo de raça, em umComo vamos explicar para você como cuidar de um West Highland White Terrier.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato velho
Passos a seguir:
1

A higiene será a primeira coisa a ter em conta para cuidar de um Westie, apesar de precisar de pouca limpeza deve fazê-la de forma correta e regular. Escove o pelo do seu Westie todos os dias, pois apesar de não ter um pelo muito grande ele costuma ficar com nós, portanto deverá utilizar uma escova de cerdas curtas. Dê-lhe banho 1 vez por mês, pois dar banho com frequência pode originar alergias e ressecar a sua pele; da mesma forma deverá utilizar um xampu especial para evitar problemas na sua pele e lembre-se de usar um condicionador para suavizar o seu pelo. Também pode levá-lo à tosa para que façam nele um penteado especial, que realce ainda mais a doçura deste cão.

2

Outro aspecto a considerar para cuidar de um West Highland White Terrier é a limpeza de suas unhas e ouvidos. Suas orelhas têm uma forma grande e pontiaguda que traz como consequência a acumulação de sujeira e a proliferação de bactérias que podem originar uma infecção. Por outro lado, deve cortar as suas unhas a cada duas semanas, assim como o pelo que se encontra ao redor das suas patas.

Vale referir que se um Westie tiver parasitas, geralmente estarão por atrás das suas orelhas, sob as patas ou debaixo do focinho, por isso deve manter essas áreas muito limpas.

Como cuidar de um West Highland White Terrier - Passo 2
3

Como vimos anteriormente o Westie tem uma tendência para os parasitas, por isso é necessário que vá ao veterinário ao adquirir o cão para que estabeleça as vacinas que precisa; geralmente as vacinas desparasitantes são três vezes por ano.

Quanto à alimentação do Westie, o melhor que pode fazer é consultar seu veterinário para obter a melhor opção de alimentos que cubra as suas necessidades físicas.

4

O West Highland White Terrier é uma raça muito ativa, por isso são necessários passeios longos; lembre-se que são grandes cavadores e desfrutarão de caminhadas por jardins ou procurando algum objeto escondido. Também é um cão muito familiar e sem dúvida será um colega ideal se tiver crianças, inclua-o nas atividades familiares para seu benefício não apenas físico, mas também emocional.

Como cuidar de um West Highland White Terrier - Passo 4
5

As doenças que o West Highland White Terrier poderia sofrer são:

  • Leucodistrofia de células globoides, o que traz como consequência a desmineralização do sistema nervoso central e periférico.
  • Osteopatia craniomandibular, uma patologia hereditária onde há um crescimento ósseo simétrico da mandíbula e do crânio.
  • Cataratas.
  • Luxação patelar, que se refere ao deslocamento do osso que está diante do joelho, provocando debilidade e dor.
  • Intoxicação por cobre, que é uma doença muito comum nesta raça, no entanto também pode ser desenvolvida pela administração de cristais de cobre em excesso que podem estar presentes em purgantes ou alimentos com uma fórmula incorreta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um West Highland White Terrier, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como cuidar de um West Highland White Terrier