PARTILHAR

Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela

Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela

Se é a primeira vez que sua cadela se encontra em período de gestação é provável que você se esteja perguntando quanto tempo demora para os filhotes se formarem para deixar prontos todos os preparativos do parto e calcular a data aproximada.

Existe uma crença que diz que todas as cadelas precisam de seres mães pelo menos uma vez na vida, mas isto não tem que ser assim uma vez que depende do instinto maternal da cadela, visto que pode nunca chegar a aparecer. Se quer saber quanto tempo dura a gravidez de uma cadela, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha cadela está prenha
Passos a seguir:
1

Segundo os veterinários indicam, é conveniente esperar que a cadela tenha passado pelo menos por três cios para permitir que ocorra o acasalamento e a consequente gravidez. Ao fazê-lo no primeiro cio estaremos expondo uma cadela que mal acaba de atingir sua idade adulta e, portanto, a sua maturidade, a um processo que lhe pode causar ansiedade ou depressão.

2

O período de gestação de uma cadela costuma durar entre 58 e 68 dias, aproximadamente. Claro que, isto não é uma ciência exata e é possível que inclusive chegue aos 70 dias de gravidez. No entanto, deve estar preparado para o dia número 58 porque a partir deste momento os filhotes podem chegar a qualquer momento.

Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela - Passo 2
3

Se você tem conhecimento do dia exato de acasalamento poderá calcular com precisão, uma vez que o tempo aproximado são dois meses. Desta forma, com base nisso e nas fases de gestação pode se aproximar da data do parto. As cadelas passam por todas e cada um dos processos de uma gravidez mas de forma acelerada. No geral, a gestação divide-se em duas grandes metades.

4

A primeira metade da gravidez constitui a fecundação, fixação dos embriões às paredes do útero e a formação dos órgãos, músculos e ossos dos cachorros, e dura seis semanas aproximadamente. O número de filhotes está sujeito à raça dos pais, entre oito ou nove em média é o que costuma ter uma Golden Retriever, ou um ou dois de uma Chihuahua.

O mais aconselhável é que realize um acompanhamento veterinário da gravidez. Assim, a primeira visita pode ser feita a partir do dia 22 depois do acasalamento. Durante esta metade a gravidez é pouco visível.

Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela - Passo 4
5

Durante a segunda metade da gravidez, da sexta semana à nona, é quando os filhotes se desenvolvem por completo de forma acelerada. Durante este período é quando notaremos que nossa cadela está grávida, de maneira que, se você não tinha reparado na gravidez anteriormente, deve saber que falta um mês aproximadamente para o parto.

6

Você vai saber que o momento do parto chegou quando a sua cadela levar dias preparando o "ninho", que pode ser sua cama ou o lugar favorito na casa, não saia daí e esteja nervosa ou inquieta. Não hesite em consultar nosso artigo sobre como cuidar de uma cadela grávida e siga todas as suas indicações para se certificar de que tudo corre bem.

Especialmente as raças pequenas e miniatura podem sofrer com partos complicados, o que é recomendável que sejam realizados por veterinários.

7

Depois é fundamental que, quando a sua cadela tenha tido os filhotes, a ajude em tudo o que for possível a cuidar dos seus filhotes. Deste modo, conseguirá criar laços com o seu animal e conseguir que a sua nova vida como mãe seja plena e satisfatória.

Pode ajudar a sua cadela se vir que não consegue dar comida aos seus filhotes, oferecendo-lhe papas nutritivas a partir dos 12 dias do parto. Também deve saber que a sua cadela se deve alimentar melhor do que nunca durante o período de lactação porque gasta muitas calorias alimentando os seus filhotes. Outra forma de ajudar a sua cadela com seus filhotes é limpando os cachorros com a ajuda de um algodão quando vir que a mão já não pode mais.

Neste artigo de umComo damos-lhe mais conselhos sobre como ajudar a sua cadela a cuidar dos filhotes.

Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela - Passo 7
8

O momento em que pode separar a mãe dos seus filhotes depende de vários fatores e, deve ir com cuidado para não fazer com que nenhum membro da família se deprima. Deve saber que durante as 7 primeira semanas nunca deverá separar os filhotes da sua mãe. O momento ideal para fazer este ato é a partir das 7 ou 8 semanas que é quando o cachorro já sabe comer sozinho.

