Partilhar

Como curar feridas nos gatos

Como curar feridas nos gatos

Se você tem um gato como animal de estimação, alguma vez terá que enfrentar a situação de ter que curar alguma ferida de seu felino. Tanto se seu gato for caseiro como se for dos que sai de casa para fazer alguma travessura, em algum momento pode se machucar.

Se forem feridas de pouca gravidade, com uma série de conselhos você poderá atender seu pequeno companheiro em casa, desde que tenha pronto uma caixa de primeiros socorros. Em umComo.com.br mostramos-lhe como curar feridas nos gatos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como evitar que meu gato coce uma ferida
Passos a seguir:
1

As feridas de seu gato podem ser consequência de alguma briga, arranhões por zanzar na rua, por brincar, etc. Seja qual for o motivo, o primeiro que deve avaliar se seu gato se machucou é se é ou não grave.

Se notar que é grave, profunda e sangrando, vá ao veterinário imediatamente, não temos que correr o risco desnecessário de infecção. Uma ferida não curada adequadamente pode fazer que apareçam bactérias que infectem e compliquem a saúde de seu felino. Depois de umas 12 ou 24 horas podemos notar os primeiros sintomas de infecção.

2

Se, pelo contrário, a ferida de seu gato é pequena e pouco profunda, pode curá-lo em casa. Para isso deverá limpar a ferida de seu gato. Para a higiene correta, deve eliminar a sujeira grudada na região e comprovar que não tenha nenhum resto ou resíduo suspeito.

Uma boa forma de limpar em profundidade a região é cortar e retirar o pelo de seu gato com muito cuidado para tratar melhor a ferida. A limpeza deve ser feita com soro fisiológico, que eliminará qualquer resto de sujeira que tiver e uma gaze bem limpa com a qual tirará com delicadeza a pele seca ou restos mais resistentes.

3

Agora tem que desinfetar a ferida com iodo diluído em água e uma gaze empapada. Qualquer solução de iodo serve, mas temos sempre que misturar com água. A proporção mais ou menos apropriada para um gato seria encher um recipiente grande e pôr um pouco de iodo; o líquido deve ficar um pouco amarelado. Temos que fazer isso porque o PH humano é diferente do gato.

4

O processo de limpeza e desinfecção deve ser feito todos os dias durante pelo menos uma semana ou mais, segundo indique o veterinário. Uma forma de acelerar a cura da ferida de seu gato é usar pomadas para que o processo de cura se acelere.

A melhor maneira de aplicar esta loção é usando luvas e aplicá-la suavemente com os dedos; sempre pode ser colocada após ter desinfetado a ferida. Depois disso, deixe que a região fique bem ventilada e seque.

5

Por último, deve observar que a ferida não esteja ao alcance de seu gato. E isso se soluciona usando um colar elisabetano. Se seu felino a alcança e a lambe, atrasará o processo de cicatrização e cura, já que com sua língua arrastará a pele recém-criada. Se você lhe colocar um colar à sua medida, evitará que alcance a região ferida e se curará sem problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar feridas nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como curar feridas nos gatos

