Partilhar

Como saber se meu cachorro está estressado

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cachorro está estressado
Imagem: pixabay.com

O estresse é uma condição que não costumamos associar aos cachorros e, no entanto, é mais comum do que possamos acreditar. É possível que seu cachorro tenha sofrido ao longo de sua vida algum quadro de estresse e o tenha confundido com nervosismo ou uma má conduta. Por isso, é imprescindível prestar atenção às suas mudanças de comportamento e nos perguntar por que atua dessa determinada forma. Se quer descobrir como saber se o seu cachorro está estressado, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem depressão
Passos a seguir:
1

O cachorro constitui um dos animais mais sensíveis, eles apresentam uma grande empatia com as pessoas até ao ponto de adotar nossos sentimentos como seus. Por isso é tão importante manter a calma e ter uma atitude de líder quando os adestramos, pois eles percebem nossas sensações e, se estivermos nervosos, vamos transmitir-lhe nosso nervosismo. O mesmo acontece com o estresse, vivemos em uma sociedade acelerada e se sofremos um estado de estresse, é muito provável que nosso cachorro absorva e adote isso.

2

Outras causas do estresse em cachorros podem ser mudanças em sua rotina, a chegada de estranhos a casa, a introdução de um novo cachorro, ruídos, levá-lo a um lugar desconhecido, falta de exercício, pouco lazer, ou pelo contrário, muito lazer, ou passar muito tempo sozinho. Certamente, cada cachorro é diferente e, embora estes sejam os motivos mais comuns, pode ser que a origem seja outra. Em qualquer caso, é importante identificá-la.

3

Quando um cachorro está estressado, costuma apresentar uma série de sintomas que nos alertam do problema, então, só devemos estar atentos e observar seu comportamento. Um dos primeiros sinais são os nervos. Se nosso cachorro se sobressalta com facilidade perante qualquer ruído, movimento, etc., e mostra-se muito nervoso é possível que se trate de estresse.

Como saber se meu cachorro está estressado - Passo 3
Imagem: pixabay.com
4

Os cachorros precisam de dormir por volta de 16 horas por dia, se o seu cachorro tem dificuldade em relaxar, dorme pouco e está inquieto todo o dia, pode ser que esteja em um estado de estresse e esta seja sua forma de lhe pedir ajuda. Preste atenção se seu cachorro é capaz de relaxar em sua cama ou o lugar onde costuma se deitar para descansar.

5

Em alguns cachorros, o estresse desencadeia um comportamento agressivo com humanos ou outros cachorros quando se encontra perante o que considera uma ameaça. Pelo contrário, outros se mostram tímidos e medrosos. Em função da personalidade do cachorro e da causa do estresse, ocorrerá um sintoma ou outro. O aumento de latidos também pode ser consequência do estresse.

Como saber se meu cachorro está estressado - Passo 5
Imagem: pixabay.com
6

O desequilíbrio mental de seu cachorro devido ao estado de estresse pode derivar em uma ativação do sistema excretor e urinário. Desta forma, um cachorro adestrado para fazer suas necessidades em um determinado lugar pode defecar e urinar fora deste lugar, sendo este outro dos sintomas mais comuns. Trata-se de um ato incontrolado provocado pela liberação de adrenalina depois de uma situação de medo e, portanto, estresse.

7

Alguns cachorros com estresse montam tanto em outros cachorros, independentemente do sexo, como em humanos e objetos, para tentar liberar a tensão acumulada e não como desejo sexual. Se o seu cachorro não costuma ter esta atitude, é provável que esteja estressado. Dessa forma, é possível que seu cachorro adote uma atitude de excessiva auto limpeza. Quando isto acontece, o cachorro lambe tanto as patas, a cauda e a zona genital que pode inclusive chegar a fazer feridas.

8

Existem casos de cachorros que atingem um estado de estresse tão alto que podem não apresentar nenhum destes sintomas, mas sim o contrário, uma atitude apática e deixa de comunicar com seu dono. Em qualquer dos casos, deverá levar seu cachorro ao veterinário para que o trate e elimine o estresse.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está estressado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Um cachorro estressado não tem que apresentar todos estes sintomas, pode ser que manifeste apenas alguns dos sinais anteriores.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro está estressado

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
rita selma
Meu cão esta rosnando pra tudo e pra todos,tenho medo,ela ja esta com 10 anos,nunca cruzou e fica fazendo coisas com s caminha dela ves em quando e fica cansada,e também nao gosta do gatinho daque de casa,e estresse?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita! Se a alteração de comportamento foi repentina, uma das possíveis causas pode ser o estresse. Porém, também pode ser indicativo de que algo mais está passando com ele. Ele come e bebe como habitualmente? Urina e defeca com a mesma frequência e têm o mesmo aspecto? Ao fazer carícias pelo corpo nota algum sinal de dor? Revise todas estas parâmetros e caso exista mais algum sinal, visite o seu médico veterinário de confiança. As consultas periódicas quando os cachorros entram na fase idosa são muito importantes porque existem doenças específicas da idade que quanto mais cedo forem detectadas melhor.
Raquel
A mais ou menos uma semana, minha cachorra começou arranhar as paredes e latir como se ela tivesse brigando com alguém, quando não é com as paredes é dentro da casinha dela. Isso pode ser estresse? Grata, Raquel.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Raquel! Sim, isso pode ser um sinal de estresse na sua cadela. Confira neste artigo os sinais mais comuns de estresse em cachorros:
https://www.peritoanimal.com.br/10-sinais-de-estresse-em-caes-21183.html
e neste outro algumas dicas para reduzir o estresse:
https://www.peritoanimal.com.br/como-reduzir-o-estresse-do-meu-cachorro-21706.html
A sua avaliação:
Aline Jardim
Boa noite. o meu cachorro todos os dias quer fugir para ir atras da cadela da vizinha que esta no cio. mas ela é muito alta e ele é baixinho porém ele esta ficando estressado porque não consegue cruzar. A os olhos estão vermelhos, as pupilas delatadas , o coração acelerado , ele fica tremendo, não quer comer e nem beber água. Só quer ficar no portão esperando p sair. A vizinha não quer deixar ele cruzar com a cadela dela. O que devo fazer? Meu cachorro era brincalhão e agora só fica triste pelos cantos. Me ajudem por favor. Grata!!!!! Aline Jardim.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline! Essa é uma reação normal, pois o cachorro não está vendo os seus instintos satisfeitos. Por isso se você não quiser cruzar o seu cachorro, uma medida que ajudaria a reduzir esse comportamento é a castração. Se você quiser saber mais sobre este procedimento, consulte este artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/castracao-de-caes-beneficios-e-mitos-25277.html
Clea
Como devo agir com meu cão estressado?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Clea, nesse artigo encontrará algumas dicas para conseguir reduzir o estresse do seu cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-estresse-do-meu-cachorro-11614.html
edineia dois santos
Pode saltar o olho do cachorro se estiver muito agitado em uma tosa. ?

Como saber se meu cachorro está estressado
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 3
Como saber se meu cachorro está estressado

Voltar ao topo da página