Educar um gato

Como ensinar um gato a usar a caixa de areia

Como ensinar um gato a usar a caixa de areia
Imagem: gatosmania.com

Ensinar um gato a usar a sua caixa de areia não é necessário na maior parte dos casos. Todos nós já ouvimos dizer que os gatos são animais muitos limpos, este tema é fruto da observação de uma parte da tendência natural que os gatos têm para se limparem e cuidarem do seu pelo, mas também pelo seu costume natural de urinarem e defecarem na caixa de areia. Este hábito de higiene, faz dos gatos excelentes animais de estimação, bem como a evolução do gato no estado selvagem a gato doméstico. O gato precisa esconder o seu rasto o máximo possível para que as suas presas não detectem a sua presença. Embora a tendência seja natural, pode haver casos problemáticos em que a tendência de usar a caixa de areia não se manifesta. Se este é o caso do seu gato, esteja atento aos conselhos que lhe damos de seguida em umComo.com.br para ensinar o seu gato a usar a caixa de areia.

Vai precisar de:
  • Caixa de areia (de preferência de plástico rijo)
  • Areia para gatos
Também lhe pode interessar: Como adestrar um gato
Passos a seguir:
1

Na hora de comprar uma caixa de areia para o seu gato, tenha em conta o seu tamanho, de maneira a que seja suficientemente grande para o gato caber lá dentro e ficar cômodo já na fase adulta. As paredes da caixa também devem ser suficientemente altas, para garantir que a areia não sai fora, quando o gato está a fazer as suas necessidades e a remexer a areia. Tenha também em conta se o seu gato é ou não de uma raça pequena e se depois consegue subir na caixa de areia.

2

Os gatos são animais por natureza bastante asseados, por isso não deve colocar a sua caixa de areia perto do recipiente da comida. Deve manter estes dois recipientes devidamente afastados, pois caso contrário o gato poderá deixar de usar a caixa de areia.

3

Tenha em atenção que tipo de areia compra. Algumas marcas incluem perfumes que podem desorientar o gato na hora de identificar a localização e função da caixa de areia. Opte por uma areia sem odor e certifique-se que absorve o líquido e os odores de forma eficiente.

Como ensinar um gato a usar a caixa de areia - Passo 3
Imagem: dicaspeludas.blogspot.pt
4

Situe a caixa de areia num lugar calmo em que o gato tenha uma certa privacidade.

5

Caso o seu gato tenha por hábito ir urinar ou defecar em algum lugar aceitável, coloque a caixa de areia nesse local. Lembre-se que uma vez escolhida a localização da caixa de areia, esta deve ser definitiva, caso contrário poderá desorientar o seu gato.

6

Mostre ao seu gato onde colocou a caixa de areia e mexa na areia com a mão para que ele veja o que é.

7

Se vir que o gato se põe em posição num lugar inadequado, pegue nele e vá correndo para a caixa de areia. Deve fazer isto com firmeza mas com suavidade e sem repreender.

