Dar remédio aos cachorros

Como dar remédio para cachorro

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como dar remédio para cachorro

Seja uma doença grave ou um tratamento rotineiro, ocasionalmente surge a necessidade de dar remédio para o seu companheiro de quatro patas. Se você tem receio, não sabe como aplicar ou não está conseguindo medicar seu cachorro corretamente, pode estar impedindo o sucesso do seu tratamento. Alguns veterinários não demonstram como medicar os animais, pelo que surgem dúvidas comuns entre os tutores. Como nós, os animais não gostam de tomar medicação, por isso é preciso empregar um esforço extra para que ele possa recuperar rapidamente. Esteja atento e aprenda como dar remédio para cachorro nesse artigo umComo.

Também lhe pode interessar: Como dar xarope para cachorro

Passos a seguir:

1

Remédios líquidos: Quando o seu cachorro necessita tomar remédio líquido você deve usar uma seringa sem agulha. Preste atenção à dose recomendada pelo veterinário antes de administrar o medicamento. Para realizar esse procedimento siga esses passos:

  • Acalme o animal e converse com ele. De forma rápida, puxe o lábio do cachorro e e apoie o bico da seringa na parte lateral da boca (no espaço entre o maxilar e mandíbula).
  • Mostre um petisco para que o animal perceba que vai ser recompensado depois da dose de remédio.
  • Pressione a seringa com cuidado para que a medicação seja engolida corretamente sem asfixiar.
  • Tenha muito cuidado no caso de seu cachorro querer escapar.
  • Ofereça a recompensa.
Como dar remédio para cachorro - Passo 1
2

Remédios em comprimido:Esta situação pode ser complicada, pois o animal não engole o medicamento por vontade própria.

  • Escolha um alimento que seu cachorro adore, como uma fruta, um petisco mole ou até um pouco de linguiça.
  • Divida o alimento em três porções. A primeira porção deve ser oferecida ao animal sem qualquer remédio. Ofereça o segundo pedaço com o remédio escondido e finalize com o terceiro bocado sem nada, para que o cachorro não note a diferença entre eles.
  • Se o remédio tem de ser aplicado diretamente na garganta, posicione o animal de costas para você e procure prendê-lo entre suas pernas. Levante a cabeça do cachorro e insira o medicamento na garganta. De seguida, segure a boca do cão para se certificar que engole o comprimido.
Como dar remédio para cachorro - Passo 2
3

Remédios tópicos: Os medicamentos tópicos devem ser administrados na região exata do ferimento. Sempre que possível, opte por spray ao invés de pomada.

  • A melhor maneira de aplicar remédio tópico (mesmo em spray) não é diretamente na pele do cachorro. Coloque um pouco da substância em algodão e espalhe na pele.
  • Depois de aplicar, passeie o seu cachorro enquanto o medicamento atua. Isso vai distraí-lo e evitar que ele lamba a ferida.
  • Se o seu médico recomendou colar protetor, não se esqueça de colocar.
Como dar remédio para cachorro - Passo 3
4

Remédios nos ouvidos: Se o seu cachorro tem um problema no ouvido, como acontece no caso das otites, a aplicação do remédio requer muito mais cuidado. Se já colocou uma vez, é provável que o animal não deixe aplicar novamente. Siga esses passos:

  • Coloque o animal sobre uma mesa. Se ele for bravo, utilize uma focinheira.
  • Peça para alguém segurar seu pet.
  • Segure a orelha com firmeza mas não aperte para não machucar.
  • Aplique suavemente e faça uma leve massagem na cartilagem da base da orelha, para garantir uma maior eficácia.
Como dar remédio para cachorro - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar remédio para cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como dar remédio para cachorro