Doenças comuns do gato

Como tratar a insuficiência renal em gatos

Como tratar a insuficiência renal em gatos

Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue e produzir urina, através da qual são eliminados numerosos resíduos do metabolismo do animal. Quando não são capazes de fazer adequadamente sua função, estamos perante uma insuficiência renal, também chamada de falha renal.

Em outro artigo publicado pela umComo.com.br explicamos como saber se um gato tem insuficiência renal, e explicamos os tipos que eles podem ter em função da sua duração (aguda ou crônica) e do lugar do sistema urinário onde se origina a falha (renal, pré-renal ou pós-renal); neste artigo, vamos explicar-lhe como tratar a insuficiência renal em gatos.

Também lhe pode interessar: Como tratar a toxoplasmose em gatos

Índice

  1. Corrigir as alterações
  2. Corrigir a causa do problema
  3. Fluidoterapia
  4. Diálise
  5. Dieta específica

Corrigir as alterações

Antes de lidar com o tratamento de qualquer doença, é necessário avaliar o estado geral de saúde do animal e estabilizá-lo caso apresente alterações que possam colocar sua vida em risco.

Além de anorexia, os gatos com insuficiência renal costumam apresentar desequilíbrios eletrolíticos que seu veterinário pode detectar através de um exame, corrigindo o problema da forma adequada.

Corrigir a causa do problema

O primeiro objetivo do tratamento é acabar com a causa que está provocando a falha renal em seu gato. As mais frequentes costumam ser obstruções por cálculos, infecções, alguns tóxicos como metais pesados ou o etilenoglicol, doenças no fígado, infecções no útero, hipotensão e hipertiroidismo.

Também existem doenças com um componente genético associado que podem afetar os rins, sendo mais comuns nas raças Persa, Siamês, Abissínio, Birmanês, Maine Coon e Azul Russo.

Fluidoterapia

A fluidoterapia é a administração de fluídos ("soro") ao animal, geralmente por via intravenosa, para tratar ou prevenir a desidratação, além de corrigir alterações eletrolíticas.

Apesar de, algumas vezes, os gatos com insuficiência renal apresentarem poliuria, isto é, que urinam mais vezes do que o normal, em outros casos ocorre o contrário, urinam pouco (oliguria) ou nada (anuria).

Como dissemos, a produção de urina é necessária para eliminar resíduos, se não é conseguida só com a administração de fluídos, pode-se recorrer ao uso de diuréticos, como a furosemida ou o manitol.

Diálise

Se inclusive os diuréticos fracassaram e o gato continua sem produzir urina, ou em casos muito avançados onde os rins são totalmente incapazes de funcionar, pode-se optar pela hemodiálise (filtrar o sangue com um aparelho) ou pela diálise peritoneal, que consiste em administrar fluídos por uma sonda colocada no abdômen e utilizar o peritôneo (uma membrana interna do animal que envolve os órgãos) como filtro.

Em gatos, a diálise é um pouco mais complexa e bem mais cara do que em humanos, portanto em muitos casos como este, costuma-se recorrer à eutanásia.

Dieta específica

É a base do tratamento, principalmente a longo prazo. Existem alimentos específicos para gatos com problemas nos rins, que podem ser comprados em centros veterinários.

Estes alimentos estão disponíveis tanto em forma úmida (lata) como seca (ração), e contêm substâncias capazes de regular o pH da urina, favorecendo a função renal e dificultando a formação de cálculos. Também possuem baixo teor de fósforo, minimizando os danos sofridos pelos rins e compostos que o protegem, como antioxidantes e ácidos graxos ômega 3.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a insuficiência renal em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que leve seu gato ao veterinário pelo menos duas vezes por ano para uma revisão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Victoria Block Olea
Minha gatinha de 5 anos foi diagnosticada com nefropatia crônica e tem feito ozônio terapia o que baixou pela metade a creatinina dela em apenas 2 sessões mas ela está com infecção urinária e não sei o que fazer, alguém tem alguma recomendação?
Editor umComo.com.br
Oi Victoria! O melhor é seguir estritamente as recomendações e tratamento prescrito pelo médico veterinário. Ele aconselhou passar para uma ração renal?
LAIS MAIA
Meu gato era felv + mas eu não sabia quando adotei, pois nunca tive gatos. Todos os meses eu mandava para o pet para cortar unhas e tomar banho, pois pensei que gatos eram iguais a cachorros. Numa dessas vezes ele voltou abanando a cabeça e soltando pelos. Foi ficando triste e mandei para uma veterinária que nem examinou e receitou convenia o que piorou em muito o estado do gato. Levei a outro veterinário e ele fez o exame e deu a doença da pulga e carrapato. Depois disso ela teve que tomar duas bolsas de sangue, e não melhorou. Pode o convenia ter piorado o estado dela? Agora esta tomando doxitrat e passando no ouvido Panolog unguento, e fez a biopsia do pelo que ainda não saiu o resultado. Estou arrasada. Será que o convenia que causou tudo isso na gatinha?
Editor umComo.com.br
Oi Lais! É pouco provável que o convenia tenha prejudicado a sua gatinha. Esse fármaco é um antibiótico bastante seguro. Pode ter sido uma coincidência a gata ter piorado nessa altura. De qualquer forma, melhor do que ninguém, o seu veterinário atual saberá responder a essa questão já que ele está acompanhando o caso e tem acesso a todas as provas. Desejamos as melhoras da sua gatinha!
Márcia
Bom Dia. Estou precisando comprar para minha gatinha a medicação ketosteril alguém me indica o local onde posso encontrar por favor.
Rogenilson Vieira Lima
Gostei das informações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rogenilson! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ana Cristina Lança
Existe algum tratamento caseiro para tratar problemas renais nos gatos ? O meu gato nada a vomitar e urina muitas vezes ao dia em pouca quantidade. Está sem força e não anda a comer quase nada. O que pode ser ??? Há tratamento caseiro para isso ?
Carol
Oi, meu gato estava urinando pouco dei um diurético e ele melhorou. E em relação a quase não comer ele tbm tava assim, talvez pela idade, mas faço soro caseiro e dou diariamente pra ele e ele tem melhorado bastante.
Como tratar a insuficiência renal em gatos