Partilhar

Como cuidar de um shih tzu

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um shih tzu
Imagem: dogsnuffle.com

Shih Tzu é uma raça de cachorros de porte pequeno muito adoráveis e cujo nome significa "cachorro leão". São originários da China, eram domesticados em palácios e entre famílias abastadas das quais recebiam imensos cuidados, e conta a lenda que nasceram da junção entre o cachorro pequinês chinês e o lhasa apso. Esta raça quase ficou extinta durante a invasão japonesa em 1937, mas criadores ingleses reuniram esforços para evitar isso e felizmente ela perdura até hoje. São animais extremamente dóceis, adoram crianças e colo e são um ótima companhia. Provavelmente são essas as razões por que atualmente o shih tzu é uma das raças de cachorros mais populares no Brasil! Se você possui um cachorro destes ou pretende vir a ter um e procura saber como cuidar de um shih tzu, veio ao sítio certo, pois neste artigo umComo explicamos-lhe tudo o que deve saber!

Também lhe pode interessar: Como é a raça Shih Tzu

Cuidados gerais

Por ter um porte pequeno, este cachorrinho não sente necessidade de praticar muito exercício físico, pelo que as caminhadas dentro de casa serão suficientes para ele - no entanto não abdique de o levar a passear de vez em quando! Outro aspeto a ter em consideração é que eles bebem muita água, por isso tenha sempre uma tacinha com água fresca ao dispôr do seu cachorro. Relativamente à comida, será melhor se esta for específica para o seu tamanho, mas o mais importante é que seja equilibrada e sem muitas calorias, para que ele não ganhe peso indesejado. Não se esqueça também de o levar ao veterinário periodicamente, de forma a manter a vacinação em dia e para que o médico possa verificar se está tudo bem com ele. É aconselhado um banho semanal com um shampoo próprio para cachorro, protegendo bem as orelhas e seguido de uma secagem imediata com o secador.

Como cuidar de um shih tzu - Cuidados gerais
Imagem: thedogwallpaper.com

Cuidados com o pelo

O shih tzu é um cachorro de pelagem longa, isso significa que serão necessários alguns cuidados específicos para a boa manutenção deste. O primeiro cuidado é, claramente, a escovagem, que deve ser feita a partir dos quatro meses para o habituar e utilizando uma escova de pinos metálicos sem bolinhas nas pontas. Com o tempo você perceberá com que frequência o seu cachorro deve ser escovado, e isso poderá variar entre todos os dias a 3 vezes por semana. Na presença de nós, umedeça o pelo e desfaça-os com as mãos. Se não pretender que o seu cachorro tenha a pelagem muito longa, proceda a uma tosa ocasional, recorrendo a alguém que saiba como fazer ou aprendendo você mesmo. É igualmente importante ter o cuidado de cortar o pelo em redor dos olhos deste cachorro ou prendê-lo com acessórios, para que não interfiram na sua visão e não irritem os olhos. Cultivando todos estes hábitos de cuidado do pelo de um shih tzu, além de conseguir que ele tenha uma aparência muito mais bonita e pelo macio e saudável, estará reforçando os laços da vossa relação.

Como cuidar de um shih tzu - Cuidados com o pelo
Imagem: greendaykennel.wordpress.com

Cuidados de saúde

A raça shih tzu pertence à categoria de cachorros braquicefálicos, o que significa que têm uma cabeça larga e focinho achatado. Devido a essa caraterística, o seu cachorro shih tzu irá desenvolver com mais facilidade problemas respiratórios, graves ou moderados, em comparação a outras raças não braquicefálicas. Será mais propenso a emitir roncos e sofrer de apneia e infeções, sobretudo ao nível dos olhos e dos ouvidos. Por esta razão deve ter o cuidado de afastar o pelo em torno da região ocular, recorrendo ao corte ou a chuquinhas, e fazer uma limpeza semanal aos ouvidos, limpando-os para evitar a formação de cera, e sempre evitando a entrada de água, o que poderá acontecer durante os banhos. Se proceder a estes cuidados e atender a consultas regulares ao veterinário, seu shih tzu crescerá saudável e com menos propensão de vir a sofrer complicações, pelo que é essencial que lhe preste a devida atenção.

