Como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes


Como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes

A chegada de novos cachorrinhos costuma emocionar muito os donos dos animais, mas é normal ter certas dúvidas e preocupação ao ver a nossa cadela fraca depois do parto e tendo que atender às vezes a vários bebês, por isso algumas pessoas se perguntam como ajudar sua cadela a cuidar dos filhotes. Em umComo.com.br damos alguns bons conselhos para que você possa dar uma mão ao seu animal de estimação e facilitar todo o processo.

Instruções
  1. Durante as primeiras semanas de vida os filhotes não conseguem ver bem, por isso procuram praticamente às cegas um lugar quente onde ficar e se alimentar, que em geral é na área das tetas maternas. Uma boa forma de evitar que os pequenos se afastem dessa zona e sofram acidentes é fechando o espaço para que se mantenham na área, perto da mamãe.

  2. Nos primeiros dias é muito importante que os pequenos tomem leite materno, pois como ocorre nos humanos, este contém todos os nutrientes que irão mantê-los saudáveis, mas quando se trata de ninhadas muito numerosas às vezes a cadela não consegue ter leite suficiente para todos. Neste caso você pode alimentá-lo com papinhas a partir de 12 dias de nascidos. Consulte seu veterinário a respeito da mistura mais adequada para fazê-lo.

  3. A lactação consome uma enorme quantidade de calorias, por isso a cadela deve alimentar-se melhor do que nunca com uma ração que contenha grande quantidade de proteínas. Não controle as porções, pelo contrário, dê-lhe todo o alimento que ela te pedir, pois ela está precisando. Deste modo, terá mais energia e produzirá um leite melhor.

  4. É frequente ver que a cadela lambe os cachorros com força e energia durante as primeiras semanas de vida, especialmente na área genital e anal deles para estimular os esfíncteres. Se ela deixar de fazer isto muito cedo, será necessário que você pegue um algodão com água morna e passe nesta área para que os pequenos evacuem.

  5. Você deverá realizar esta tarefa a cada três horas depois de que os filhotes tenham tomado o leite deles e até que consigam realizar as funções por si mesmos, o que ocorrerá após algumas semanas.

  6. Mantenha sempre os filhotes perto da mãe até começarem a ganhar mais independência. Se você notar sua cadela apática, desanimada e com pouco apetite, consulte um veterinário.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes, recomendamos que entre na nossa categoria de A gravidez dos cães e seus cachorros.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes:


                

1 comentário


30-01-2014 manu_queiros disse:
EU estou loca pra poder dar banho nos filhotes. Pode ou não...
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências