Doenças dos cachorros

Remédios caseiros para a tosse canina

Remédios caseiros para a tosse canina
Imagem: pixabay.com

A tosse nos cachorros é uma condição que, na maioria dos casos, ocorre como sintoma de infecções nas vias respiratórias, problemas cardíacos ou um simples resfriado. Em qualquer caso, é sempre recomendável visitar um veterinário para identificar a causa da tosse e iniciar o tratamento mais adequado. Após iniciar o tratamento médico, há a possibilidade de complementá-lo com remédios naturais. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são os remédios caseiros para a tosse canina.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a artrite canina
Passos a seguir:
1

Se ainda não foi ao veterinário, tente primeiro identificar a causa. Conhecer a origem da tosse não só permite iniciar um determinado tratamento mas também saber se o seu cachorro sofre alguma doença grave ou não. Lembre-se de que pode ser sintoma de anomalias no sistema respiratório ou problemas do coração.

2

Até que a tosse de seu cão não tenha desaparecido por completo, limite a atividade física. Um excesso de exercício pode agravar os problemas respiratórios e provocar um aumento da tosse. Por conseguinte, tente não fazer muito esforço. Não elimine por completo o exercício, já que poderia dar origem a um cão estressado ou com ansiedade pela falta de atividade. Mantenha repouso e a menor atividade física possível.

Remédios caseiros para a tosse canina - Passo 2
Imagem: pixabay.com
3

Um dos remédios caseiros mais populares para a tosse canina, indicado também pelos veterinários, é o suco de nêspera. Lembre-se de que existem uma série de alimentos tóxicos para os cães, entre eles o abacate, de maneira que ele não pode ingerir qualquer suco. Você deve tentar fazê-lo tomar um copo deste suco, já que seu alto conteúdo em vitamina A permitirá reforçar seu sistema imunitário e favorecer as membranas mucosas, agora danificadas, de suas vias respiratórias. Se não gosta do sabor, pegue uma seringa de plástico, iguais às que acompanham os xaropes para crianças, e dê-lhe pouco a pouco. Não o force já que poderia resultar em vômito.

Remédios caseiros para a tosse canina - Passo 3
Imagem: media.comprendrechoisir.com
4

Dessa forma, inúmeros estudos demonstraram que a vitamina C também fortalece o sistema imunológico dos cães. Outro remédio caseiro para a tosse do cão são os suplementos desta vitamina. Administre 100 mg por dia se for de raça pequena, 250 mg se for médio ou 500 mg se for grande ou gigante. Não lhe dê uma quantidade acima do recomendado, já que poderia provocar diarreia em seu cão. Do mesmo modo, os vegetais de folha verde são uma fonte excelente de vitamina C, complemente sua dieta com uma quantidade reduzida de verdura. Consulte primeiro seu veterinário.

5

Como acontece com os humanos, a inalação alivia consideravelmente a tosse nos cães. Para eles, há várias plantas medicinais que podem ajudar como remédio caseiro, entre elas se destacam a equinácea e o eucalipto. Graças às suas propriedades expectorantes e anti-tosse, elas favorecem as vias respiratórias e aliviam a tosse de seu cão. Por conseguinte, ponha água para ferver e acrescente algumas folhas de uma destas plantas. Quando seu cão dormir, coloque um recipiente com a mistura recém-saída do fogo e cubra sua cabeça, como faria normalmente para respirar o vapor. Lembre-se de que nem todas as plantas são boas para os cães, consulte nosso artigo sobre as plantas tóxicas para cães.

6

Por último, outro dos remédios caseiros mais eficazes para a tosse de seu cão é o óleo de coco, já que fortalece o sistema imunológico, favorece a energia e vitalidade e ajuda a tratar as doenças cardíacas. Misture simplesmente duas colheres de sopa deste óleo em uma tigela de água e deixe que ele beba como de costume. Do mesmo modo, a canela é outro complemento ideal para tratar a tosse.