Como cuidar de um shih tzu - Cuidados de saúde
Imagem: dogoftheday.me

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um shih tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Seja responsável por seu cachorro, certificando-se de que lhe proporciona todos os cuidados e atenção que ele merece.
  • Apenas adote um cachorro se tiver condições para isso e prefira a adoção por parte de criadores em vez de petshops e vendas na internet, pois você não saberá qual a origem deles nem em que condições foram criados.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um shih tzu

45 comentários
Charlon
Gostei muito do artigo, eu comprei uma ontem ela esta com 36 dias, qual vacina vocês recomendam a nacional ou importada ?
Editor umComo.com.br
Oi Charlon! Que bom que gostou do artigo. A escolha das vacinas é feita pelo médico veterinário. O que mais importa para que tenham o efeito pretendido é que o protocolo vacinal seja seguido direitinho.
cleia gobbo
meu shih-tsu so come raçao se for misturada com sachê de carninhas ou alguma coisa cheirosa. Como faço para comer sò raçao? tem importancia misturar algo?
Editor umComo.com.br
Oi Cleia! O ideal é ir progressivamente reduzindo o que mistura, ao ponto de ser só liquido para dar o sabor e cada vez menos. É um processo difícil porque os cachorros são muito gulosos e por vezes muito mimados, mas acredite que ele quando tiver fome vai comer! O problema das rações úmidas é que estão associados a muitos problemas dentários e mau-hálito. De vez em quando não tem problema, mas de uma forma regular não é aconselhável.
soeli
ate que idade que minha cadelinha cresce, com que idade pode castrar. Ela anda todos dias e faz necessidades na rua esta com 10 meses e eu moro tem mts cavalos e ela recente teve a doença do carrapato mas socorri em tempo e hpje esta bem.Fico no aguardo
A sua avaliação:
Megui
É normal o. Shih tzu comer tudo que vê pela frente?
A sua avaliação:
Iracema Sá
Muito bom este artigo,foi de grande valia pra mim.
Editor umComo.com.br
Oi Iracema! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
VIVIANE ARAUJO
ACABEI DE GANHA UMA SHIH TZU...ESTOU COMO MUITAS DUVIDAS EM COMO CRIAR,ALIMENTO,BANHO ....CUIDADOS EM CASA ...
Luciana Da Rocha Silva Barreto
Por favor me ajudem,o shih tzu da minha filha está vermifugado e vacinado,mas está comendo o côco dele é dia meus gatos não sei mais o quê faço ,ele vai fazer 4 meses no dia 05/07 ,já tive vontade de doa-ló,mixa a casa toda,estou desesperada. Me ajudem...
Alice Souza
Bom, eu acabei de ler um artigo falando sobre isso.. E diz que é normal eles fazerem isso, isso é chamado de Coprofagia, pesquise no google sobre isso, vai ter alguma coisa que possa ajudar! :)
Maria de Lourdes oliveira
É verdade que enquanto ele não tomar as três doze da vacina não pode sair com ele nem no quintal ele deve ficar só dentro de casa porque.
Carol
é verdade... pois ele ainda não estará completamente imune as doenças e poderá pegar vírus e bacterias.
Alessandra gomes
Os pelos caem???
Alice de Souza
Muito pouco, se for bem cuidado.
Carol
pouquissimo ... apenas na época de troca da pelagem de filhote para a adulta ...e a escovação diária resolve o problema
silvia
ganhei um shih tzu mas esta cm 33 dias oque dou pra e le comer.
Sara Silva
Oi Silvia! Neste artigo poderá encontrar algumas recomendações para alimentar o seu filhote de cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-um-cachorro-bebe-3691.html

Como cuidar de um shih tzu
Imagem: dogsnuffle.com
Imagem: thedogwallpaper.com
Imagem: greendaykennel.wordpress.com
Imagem: dogoftheday.me
1 de 4
Como cuidar de um shih tzu

Voltar ao topo da página