Outros a gravidez dos cães e seus cachorros

Quantos filhotes pode ter um Schnauzer

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos filhotes pode ter um Schnauzer

Se tem uma fêmea da raça Schnauzer e não sabe quantos filhotes pode ter, recomendamos que continue lendo este artigo. Se deseja que seu animal tenha descendência vai ter que se informar direito, principalmente em relação ao parto e à gravidez. Esta é uma situação que causa muito estresse, mas com a informação adequada estará pronto para o que der e vier e seu animal também. Compreender tudo sobre a gestação é um fator crucial para uma procriação saudável e responsável. Em umComo.com.br vamos explicar para você quantos filhotes pode ter um Schnauzer.

Também lhe pode interessar: Quantos filhotes pode ter um Dálmata

Passos a seguir:

1

Para começar, antes de contar a quantidade de filhotes que uma fêmea de Schnauzer pode ter, conheça alguns detalhes sobre o período de gestação. A sua média está entre 60 e 67 dias mas a idade em que atinge a maturidade sexual varia segundo o tamanho do cão.

O Schnauzer miniatura amadurece entre os 6 e os 12 meses, o médio entre os 10 e os 16 e a raça grande pode demorar até um máximo de 2 anos. Após atingir esta etapa, o Schnauzer entra no cio a cada 6 meses aproximadamente. Este é um dado que deve ter em conta se deseja que a fêmea cruze e tenha descendência.

Em umComo damos-lhe algumas dicas para cuidar de um Schnauzer neste outro artigo.

2

Deve ter em conta que existem certos fatores que condicionam a quantidade de filhotes que a sua cadela terá. Apesar de normalmente uma fêmea de Schnauzer poder ter de 3 a 10 cães, existem aspectos que podem ser determinantes.

Em primeiro lugar o tamanho é muito importante, uma cadela Schnauzer miniatura pode chegar a ter entre 3 e 5, a de tamanho médio pode ter até 6 ou 7 e uma grande pode superar inclusive os 8 filhotes. Outro fator relevante é a idade. A verdade é que, geralmente a partir do terceiro ou quarto cio, a fertilidade dispara. O seu estado de saúde e uma boa alimentação e nutrição são fatores que influenciam diretamente no número de filhotes.

Quantos filhotes pode ter um Schnauzer - Passo 2
3

Outro fator que pode afetar na quantidade de filhotes de uma Schnauzer é o momento do cruzamento. As fêmeas têm dois dias férteis, por isso se o cruzamento acontecer nesses dias a probabilidade de ter uma ninhada maior aumenta. Isso deve ser levado muito a sério. Apesar disso, o esperma do macho sobrevive até dois dias dentro da fêmea. Se o cruzamento for feito antes do momento mais fértil, pode ser que engravide mas a ninhada seja menor, pois podem sobrar poucos espermatozoides vivos para fecundar os óvulos.

Deixando os mitos de lado, devemos lembrar que a quantidade de filhotes da sua cadela dependerá dos óvulos maduros que se desprendam no dia exato do cruzamento. E, por outro lado, da fertilidade do macho escolhido.

Quantos filhotes pode ter um Schnauzer - Passo 3
4

Sabendo disso, terá que detectar os sinais iniciais da gravidez de uma Schnauzer. Entre a 1ª e a 3ª semana será complicado detectar se está grávida. Mas um dos sinais de que a cadela pode estar esperando filhotes é que o seu apetite aumente de forma considerável. Se conhece bem os seus hábitos alimentares, perceberá que sente mais fome, que com a ração diária já não é suficiente. Como consequência, a sua cadela engordará.

Outro sintoma físico de gravidez é que seus mamilos ficarão maiores e pode ser que fique mais carinhosa e amorosa do que o normal. Todos estes sinais poderiam indicar que a sua cadela está gestando, mas também poderia se tratar de uma falsa gravidez.

Quantos filhotes pode ter um Schnauzer - Passo 4
5

Entre a 4ª e a 6ª semana, à medida que a gestação avança, notará como as mamas da cadela aumentam e começará a notar perdas de fluxo vaginal de cor clara. Seu abdômen começará a ganhar volume e nele estarão os futuros filhotes. Quando chegar na 6ª semana, os mamilos da cadela ficarão mais grossos e escuros.

É na 7ª semana quando se sabe com certeza se a sua cadela vai ser mãe. Na zona da barriga pode começar a perder um pouco de pelo. Na 8ª semana já começará a produzir leite e na 9ª verá como sua Schnauzer começa a preparar o ninho para o parto.

6

Apesar de termos referido todos os sinais possíveis de gravidez, recomendamos sempre que vá ao veterinário assim que notar as primeiras mudanças para ter a certeza. É um momento muito importante para seu animal e deve ser controlado desde o primeiro instante, assim poderá avaliar se tudo está bem ou se deve fazer alguma mudança nos seus cuidados.

Depois disso, chegará o momento tão desejado do parto da sua cadela. O processo de nascimento pode chegar a ser complexo principalmente se sua Schnauzer for miniatura. Se a fêmea tiver dificuldades, muitas vezes recomenda-se um parto por cesárea, por isso é fundamental o controle médico, deve evitar riscos desnecessários tanto para a vida da mãe como dos filhotes.

Quantos filhotes pode ter um Schnauzer - Passo 6
7

Depois do parto, respeite o espaço da sua cadela e dos seus filhotes. Nessas primeiras horas cruciais devem estar sempre juntos. Os cães são seres olfativos, por isso não deve, sob nenhuma circunstância, dar banho na sua cadela depois do parto, porque ao eliminar o seu cheiro natural os filhotes ficariam confusos.

O que pode fazer é afastar a sua cadela do ninho por um momento para limpá-la com delicadeza, com uma toalha úmida, e deixá-la com os bebês. Nas primeiras 12 horas é normal que a sua cadela não coma, mas deixe água fresca ao seu alcance para que esteja perfeitamente hidratada. Após essas horas, deixe comida para ela perto do ninho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes pode ter um Schnauzer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Quantos filhotes pode ter um Schnauzer