Dica: Acesse também o artigo e descubra quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
55 comentários
A sua avaliação:
Jennifer
Minha cachorrinha cruzou dia 12 de abril de 2021 quando ela ganha filhotes
A sua avaliação:
leticia
como calcular a quantidade de filhotes
Patricia
Minha Pit Bull cruzou dia 22 e 23 de julho e ate o momento não nasceu nada, ela tem leite mais a barriga esta pequena, ela já fez o processo de ficar sem comer duas vezes, mais agora voltou a comer normal. Será que ainda tem a possibilidade de esperar mais alguns dias ou ela não teve estar esperando bebes?
Editor umComo.com.br
Oi Patricia! Nesta altura a barriga já deveria estar grande e o parto próximo de acontecer. Você não sente movimentos na barriga dela?
jean
Uma cadela da raça Pinscher pode dar à luz quantos filhotes por gravidez
SIDNEI
devo contar a data da gravidez da minha cadela e apartir do dia da cobertura. ex : a cobertura ocorreu dia 25/06. conto 58 a 68 dias apartir dai ??? aguardo repostas... obrigado
Wilson Santos
Excelentes esclarecimentos. Sanaram minhas dúvidas. Obg.
Editor umComo.com.br
Oi Wlson! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO :)
roseli
não sei se minha cadela ta prenha quais são os sintomas?

GUSTAVO
GESTAÇAO PODE DURAR 7 DIAS NAO ENTEDI ME EXPLIQUE POR FAVOR EU CRUZEI ELA NO MES DE JANEIRO E ESTAMOS EM ABRIL E ELA NAO TEVE FILHOTES AINDA ELA PODE TER ESTE MES SAIR UM LIGUIDO NOS SEIOS DELA MEIO VERDE É LEITE ALGUMAS TETA DELA NAO SAIR LEITE É NORMAL PARECE QUE É SO UMA TETA QUE NAO SAIR
Ana Matos
a minha cadela tinha uma pasta gelatinosa na vagina esta manhã será que os bebês estão prestes a nascer pois ela faz os 63 dias de gravidez no proximo domingo
Ana Matos
alguem me responda por favor
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Recomendo que você dê uma olhada nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/a-gestacao-da-cadela-semana-a-semana-7419.html#anchor_6
Ana Matos
obrigado pelo esclarecimento
gustavo
minha cachorra cruzei ela em janeiro nao me lemro do dia e ainda ela nao teve filhotes os seios dela eu aperto sair leite sera que ela ta buchuda ela é pitbul
Editor umComo.com.br
Oi Gustavo! Como a gestação das cadelas pode durar até 7 dias, é possível que a sua cadela esteja grávida.
GUSTAVO
QUANTOS MESES UMA CACHORRA PITBUL PODE TER CRIA
Edvaldo Salvador Quindai
Como tornar um cão obediente?
A sua avaliação:
MARIA DANTAS
OLA AMO MINHA CADELINHA ESTA ESPERANDO FILHOTES, É UMA CHISTON, ELE CRUZOU A UM MES. SERA QUE ELA TA GRAVIDA? COMO SABER?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Neste artigo poderá encontrar todos os sinais de gravidez em cadelas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-a-minha-cadela-esta-prenha-91.html
A sua avaliação:
beatris emanuelle
quau é o tempo de gestaçao em meses do cachorro
A sua avaliação:
Lukaz
minha cadela estar com 52 dias de gestação e não tem leite nas mamas ainda, quando irá surgir leite??
A sua avaliação:
Marisete c s
Ola tenho uma labrador chocolate de 3 anos colocamos ela pra cruzar duas vezes e ela nao engravidou , colocamos agora em agosto com outro macho estamos aguardando pra ver o resultado , gostaria de saber se e normal ela nao engravidar se isso pode ser esterilidade
vitoria
Minha cadela cruzou dia 24 04 que dia ela ira ter os bebes ?? Ele esta com pouco apetite e a barriga bem grande
Cristiane
Minha cachorrinha ficou ciu pela primeira fez escapou e acabou ficando prenha ela so tem 8meses e esta no fim da gestacao o que faco estou muito preoculpada
Erika
Minha cadela escapou e acabou cruzando com algum vira lata, acredito que esteja grávida pois mudou muito seu comporta Mando, ela quase não está comendo nada, Deus mamilos estão enorme, porém ela emagreceu bastante, estou preocupada, acredito que deve estar com umas 3 a 4 semanas, o que devi fazer?
luana sacramento
Minha Cachorra cruZou dia 13que dia ela irar ter seus bebes
karla franciele padilha
minha chowchow teve sua relaçao dia 20 de fevereiro quando ele ganha filhote
Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela
1 de 4
Quanto tempo dura a gravidez de uma cadela

Voltar ao topo da página ↑