Partilhar

Como evitar bolas de pelo em gatos

Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar bolas de pelo em gatos
Imagem: semeve.com

As bolas de pelo são provocadas pela ingestão de grandes quantidades de pelo. Os gatos limpam a sua pelagem usando a boca e acabam engolindo alguma. O pelo deglutido acumula-se no estômago e, como não é digerível, é expulso através do vômito. Os pelos são expelidos em pequenos emaranhados em forma de tubo e são chamados de tricobezoares. Este animal é muito independente a nível da própria higiene, mas sofre com este problema comum que afeta a maioria dos gatinhos. Se o seu gato está expulsando a pelagem pelo vômito, não é causa para alarme. Lendo este artigo do umComo, aprenda como evitar bolas de pelo em gatos e proteja o seu companheiro.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem bolas de pelo
Passos a seguir:
1

Alimentação

É importante garantir que o seu pet tem uma alimentação nutrida específica para evitar bolas de pelo em gatos. Consulte o seu veterinário para que ele recomende alimentos com uma grande quantidade de fibras especiais para ajudar a eliminar os pelos através das fezes. Isso vai evitar o desconforto do vômito e promover uma alimentação saudável.

Nota: Se não tem a certeza se o problema do seu gato é este, visite este artigo que explica como saber se meu gato tem bolas de pelo.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 1
Imagem: debeste.de
2

Escovagem

Escove o seu gato diariamente. Remover os pelos mortos do animal reduz a quantidade de pelagem ingerida, prevenindo a acumulação no estômago.

Dica: Acesse esse artigo para saber como escovar o pelo do meu gato.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 2
Imagem: colourbox.com
3

Banho

O ideal é que o seu gatinho tome banho a cada duas semanas. Para o ajudar na tarefa, confira as dicas que temos sobre como dar banho ao seu gato em casa. Para cuidar da pelagem longa do seu bichinho, contacte um profissional especializado em estética felina. Pode, também, ser necessária uma tosa em períodos regulares. Peça uma recomendação ao veterinário para balancear a saúde e o desconforto de perder o comprimento do pelo.

Nota: O profissional pode ser particularmente útil em períodos de trocas de pelo.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 3
Imagem: infobae.com
4

Óleo mineral

Guloseimas com óleo mineral ajudam na separação dos pelos e na passagem segura da bola pelo intestino. Procure rações que contenham esta substância para promover o bem estar do seu gato.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 4
Imagem: animale.ro
5

Atividades

O sedentarismo e o tédio fazem com que o seu pet se lamba mais. Procure oferecer atividades e distrações ao gato para mantê-lo ocupado. Um ambiente propício a brincadeiras e interação é perfeito para este efeito. Procure brinquedos e arranhadores para gatinhos e equipe o espaço do animal. Confira neste artigo quais os melhores brinquedos para gatos.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 5
6

Laxantes

Os laxantes à base da vaselina facilitam a passagem das bolas de pelo, evitando que o intestino fique obstruído. Os laxantes para gato estão, habitualmente, disponíveis em pastas palatáveis. Peça uma recomendação ao veterinário do seu amigo.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 6
Imagem: catster.com
7

Não fique demasiado preocupado. Se o apetite do seu gato está normal e se as bolas de pelo são expulsas menos de quatro vezes por mês, não há motivo para alarme. Siga os passos indicados para evitar bolas de pelo para garantir que não são um problema sério.

Para se certificar que o seu companheiro está bem, faça uma visita ao veterinário a cada seis meses.

Como evitar bolas de pelo em gatos - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar bolas de pelo em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar bolas de pelo em gatos
Imagem: semeve.com
Imagem: debeste.de
Imagem: colourbox.com
Imagem: infobae.com
Imagem: animale.ro
Imagem: catster.com
1 de 8
Como evitar bolas de pelo em gatos

Voltar ao topo da página