Partilhar

Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença que afeta os cachorros e que pode chegar a pôr em perigo sua vida, especialmente se chegar a afetar o correto funcionamento dos rins. É uma patologia muito difundida que, no entanto, nem sempre tem que chegar a esse extremo de gravidade.

Sob a premissa de que perante uma dúvida é preferível ir ao seu veterinário de confiança, em umComo.com.br respondemos à pergunta: como saber se meu cachorro tem leishmaniose.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que a leishmaniose é uma patologia que se transmite através da picada de um mosquito e é causada pelo parasita denominado leishmania.

2

Como é uma doença que pode afetar múltiplos órgãos do nosso animal de estimação, tem diferentes manifestações, o que dificulta saber se nosso cachorro tem leishmaniose.

3

Um dos efeitos desta doença é a inflamação das articulações; assim, o cão afetado pode começar a mancar de forma repentina sem outra causa aparente, sendo este um sintoma que pode nos ajudar a saber se nosso mascote padece de leishmaniose.

4

As manifestações cutâneas também são muito comuns nos casos de leishmaniose, por isso temos de estar atentos com nosso cão se, de repente, começa a se coçar muito e com frequência chegando a apresentar ulcerações.

5

A leishmaniose também se apresenta sob a forma de problemas oculares, que vão desde a conjuntivite até o glaucoma, que pode terminar em cegueira.

6

Outro sintoma que pode nos ajudar a saber se nosso cão sofre de leishmaniose é que se apresenta de forma majoritária em animais jovens de até três anos ou em cães adultos dentre oito e dez anos de idade.

7

Se você suspeita que seu cão sofre de leishmaniose, deve levá-lo imediatamente ao veterinário para uma revisão completa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose

2 comentários
Ana Laura Pessoa de Araùjo
Ola meu cachorru brushi e um fila brasileiro, ele tem umas manchas amarela na pata de tras eu vi isso ontem, eu levei ele no veterinario hoje eles tão fazendo exames, mais eu nunca deixei ele com outros cachorros eu sempre dou banho no minimo tres dias na semana e o que eu faço se for leishmaniose
ivone
estou com medo sera que o meu cachorro esta com leishmaniose
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivone, o melhor é consultar um veterinário para fazer um diagnóstico apropriado.
Pedro Henrique Santana de Souza
Ola eu sou veterinario ja faz 8 anos eu ja peguei esse tipo de doença, se vc acha que ele tem vc pode ligar nesse numero: (65)XXX-XXX-XXX eu sou da clinica veterinaria doyon canina obg

Voltar ao topo da página