Partilhar

Como dar banho a cachorro que não gosta de água

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dar banho a cachorro que não gosta de água

Uma das rotinas às quais deve habituar o seu cão é ao banho, assim, se quer dar banho em seu cão, mas tem medo de água, convidamos você a continuar lendo este artigo. Se seu pet não suporta a água seja qual for o motivo, terá que ver a forma de tornar o momento o mais tolerável possível. Um banheiro cheio de segurança, carinho e distrações fará com que essa rotina de higiene seja mais bem encarada pelo seu cão. Em umComo.com.br contamos para você como dar banho a cachorro que não gosta de água.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu cão gostar de banho
Passos a seguir:
1

Há cães que não criam nenhum problema nem resistência quando têm de tomar banho, mas há outros cachorros que sentem medo quando sabem que o temido momento do banho se aproxima. Apesar disso, é recomendável que seu cão tome um banho 1 vez por mês se você vive em uma cidade e se vive em zonas rurais, inclusive duas vezes por mês. Tudo dependerá do ritmo de vida do seu pet e de se ele se suja muito ou não.

Para começar, deve entender que esse medo é fruto de más experiências, um cão não nasce com medo de água. Um cão doméstico costuma desenvolver esse medo por alguma experiência passada negativa, assim, cada vez que vir o chuveiro ou a água, terá lembranças sobre essas vivências.

Neste artigo contamos para você como dar banho em seu cão em casa se precisa de alguns conselhos antes de começar a estabelecer esta rotina em sua casa.

Como dar banho a cachorro que não gosta de água - Passo 1
2

O mais importante é converter o banho em uma experiência segura e relaxante. Cuide de todos os detalhes desse momento e tudo ficará bem para que seu cão não fique tanto estressado. É recomendável que coloque um tapete antiderrapante no chuveiro, para que assim não escorregue, com isto o seu pet se sentirá menos vulnerável no banho.

Se seu pet for pequeno ou de tamanho reduzido, talvez o chuveiro seja um lugar muito instável. Nesse caso, use ao invés disso a pia ou o lavatório com profundidade suficiente. Também deve evitar colocar objetos ao seu alcance e que possam cair, como o tubo de xampu específico para cães, mas que não caia nada, pois o susto causará impressão e não ajudará para que a atmosfera seja boa para um cão com medo.

Como dar banho a cachorro que não gosta de água - Passo 2
3

Uma boa ideia pode ser compartilhar o banho com seu pet, assim será uma forma de estreitar laços e se sentir protegido e seguro nesse espaço. Com alguns cães funciona assim, poderia tentar entrar no banho enquanto o lava, para relaxá-lo, acariciá-lo e passar um momento agradável.

Uma recomendação importante para o banho é que não use o chuveiro porque o ruído e o impacto da água à pressão aumentará seu medo. Pode usar uma panela ou tigela pequena para verter aos poucos água sobre o corpo do seu pet, desta forma o medo diminuirá. Enquanto dá banho, fale, acaricie a sua cabeça e todo o seu corpo. O tom de voz enquanto fala é importante, deve ser tranquilo e nada estridente, se soar tenso ou nervoso, ele associará o banho como uma experiência angustiante.

Como dar banho a cachorro que não gosta de água - Passo 3
4

Muitos cães sentem pânico e claustrofobia se se encontrarem em espaços reduzidos como o chuveiro ou a banheira, assim, é possível que o banho lhe cause emoções negativas que lhe impeça lidar com esta situação. Para fazer com que isto seja mais fácil, não feche a porta do banheiro e não feche também totalmente o box ou cortina, assim sentirá que há via de escape e não está preso em um espaço pequeno.

Para que o banho possa se converter em uma rotina calma e inclusive divertida, os brinquedos e os prêmios são perfeitos para ajudar seu cão a suportar a água, será um convite divertido para que cada vez sinta menos medo do banho. Há uma quantidade de brinquedos de borracha ideais para brincar na banheira, comece brincando fora do banheiro para distraí-lo e estimulá-lo, e aos poucos, aproximar a festa ao banho.

Como dar banho a cachorro que não gosta de água - Passo 4
5

Os prêmios comestíveis são uma ótima alternativa para incentivar um cão com medo da água. Isto, junto com o afeto, a paciência, uma temperatura adequada no banho e a água a uns 39 graus, farão com que seu pet desfrute do banho como uma vivência agradável e até divertida.

Se seu cão chegou a casa filhote, faça com que o banho seja uma experiência positiva desde o primeiro momento. As primeiras vezes que um cão toma banho marcarão a sua atitude perante a água no futuro. Neste artigo de umComo contamos para você com que frequência deve dar banho no cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho a cachorro que não gosta de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como dar banho a cachorro que não gosta de água

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Valdiane Felix
Tenho uma cadela e ganhei ela bb, hoje ela tem 3 anos e sempre dei banho nela,mas todas as vezes que vou dar banho nela e me boca, mas sempre dei banho de agua quente e ela nao gosta, o que eu faço para ela gostar do banho?
Editor umComo.com.br
Oi, Valdiane. As dicas de como dar banho em cachorro sem água podem ser úteis para você: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-dar-banho-ao-meu-cachorro-sem-agua-2441.html

Como dar banho a cachorro que não gosta de água
1 de 5
Como dar banho a cachorro que não gosta de água

Voltar ao topo da página