Como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes

A chegada de novos cachorrinhos costuma emocionar muito os donos dos animais, mas é normal ter certas dúvidas e preocupação ao ver a nossa cadela fraca depois do parto e tendo que atender às vezes a vários bebês, por isso algumas pessoas se perguntam como ajudar sua cadela a cuidar dos filhotes. Em umComo.com.br damos alguns bons conselhos para que você possa dar uma mão ao seu animal de estimação e facilitar todo o processo.

Whatsapp 2 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Durante as primeiras semanas de vida os filhotes não conseguem ver bem, por isso procuram praticamente às cegas um lugar quente onde ficar e se alimentar, que em geral é na área das tetas maternas. Uma boa forma de evitar que os pequenos se afastem dessa zona e sofram acidentes é fechando o espaço para que se mantenham na área, perto da mamãe.

  2. Nos primeiros dias é muito importante que os pequenos tomem leite materno, pois como ocorre nos humanos, este contém todos os nutrientes que irão mantê-los saudáveis, mas quando se trata de ninhadas muito numerosas às vezes a cadela não consegue ter leite suficiente para todos. Neste caso você pode alimentá-lo com papinhas a partir de 12 dias de nascidos. Consulte seu veterinário a respeito da mistura mais adequada para fazê-lo.

  3. A lactação consome uma enorme quantidade de calorias, por isso a cadela deve alimentar-se melhor do que nunca com uma ração que contenha grande quantidade de proteínas. Não controle as porções, pelo contrário, dê-lhe todo o alimento que ela te pedir, pois ela está precisando. Deste modo, terá mais energia e produzirá um leite melhor.

  4. É frequente ver que a cadela lambe os cachorros com força e energia durante as primeiras semanas de vida, especialmente na área genital e anal deles para estimular os esfíncteres. Se ela deixar de fazer isto muito cedo, será necessário que você pegue um algodão com água morna e passe nesta área para que os pequenos evacuem.

  5. Você deverá realizar esta tarefa a cada três horas depois de que os filhotes tenham tomado o leite deles e até que consigam realizar as funções por si mesmos, o que ocorrerá após algumas semanas.

  6. Mantenha sempre os filhotes perto da mãe até começarem a ganhar mais independência. Se você notar sua cadela apática, desanimada e com pouco apetite, consulte um veterinário.

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes, recomendamos que entre na nossa categoria de A gravidez dos cães e seus cachorros ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como ajudar minha cadela a cuidar de seus filhotes:


8 comentários


22-06-2015 disse:
Minha cachorra entrou no cio mes passado e ficou com o cachorro de minha vizinha, sera que ela pode ter pego cria, pois ela nao demonstra nenhum sinal de gravidez, o que eu faço?
23-06-2015 disse:
Oi Jocelia, tudo depende da fase do cio em que a sua cadela se encontrava. Pois durante o cio existe uma fase em que a cadela ainda não aceita o macho. Nesse link poderá conferir quais os sinais de gravidez nas cadelas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-a-minha-cadela-esta-prenha-91.html
20-06-2015 disse:
Com quanto tempo devo dar as primeira vasinas.,
12-06-2015 disse:
Minha cadela teve os bebes mas não quis saber deles não vai para perto nem os lambe não lhe liga tivemos que ajudar eles desde inicio, já comprei leite e biberão e estou a amamenta-los será que pode haver uma maneira de incentiva-la a tomar conta das suas crias.
03-05-2015 disse:
Minha cachorrinha teve cria e só quer ficar num buraco de terra feito por ela mesma se nagando a ficar no conforto da caixa, é normal? Estou com medo da friagem p/filhotes. Pode me orientar?
13-04-2015 disse:
gostaria de saber que tipo de alimentação posso dar a minha cadela que está grávida. obgada
14-04-2015 disse:
Oi Rejane, ração é o melhor tipo de alimentação que pode dar à sua cadela. Nesse link poderá encontrar mais informação a respeito da alimentação de cadelas grávidas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-a-minha-cadela-gravida-3747.html
02-04-2015 disse:
Posso da verduras ou legumes para minha cadela prenha
07-04-2015 disse:
Oi :) Você pode ver como deve alimentar a sua cadela prenha aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-a-minha-cadela-gravida-3747.html
31-03-2015 disse:
Minha cadela e vacinada para n pegar cria mas entrou um cachorro no meu quintal e trelou com minha cadela sera que ha possibilidade da minha cadela pari
31-03-2015 disse:
Oi Rayan, você esterilizou a sua cadela?
30-01-2014 disse:
EU estou loca pra poder dar banho nos filhotes. Pode ou não...
Vídeos em destaque
Nós de Gravatas DIY Experiências Regresso ás Aulas