Remédios caseiros para a tosse canina - Passo 6
Imagem: cosmetica-organica.com
7

Lembre-se que é aconselhável consultar seu veterinário antes de proporcionar ao seu cão qualquer destes remédios caseiros para a tosse. Além disso, não deixe de lhe dar o tratamento médico, já que os remédios devem ser um complemento, não a solução.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a tosse canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
Andreza Feminino Dias
oie Como eé pra dar canela no leite?obrigada
loici da luz
oi tenho 22 caes adotados um deles comecou a tossir em pouco s dias quase todos estao tossindo comprei um remedio que nao adiantou nao tenho condissoes de pagar consulta para todos gostaria de saber o que devo comprar que faca efeito para essa tosse que ataca muito a noite ate eles vomitar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Loici! Você já experimentou algum dos remédios caseiros que mencionamos acima?
A sua avaliação:
fabricio
queria um remedio pq meu cachorro ta tossido muito ela tenta vomita mais nao cosegue e fika cm falta de ar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabricio! Você já experimentou esses remédios caseiros que falamos no artigo? Se sim e sua cadela continua igual, então o melhor é mesmo levá-la no veterinário para um disgnóstico adequado.
A sua avaliação:
ELISABETE ARAGAO
posso fazer chá de eucalipto,saião, hortelã, agrião para cachorro
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisabete! O chá que você deve fazer é de eucalipto, mas não é para o cachorro beber, é para fazer inalação tal como explica no passo 5 acima. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
angelo
muito bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angelo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
tatiani
Olá. Tenho um boxer de 15 anos. Esta com uma tosse seca que o anseia ate parecer q vai vomitar. São crises! Ele tem isso seguido e chega durar 1 semana. Vi ele comendo terra. Será q pode ser essa a causa? Como posso medicá-lo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiani! Você já experimentou algum dos remédios caseiros que referimos? Se sim e se mesmo assim ele continua tendo tosse, então o melhor é levá-lo no veterinário, pois já são muitos dias seguidos com tosse. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu cachorro!
Vilma Aparecida da Silva cardoso
oi boa noite o meu cachorro dsta como se foce uma tosse e parece que vai vomitar o que eu faço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vilma! O seu cachorro ingeriu alguma ervinha? Se tiver sido o caso, é normal que ele vomite mesmo, os cachorros comem ervinhas para se depurarem. Mas se acha que é um problema de saúde, eu aconselhava a que fosse primeiro ao veterinário com ele para saber exatamente do que se trata, só depois o poderá tratar convenientemente. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu cachorro!
Paulo
Minha cachorrinhamiga começou a tossir mas tem saúde geralmente é nessa época de começo de inverno . Ok faço
ozeni França da silva Damásio
Oi bom dia meu cão esta com uma tosse e querendo vomitar e muito grave?
xandre
ótimo gostei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Xandre! Que bom saber que foi do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
dalva diasfreitas
tudo que se falou nesta materia me ajudou muito,foi muito bom,to cuidando melhor do meu amiguinho;muito obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dalva! Que bom saber isso :) Se tiver mais alguma dúvida não hesite em deixar nos comentários. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página!
josinete
Meu cachorro esta tossindo que remedio caseiro eu fasso que nao sei de nem um
Izabella
Minha cachorra começou a ter esses sintomas ontem Posso dar o óleo de coco na água pra ela ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Izabella! Pode misturar o óleo de coco na água sim e dar para a sua cadela. Mas se nenhuma destes remédios caseiros resultar, seria bom consultar um veterinário. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Luziene lopes
O meu cachorro esta com catarro e não para de sai do nariz dele.ele só está emagrecendo ..e que tipo de remédio eu posso da pra ele que seja caseira...
maria marina afonso
o meu cachorro e chitson ele espirra muito ja tomou as vacinas mas nada adiantou que posso faser
Maria Inês c marreiro
Meus cachorros estão com tosse canina tou dando tussedam mais. Não melhorou muito o que fazer eles não tem contato com outros cães na rua essa tosse pode pega em humanos em crianças
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, mas você levou os seus cachorros ao veterinário? Se não e uma vez que eles não estão melhorando, o melhor seria levá-los. Quanto ao contágio em humanos, penso que não tem de se preocupar com isso.
Monica
Me mudei a pouco tempo minha salchicha que tem 7 anos ontem começou tipo um engasgo hoje está tosindo estou preocupada pq ela nunca teve tosse me ajudem por favor
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Monica, se suspeita que a sua cadela pode estar com tosse, então o melhor seria levá-la a um veterinário para que seja feito o diagnóstico certo e indicado o tratamento a seguir.
Heloisa Aparecida Matos
O que posso dar para o meu cachorro ele e de raca pequena, esta com tosse ja faz uns 4 ms ja dei o 2 vidros de Tossicanis, mas de nada adiantou, levei no veterinario ele falou que era do coracao e passou Pet pril estou dando mas a tosse nao melhora, me ajudem por favor.
Efileuza
Meu cachorrinho está sempre tossindo, De um xarope chamado Tossicanis gostaria de saber se posso administrar outra coisa junto com o xarope. Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Efileuza, você pode experimentar os remédios caseiros que explicamos acima, mas eles não devem ser dados ao cachorro juntamente com o xarope. Obrigada e espero que se cachorro fique bem logo!
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: media.comprendrechoisir.com
Imagem: cosmetica-organica.com
1 de 4
Remédios caseiros para a tosse canina