menu
Partilhar

Quando levar meu gato ao veterinário

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando levar meu gato ao veterinário

Os gatos são excelentes companheiros, apesar do seu caráter independente são carinhosos e fiéis, oferecendo-nos o seu amor. Quando um felino entra na nossa casa, somos responsáveis pela sua saúde e bem-estar, por isso as consultas ao veterinário não podem ser ignoradas.

Sabemos que é importante, mas muitas vezes não temos claro quando é a primeira vez que devem ir a uma consulta, quantas vezes por ano devem ir ou em que casos é importante realizar uma revisão urgente. Se se estiver perguntando quando levar seu gato ao veterinário continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está estressado

Por que devo levar o meu gato ao veterinário?

A resposta é óbvia, mas muitas pessoas acham que porque seu gato é doméstico, não precisa de atenção sanitária. Durante os primeiros meses de vida é fundamental levar o gato ao veterinário para que seja desparasitado, examinado e receba suas primeiras vacinas, depois deverá fazer um controle e realizar os reforços de vacinação.

As consultas médicas são a única forma de evitar que seu animal sofra de doenças perigosas como a leucemia, a panleucopenia ou cinomose felina ou a raiva. Além disso, este especialista poderá orientar sobre assuntos importantes como a alimentação do animal, os seus hábitos e comportamento, ou nos ajudar a tratar de condições de saúde pontuais que o nosso pet possa apresentar.

Um animal é também uma responsabilidade e o mínimo que devemos oferecer a ele é uma alimentação adequada, carinho e a atenção médica apropriada.

Quando levar meu gato ao veterinário - Por que devo levar o meu gato ao veterinário?

Quando ir à primeira consulta ao veterinário?

A primeira consulta ao veterinário costuma ocorrer entre os 40 e os 45 dias de vida do animal, pois é durante esta etapa que o felino deve ser desparasitado pela primeira vez. Este processo é muito importante, pois o animal deve estar livre de parasitas no momento de aplicar as primeiras vacinas. Depois disso, deve voltar ao veterinário quando o gato tiver 3 meses para ser administrada a vacina trivalente felina que o protege contra a panleucopenia ou cinomose felina, o calicivírus e a rinotraqueíte viral, três doenças muito comuns nos felinos. Esta vacina é aplicada novamente aos 4 e aos 5 meses, depois será aplicado um reforço anual.

Além disso, entre os 4 e 5 meses, deve ser aplicada a vacina contra a leucemia felina, uma doença muito comum nestes animais, e aos 6 meses a da raiva, caso seja necessário.

Quando levar meu gato ao veterinário - Quando ir à primeira consulta ao veterinário?

Revisões gerais

Uma vez que o animal conte com as primeiras doses das vacinas recomendáveis, devemos levar o gato ao veterinário uma vez por ano para realizar uma revisão geral, aplicar os reforços das vacinas e certificar-nos de que tudo está bem com a saúde do nosso animal.

Estas revisões são imprescindíveis para garantir o bem-estar do seu pet especialmente se conviver com outros animais ou se sair de casa, o que faz com que corra um maior risco de contrair parasitas, certas doenças ou de ingerir plantas e substâncias não aptas para o seu consumo.

Quando levar meu gato ao veterinário - Revisões gerais

Condições que merecem uma visita ao veterinário

Além da atenção médica básica, existem outras condições que requerem uma revisão imediata por parte de um especialista, algumas delas consideram-se como urgências veterinárias. Deve se manter sempre atento à saúde do seu animal, e se observar qualquer um destes sinais, levá-lo a uma consulta:

  • Quedas ou golpes importantes, especialmente quando notar que custa ao animal caminhar ou se mover.
  • Se seu gato tiver febre.
  • Se o animal deixou de comer e não comer o seu alimento durante dois dias ou mais.
  • Quando o gato apresenta sintomas de uma infecção urinária, como urina com sangue, febre ou pelo em mau estado.
  • Quando apresenta sintomas como diarreia que não acaba depois de 24 horas, vômitos que ocorrem mais de duas vezes e apatia. Estes podem ser sinais de que o animal está intoxicado, tem gastroenterite ou apresenta qualquer outro problema gástrico.
  • Se você suspeita que o gato foi envenenado.
  • Quando detectar que seu animal já está há uns dias apático, sem vontade de brincar e visivelmente fraco.

Qualquer sinal de que algo está fora do comum pode nos alertar de que o felino não está bem, e sempre que surgir essa dúvida será hora de o levar ao veterinário.

Quando levar meu gato ao veterinário - Condições que merecem uma visita ao veterinário

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando levar meu gato ao veterinário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quando levar meu gato ao veterinário
1 de 5
Quando levar meu gato ao veterinário

Voltar ao topo da página