Criar pintos

Como cuidar de um pintinho

Como cuidar de um pintinho

Os pintinhos são algumas das aves e animais de estimação mais comuns nas casas. Quando são pequenos têm um jeito e um comportamento engraçado, que apaixona as crianças da casa. Mas apesar dos pintinhos serem fofinhos, temos que seguir algumas pautas básicas para cuidar deles. Aqui em umComo, indicamos como cuidar de um pintinho e dar a ele uma vida saudável.

Vai precisar de:

  • Uma gaiola ou caixa de tamanho médio.
  • Recipiente com água e comida.
  • Lâmpada de luz infravermelha ou panos que deem calor.
Também lhe pode interessar: Como alimentar um pintinho

Passos a seguir:

1

Quando o pintinho chegar a casa, temos de proporcionar um alojamento adequado onde se possa abrigar e passar o tempo.

Neste primeiro passo podemos adquirir ou construir uma gaiola ou curral considerando que o pintinho vai crescer.

2

Esta gaiola deve ser condicionada para que seja habitável e higiênica.

Para isso devemos dispor de uma cama de palha ou de papel descartável para que absorva a umidade e que ele mesmo possa fazer seu ninho.

Lembre que esta gaiola deve estar protegida das correntes de ar e das altas temperaturas. Por outro lado, não poderá estar completamente fechada para poder ventilar sempre.

Devemos limpar a gaiola de forma periódica, trocando a base por uma limpa, para proteger a saúde do pintinho.

3

Um aspecto importante da gaiola ou curral é sua segurança. Esta gaiola ou curral deve proteger o pintinho dos cães, gatos e outros animais que possam atacar. São frágeis e pequenos, sendo uma presa fácil para os felinos.

4

Além da estrutura da gaiola ou curral, enquanto filhotes, os pintinhos precisam de uma fonte de calor constante para se manter entre os 37 e os 39 ºC. Esta fonte de calor pode ser uma lâmpada de luz infravermelha.

5

Os pintinhos se alimentam e bebem durante o dia todo. Por isso é importante dispor de um recipiente para a água e outro para a comida. Quando o pintinho é filhote, a alimentação será dada por nós.

Durante os primeiros dias é possível que o pintinho não coma nada. Quando nascem, eles têm uma reserva de alimento que pode durar de dois a três dias. Por outro lado, é importante que sempre tenham uma tigela com água e aprendam onde está. Ela deve ser grande para que tenha uma reserva mas não pode cair dentro e se afogar.

6

Durante o período de crescimento, os pintinhos comem milho em pó. À medida que vão crescendo pode dar grãos de aveia ou milho triturados, para ajudá-los na digestão.

Também é recomendável ir a uma loja de agropecuária ou centro veterinário onde obter ração para aves. É importante lembrar que esta alimentação não deve ser para engordar , já que algumas têm hormônios que aceleram seu crescimento.

7

Durante os primeiros dias os pintinhos passam pelo processo de reconhecimento. Durante esta fase os pintinhos reconhecem a mãe e estabelecem um vínculo intenso com ela. Ao separar o pintinho da mãe, ele reconhecerá a nós como mãe, esperando que o criemos e que mostremos o que pode comer e o que não.

Para que durante o tempo todo se sinta acompanhado, o melhor é ter vários pintinhos, deste modo fazem companhia uns aos outros.

8

É importante ter certeza de que o pintinhos tem as vacinas necessárias para garantir sua saúde. Não hesite em consultar um veterinário ou especialista em aves, para que aplique as vacinas obrigatórias na sua região.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pintinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • A temperatura da área de criação deve ser mantida entre 37 e 39 ºC para um bom crescimento.
  • Limpe diariamente o local ou caixa onde o pintinho se encontra.
  • Se for usar uma caixa, lembre de fazer pequenos buracos para permitir que o pintinho respire.
  • Se tiver dúvidas sobre sua saúde, consulte seu veterinário.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Mara
Estou criando um pintinho da minha filha e ele vive dentro de uma caixa mas tem água e comida, nós primeiros dias ele dormiu bem quando acordo ele pirou piou muito limpei a caixa mas mesmo assim não parava de piar, e aí minha filha tem um pintinho de corda aí coloquei junto e ele se acalmou. O que eu faço pra ele não piar constante.
A sua avaliação:
Anna Julia
Então...Eu estou com um pintinho que estar perdido da mae e não sabemos aonde ela estar ,então estou cuidando dela ou dele até crescer
A sua avaliação:
Maria Novaes
estou cuidando de um pintinho que nasceu a poucas horas, a mãe o abandonou. Não estou conseguindo fazer ele comer, ele só bebeu água, alguém tem alguma dica do que dar para ele comer?
A sua avaliação:
Sebastião Pires Filho
Estou começando criar pintos e cheios de dúvidas. onde moro a temperatura-nordeste, é sempre em torno de 28 a 30 graus. mesmo assim tenho que manter uma lampada para aquecimento, dia e noite?. obrigado.
Paula
Eu não deixei nenhuma lâmpada de aquecimento, deixei minhas cachorras verem meus dois pintinhos bem de perto. E olha la, vivos ate hoje
A sua avaliação:
Pedro Francisco
Prezados, Espero que estejam bem de saúde.
Gostei muito de ler a vossa matéria e gostaria de aprender mais sobre cuidados de animais. Digam-me, quais são os cuidados de saúde a ter com um pintinho caipira em crescimento?
A sua avaliação:
Julia Cristina
Eu tenho dois pintinhos e não sei como fazer eles pararem de comer.Eu dou uma colher de sopa para cada um de 6 em 6 horas. Esse tempo é bom? Pq eu vi que eles comem muito e decidi dar menos comida para ver se eles não ficavam doentes pq um saiu do bico uma gosta branca (o veterinário Deise q era vômito de comida em exesso). Me ajuda pfv
A sua avaliação:
marina
obg vcs me ajudaram mt para um trabalho escolar !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marina! Que bom saber que a informação foi de ajuda! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
pedro
tenho 16 pintinhos tinha 20 quetro morreu pois n sei a causa o que posso fazer para os outros 16 nao moram também?
everson
Tenho 6 pintimhos de 8 dias a mae morreu sera que eles vao sobrevier
pedro
se voce cuidar com carinho e cuidar direito pode ser que sim!
Como cuidar de um pintinho