Partilhar

Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020
Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir
Imagem: viladopet.com

Sabemos que os humanos devem beber à volta de dois litros de água por dia mas, e nossos animais de estimação? Como acontece conosco, a ingestão de líquido é bem mais importante do que a quantidade de comida que damos a nossos cachorros, pois de nada serve racionar sua alimentação e dar as gramas que seu corpo precisa se depois faltar hidratação. Para que isto não ocorra, neste artigo de umComo mostramos qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir.

Também lhe pode interessar: Verduras que os cachorros não devem comer
Passos a seguir:
1

Sobretudo durante as épocas quentes, é fundamental controlar a quantidade de água que nosso cachorro ingere, pois uma falta de hidratação poderia desencadear um golpe de calor. Outra das consequências da má hidratação em nossos cachorros é a prisão de ventre, pois ao não tomar toda a água que seu corpo precisa as fezes se tornam mais duras dificultando sua expulsão.

2

A quantidade de água diária variará, sobretudo, segundo o tipo de comida que damos e o peso do animal. Sendo assim, um cachorro que seguir uma dieta baseada em ração seca precisará de mais líquido que outro que se alimente de comida úmida. No entanto, os veterinários recomendam sempre proporcionar ao cachorro ração seca já que as latas de comida úmida contêm uma quantidade de gordura bem maior.

Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir - Passo 2
Imagem: alfredolujan.com
3

Já que a quantidade de comida em gramas é calculada em função do peso do nosso cachorro adulto, para saber a quantidade de litros aproximados que nosso animal deve ingerir por dia também deveremos basear-nos em seu peso. Neste caso, o mais recomendável é que o cachorro ingira 60 ml de água por cada kg de seu peso. Assim, um cachorro que pesa 10 kg, por exemplo, deverá ingerir 600 ml de água por dia. No entanto, como especificamos, esta quantidade é orientativa, pois a atividade física e o clima também influenciam.

4

Isto quer dizer que um cachorro de raça grande, por exemplo, que pesa 20 kg, come entre 300 e 400 g por dia e faz dois passeios de 1 hora cada um onde faz muito exercício físico, ao invés de precisar dos 1200 ml de água que indica o resultado do cálculo anterior (multiplicar os 20 kg de peso por 60 ml), ele precisará de um mínimo de um litro e meio por dia. Como você vê a diferença é relativamente pequena, mas necessária.

5

Lembre-se de que em cada passeio você deve fazer pausas de 10 minutos para que o cachorro beba água e descanse antes de continuar com o exercício físico, independentemente da raça. Agora, não é aconselhável dar mais de 250 ml de água durante estes descansos, pois um excesso de líquido durante a atividade física pode provocar uma torção gástrica, por isso é importante controlar as quantidades.

6

Quanto à água que um cachorro deve beber por dia, durante os três primeiros meses os veterinários aconselham misturar a ração de filhote com água para que amoleça e seja mais fácil de mastigar. Assim, ao mesmo tempo que se alimentam eles se hidratam. Assim que o filhote começar a ingerir a comida e a água separadamente, o cálculo será o mesmo, multiplicar 60 ml de água pelo total de seu peso. Por exemplo, um filhote de 5 meses que pese 1500 g deverá beber 90 ml diários, aproximadamente. Lembre-se que o clima interfere, por isso se as temperaturas forem elevadas você deverá aumentar a quantidade de água.

7

A água deve ser fresca, nem muito fria nem natural, para manter a temperatura corporal adequada de nosso cachorro. Assim, se você não dispõe do tempo necessário para calcular a quantidade de água ideal, o melhor é manter a tigela sempre cheia. Sempre verificando se seu cachorro bebe e quanto. Caso não beba a água que deve mesmo tendo a tigela cheia, é possível que ele sofra de alguma doença, você deve levá-lo ao veterinário, o mesmo acontece se ele passar o dia todo bebendo água.

Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir - Passo 7
Imagem: archieli.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir
Imagem: viladopet.com
Imagem: alfredolujan.com
Imagem: archieli.com
1 de 3
Qual a quantidade de água que os cachorros devem ingerir

Voltar ao topo da página