25 comentários
deise
Meu gato apareceu com a parte pubiana (penis )sangrando ele nao ta conseguindo nem andar .o q fazer?
Editor umComo.com.br
Olá Deise, você precisa ir no veterinário o mais rápido possível para que ele examine o seu gatinho e recomende o melhor tratamento para o problema dele.
HELEN
MEU GATO APARECEU COM UMA FERIDA ONDE FICA A COLEIRA, E ESTA INFECCIONADA ATE COM UM POUCO DE PUS GOSTARIA DE SABER O QUE PASSO NO LOCAL DA FERIDA
iara
meu gato foi atacado por um cao e esta' com um furo embaixo das pernas, nao come e nem bebe.estou dando agua na boca e leite tmb.comprimido moido para infecçao,mas esta' ficando com cheiro muito mal e noa tenho grana pro veterinario.estou pondo iodo no furo.mas gostaria de saber oque faço para o mal cheiro,ou algum remedio para infecçao que seja meio baratao.muito obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Iara! Leia esse artigo que explica como curar uma ferida em gatos: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-curar-feridas-nos-gatos-17383.html. Que medicamento você está dando? É essencial que ele tome antibiótico que só o veterinário poderá receitar. Existe um alto risco da infeção espalhar e pode ter graves consequências a nível sistêmico, inclusive morte. Os gatos não devem beber leite pois a maioria deles são intolerantes à lactose. Uma vez que ele não come nem bebe, compre para ele algum patê de boa qualidade, vai alimentar e hidratar ao mesmo tempo. Uma boa alimentação é essencial para o organismo combater a infeção. Esse mau cheiro que refere é mau sinal, significa que existe bastante pus na zona da ferida. Fale com o médico veterinário e explique as suas condições financeiras, assim ele fará um orçamento de acordo com as suas possibilidades! As melhoras do seu gatinho!
Manuela Quarenta
Tenho um gato que foi mordido por outro e a ferida infectou. Foi operado, sendo-lhe retirada a pele morta, há já 2 anos, mas não cresceu pele nova, continuando aquela parte do corpo em ferida. O meu gato tem a diabetes. O que pode ser feito?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Manuela! Não cresceu pele nova ou não cresceu simplesmente pelo? Se não cresceu pelo é normal, porque se criou uma cicatriz e não vão voltar a crescer pelos nessa zona. Se está mesmo em ferida, deveria ir com ele ao médico veterinário para ele receitar algo que ajude no processo de cicatrização.
Manuela Quarenta
Olá Nídia, não cresceu pele. Já fui com ele ao veterinário e já ando nisto há dois anos. Simplesmente aquela ferida não cicatriza e já não sei o que fazer. Há algum creme (pomada) que seja efectivamente boa?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Manuela! Recomendamos o bepanthol plus para cicatrizar. É possível que gato tenha alguma doença que afeta a correta cicatrização
ou ele está sempre a lamber e a abrir a ferida novamente. Você necessita impedir que ele toque na ferida e colocar bepanthol plus, além de colocar um colar elizabetano para que ele não tenha acesso à ferida. Se não resolver, você deve consultar uma segunda opinião veterinária. Rápidas melhoras!
Carine
Castrei minha gata faz 6 dias hoje ela estava no transporte porq não para quieta e ela conseguiu tirar a malha cirurgica só q lambeu os pontos e rompeu ficou aberto o corte (3 pontos) eu fiquei nervosa com toda situação e coloquei spray de prata ao amanhecer ela fez o número 1 e 2 normal comeu bebeu agua já quer pular está aparentemente boa mais eu estou apreensiva em saber se cicatriza usando spray prata.
Eu coloco o spray a gase por cima e a malha nela.
Será q vai cicatrizar?
A sua avaliação:
ione
minha gatinha Lulu, esta ferida e com muita coceira na região do pescoço. Os comentarios e dicas me ajudaram. obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ione! Ainda bem que ajudaram! Muito obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras da sua Lulu :)
A sua avaliação:
Luana pereira Carolina
ola , o nome do meu gato e spaike, meu gato ele ta com muitos machucados por causa de um gato aqui da vizinh que fica provocando e batendo nele mais ainda bem que meu gato ja deu uma surra nele para ele aprender..
A sua avaliação:
Elizangela
Meu gatinho foi mordido na barriga por outro gato maior o que faço
luana pereira carlina
bom. primeiro se vc ve o gato maior mordendo o seu gato vc pode jogar água nele para espantar ele. e para curar o machucado vc pode levar no veterinario, ou pode dar remedios.. so nao sei quais
Ariam
Eu acho que está faltando civilidade aqui no Brasil, afinal não vemos essas queixas no exterior! Em Roma, se convive bem com Pombos e aqui não. No EUA, cães e gatos fazem parte da família, aqui gato parece um monstro de outro mundo. Na Suécia, gambas são quase animas de estimação, no Brasil são mucuras!!! Fico farta com tanta IGNORÂNCIA! O jeito é morar fora mesmo!
maria de fatima dantas
Concordo plenamente ! País e pesssoas atrasadas e ignorantes !!!
Luana
Meu gato está muito resfriado e com feridas de briga mais sangra muito e ele espirra bastante?

Como curar feridas nos gatos
Como curar feridas nos gatos

Voltar ao topo da página