menu
Partilhar

Como dar brilho ao pelo do meu gato

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Como dar brilho ao pelo do meu gato

Se quiser que o pelo do seu gato brilhe, o segredo é que o seu animal esteja saudável. Um pelo brilhante é sinônimo de saúde, nem mais nem menos. E para os gatos isso é especialmente importante porque através do seu pelo, muitas relações são estabelecidas com o meio e com outros seres vivos. Mas, além de cuidar do seu gato em todos os sentidos, vamos dar algumas dicas para que seu pelo permaneça bonito e brilhante a qualquer momento. Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar para você como dar brilho ao pelo do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como dar banho ao meu gato em casa
Passos a seguir:
1

Para começar, você deve compreender a importância que tem o pelo do seu gato para sua vida. É sua camada protetora, ou seja, serve como isolante térmico tanto para enfrentar o calor como o frio e, além disso, cumpre uma função crucial nas suas relações sociais. O pelo é muito relevante para seu sentido do tato, pois através dele comunicam com os humanos e com outros animais da sua espécie. Por isso, você deve cuidar muito do seu pelo, porque se não o fizer, de certa forma estará afetando suas capacidades comunicativas e, com certeza, sua saúde.

2

Para conseguir que o pelo do seu gato permaneça brilhante, você deve dedicar tempo a escovar seu pelo. Assim, estará cuidando do seu pelo eliminando a sujeira que se possa acumular. Pode começar com uma escova de cerdas flexíveis e suaves, é a melhor forma para retirar o pelo morto. Faça no sentido contrário ao pelo, da cauda até à cabeça. Depois, deve continuar escovando no sentido do crescimento do pelo, ou seja, da sua cabeça até à cauda.

Para fazer este trabalho, você deve usar uma escova de cerdas metálicas que desembaraçará e manterá o seu pelo suave. Ainda que a frequência dependa do tipo de pelo do seu gato (se é longo ou curto, mais ou menos espesso), o recomendável é escová-lo diariamente durante uns 5 minutos. Habitue o seu gato desde pequeno a esta rotina e ele não lhe dará qualquer trabalho.

Como dar brilho ao pelo do meu gato - Passo 2
3

Outro conselho para conseguir que o pelo do seu felino brilhe é a hidratação. Ela é essencial para que fique saudável, forte e brilhante. Tente que seu gato tenha sempre água limpa e fresca suficiente ao seu alcance. Tenha vários bebedouros em casa para que ele possa satisfazer sua necessidade sem problemas.

Além da água, é muito importante a alimentação. Há rações leves que, como têm menos calorias, reduzem o consumo das gorduras boas: os ácidos ômega 3 e 6. Estas gorduras são importantes e necessárias para manter a sua pele e seu pelo saudáveis. Por exemplo, o peixe azul tem uma elevada concentração destes componentes, que são altamente benéficos para seu gato. O salmão e o atum são dois peixes altamente recomendáveis para seu felino, você pode oferecer-lhe todas as semanas um pouco de ambos. Assim, estará cuidando da sua pele e mantendo seu pelo saudável. É importante que estes peixes estejam limpos, crus, sem espinhas e sem vísceras e devem ter sido previamente congelados por, no mínimo, 72 horas.

4

Mas, se não tiver nem atum nem salmão, uma alternativa é o peixe azul em conserva. Por exemplo, você pode pegar uma lata de sardinha ao natural e dar-lhe um pouco do seu óleo. Não se confunda e dê o líquido de uma conserva de peixe condimentada ou picante. Pegue uma colher e coloque um pouco do óleo da sardinha em sua comida habitual uma vez por semana. Assim terá uma fonte de ômega 3 e 6 poderosa para o seu organismo.

Além desta contribuição extra de gorduras saudáveis, é fundamental alimentar seu felino com ração de qualidade e adaptada às suas necessidades. Sua comida deve ter um equilíbrio perfeito de carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. Não o alimente com marcas genéricas, porque costumam conter ingredientes de menor qualidade biológica. Os gatos são animais carnívoros e precisam de uma alta proporção de proteínas, hidratos complexos e gorduras saudáveis para terem um pelo brilhante. Se seu gato tiver sobrepeso, coloque-o em uma dieta, porque o peso a mais pode fazer com que tenha problemas para se limpar. Fale com seu veterinário para avaliar as opções.

Como dar brilho ao pelo do meu gato - Passo 4
5

Caso o pelo do seu gato não esteja brilhante e pareça opaco, observe e procure algum sinal de parasitas como vermes e pulgas. Se tiver algum habitante estranho, ele roubará seus nutrientes e fará com que seu pelo perca sua boa aparência. Neste sentido, não se esqueça de aplicar as pipetas externas e a medicação interna correspondente para que não se prejudique com nenhuma praga que ameace sua saúde.

E em relação à higiene, os gatos limpam-se muitas horas por dia. Não é muito recomendável dar banho em seu gato com frequência, só quando for necessário, a cada 3 ou 4 meses pode ser suficiente. Muitos banhos ressecam seu pelo, se o fizer, use um xampu especialmente desenvolvido para proteger o pelo do seu gato. Depois da lavagem, não se esqueça de enxaguá-lo muito bem para que não fique nenhum resíduo. Se ficar um pouco de sabão, isto fará com que o pelo tenha um aspecto muito opaco e provocará coceira.

Como dar brilho ao pelo do meu gato - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar brilho ao pelo do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como dar brilho ao pelo do meu gato
1 de 4
Como dar brilho ao pelo do meu gato

Voltar ao topo da página