Partilhar

Por que os gatos comem grama?

Por Sara Viega. Atualizado: 18 dezembro 2017
Por que os gatos comem grama?

A natureza é sábia, disso não há dúvida. A fauna e a flora nos demonstram muitas vezes que estão dotadas de diferentes mecanismos muito sofisticados, que ajudam a adaptá-las ao seu meio e sobreviver. Os gatos são felinos conhecidos por sua inteligência e astúcia e, apesar de estarmos acostumados a viver com eles, há muitos aspectos sobre eles que desconhecemos. Se você mora em uma casa com um jardim ou uma área exterior, é provável que já tenha visto um estranho comportamento do seu amigo felino e que agora esteja se perguntando: por que meu gato come grama? Pois a verdade é que isso não é tão estranho como poderia parecer e as razões são mais coerentes do que possa imaginar. Neste artigo do umCOMO explicamos para você por que os gatos comem grama, para que não tenha que se preocupar com este comportamento.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos lambem

É bom o meu gato comer grama?

É provável que você já tenha visto seu gato passeando pelo jardim e parando à frente de um pouco de erva para comer dele. Também é possível que tenha visto como, depois de alguns minutos da ingestão, o gato começa a se engasgar e a regurgitar, ou seja, a vomitar os alimentos não digeridos. Desta forma, o gato extrai qualquer alimento que não tenha sido digerido para se desfazer dele.

Mas, por que isso acontece? Às vezes, os gatos que estão em contato com o exterior capturam pequenas presas, como ratos ou pássaros, e comem-nos com pele ou penas incluídos. Como consequência, algumas partes dos animais, como os ossos, não podem ser digeridos e precisam ser expulsos. É aqui onde encontramos a primeira resposta de por que os gatos comem grama. Trata-se de um método para cuidar do estômago eliminando toda a matéria que não possa ser digerida e, desta forma, o gato se sente muito melhor. De fato, muitos especialistas estão de acordo em que este comportamento pode ser positivo para a saúde do gato.

Se seu gato comeu algo recentemente e não lhe caiu bem, é possível que vá à procura de erva para provocar o vômito e, desta forma, se sentir melhor. A grama possui enzimas que não podem ser digeridas pelo estômago do felino, por isso se produz o vômito.

No entanto, também é importante conhecer quais são os alimentos que não devemos dar ao nosso gato, pois poderiam ser prejudiciais para sua saúde.

Por que os gatos comem grama? - É bom o meu gato comer grama?

Grama como complemento alimentar

Segundo especialistas, a erva é um complemento da dieta do gato. A erva contém ácido fólico, uma vitamina positiva para o desenvolvimento do gato e que ajuda a aumentar os níveis de oxigênio no sangue. Por isso, um dos motivos para o seu gato comer grama é por um déficit em sua dieta, caso não disponha dos valores nutricionais adequados. Como consequência, ingere grama para complementar a sua dieta e obter vitaminas extras. No entanto, essa não costuma ser a razão mais frequente que explica por que os gatos comem grama.

Grama como laxante

Outra razão para os gatos comerem grama é o efeito laxante que poderia ter neles, ajudando a ter evacuações regulares. Às vezes, os gatos podem sofrer de complicações no trato digestivo, que fica obstruído pela acumulação de restos de comida. Por isso, alguns tipos de grama podem beneficiar a digestão, estimulando o movimento e melhorando os excrementos.

De forma habitual, os gatos expulsam bolas de pelo que acumulam no seu interior por sua higiene e por lamber os pelos, engolindo grande parte deles. Com o tempo, esta acumulação de pelo é expulsa, mas pode acontecer o pelo ficar obstruído no trato digestivo, precisando de ajuda para ser expulso. Instintivamente, o gato sabe que consumindo grama pode melhorar a situação. É uma forma que os gatos têm de responder perante diferentes situações.

Por que os gatos comem grama? - Grama como laxante

Todas as gramas são boas?

Agora que já sabe por que os gatos comem grama, também deve se certificar de que todas as plantas, tanto no interior como no exterior da sua casa, não sejam tóxicas. Os gatos que têm acesso ao exterior costumam saber quais ervas podem comer. No entanto, também deve evitar o uso de pesticidas ou fertilizantes nas ervas que o gato comer, para evitar intoxicações.

Além disso, podemos comprar erva para gato em centros veterinários, que cumprem funções benéficas para a saúde de nosso felino.

Por que os gatos comem grama? - Todas as gramas são boas?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos comem grama?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os gatos comem grama?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
antonia boavida
a minha gata tem 17 anos e apareceu quisto na mama será que ela tem dores???
Editor umComo.com.br
Oi Antonia! É importante que ela seja vista por um veterinário para que seja descartada a possibilidade de tumor.
Letícia
Minha gata ficou prenha no primeiro cio... Me deu m olé! Teve cinco lindos filhotes. Dois nasceram pelos pés e eu ajudei.. Só que ao tentar cortar o cordão umbilical, puxei e veio um pedaço, algo como sangue talhado. Ela comeu tudo. Estão bem, Mãe e filhotes. Porém há pouco ela saiu da caixa e foi lá fora, vomitar. Vomitou capim e voltou para a caixa. Tem algo errado?
Editor umComo.com.br
Oi Letícia! Se a sua gata está bem, come, bebe, urina e defeca normalmente e está alimentando os filhotes, você não precisa se preocupar. Porém, esteja atenta a outras alterações e se a gatinha volta a vomitar. Nestes primeiros dias depois da ingestão da placenta, alguma diarreia e por vezes vômitos, podem acontecer.

Por que os gatos comem grama?
1 de 4
Por que os gatos comem grama?

Voltar ao topo da página