8

Quanto mais limpa estiver a caixa de areia, melhor, tanto para nós como para o gato. Devemos retirar as fezes todos os dias e mudar a areia uma vez por semana. No entanto, nos primeiros dias, especialmente se existiram problemas para se acostumar a usar a caixa de areia, devemos ser menos rigorosos com a higiene para que o gato detecte o cheiro e estabeleça a relação cheiro-localização-função.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um gato a usar a caixa de areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Certifique-se que o gato tem sempre acesso à sua caixa de areia.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Guilherme v
Eu fico desesperado e muito estressado com minha gata que fica fazendo cocô fora da caixa que é tão grande. Espaço não falta, limpo diariamente. Às vezes acho que é teimosia, pq eu já repreendi e castiguei, mesmo assim continua fazendo. Preciso de métodos mais precisos. Esse de baixar a cabeça não funciona, ela volta a fazer depois de um dia ou dois.
KATIA MARIA DUARTE
tenho um gato ja ele tem quase 2 anos de uns meses pra ca ele começou a fazer coco fora da caixa e ele tem uma mania de cobrir a caixa com pano ate a ração dele ele tem essa mania
vilma adami
estou desesperada estou com um gatinho na casa da minha mae e ele esta defecando em lugares dificil de de limpar atras da geladeira, fogao,estante da sala e por ai vai. ele nem chega perto do banheirinho de areia o que eu faço muito obrigada,boa noite.
Nicole
Oi, minha gata tem pouco mais de um mês e ela faz cocô na caixa (com areia comum de construção), mas mija na minha cama. Gostaria de saber porque, será que por causa da areia? Adotei ela faz dois dias.
lopes
Eu forei o chão do box do banheiro com jornal e coloquei a caixa de areia comida e água depois tranquei o gato a noite para dormir lá de manhã ele tinha feito na areia e estava quietinho so estou fazendo a noite para ver se ele acostuma.
Yasmim Silva
Eu tenho uma gatinha de 23 dias ela ja pode aprender a usar a caixa? Com que idade devo ensinar que ela possa entender?
Thiago
boa noite, meu problema é o contrario. Tenho quadras de areia para pratica esportiva e os gatos estão fazendo suas necessidades nelas e alguns clientes estão reclamando de coceira. O que eu faço para tratar a areia e expulsar os gatos?
Neusa Nunes
Foram abandonados 1gatinha e 2gatinhos. Peguei p/criar mas, estou sem saber lidar por ex: 3 gatos precisa de 3 caixas de arreia ou uma grande? Caso contrário como acostumar cada gato com sua caixa??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Neusa, o ideal é que por cada gato exista uma caixa de areia, assim você deverá ter 3 caixas para os 3 gatos. Alguns gatos não gostam de dividir as suas caixas, além disso ao ter uma caixa para cada gato evita que quando a esteja utilizando o outro vá fazer as necessidades para outro local que não deveria.
Cristiane
Preciso de ajuda meu gato está fazendo cocô no chão próximo a caixinha .tem algum repelente que posso usar pra deixar de usar o chão ...troquei areia coloquei várias caixinha e comprei caixinha maior .obs ele está castrados
Josi
Olá, estive lendo o artigo e também os comentários que aliás são bem parecidos com minha situação. Tenho um gato e 4 anos e nunca tive problema de ñ fazer as suas necessidades fora da caixa da areia, mas fazem duas semanas adotei um pretinho de 6 meses que estava morando num pátio de um asilo e ñ podia ficar lá. Adotei por intermédio de um ong . Ele está castrado faz um mês, e quando trouxe para o Apartamento logo ele fez as necessidades na areia. Deixei ele em outra sala separada para a adaptação com o outro meu e depois de alguns dias aqui , ele fez cocô e xixi no chão perto da caixa da areia. Teve vezes q vi ele raspanto o chão como se ti esse areia , peguei e coloquei na caixa e ele fez direitinho e tampa mais ou menos. Principalmente a noite ele está fazendo no chão e em varios lugares. Fazia xixi na caixa e cocô fora, e as vezes os dois fora e as vezes dentro. Estamos levando ele na caixa quando notamos que está muito tempo sem fazer nada , mas a noite fica difícil né, as vezes penso que ele ñ sabe dicernir o que é a areia e quando está fazendo no chão, pois todos que ja tive ñ ouve esse problema. Será que é porque vivia no patio e ainda tem que aprender , ou teria que mudar talvez o tipo de areia, uso o Pipicat e o Putz que sempre usei para os outros que tive e tenho. Nunca deu problema.
Douglas
Olá josy você está usando uma caixa para os dois gatos? Pois eles são bem territorialista e normalmente precisa se ter uma caixa para cada, e preferencialmente não muito próximas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Douglas, obrigada por partilhar essa dica conosco!
Karla Rocha
minha gatinha sempre faz suas necessidades na área mais tbm sempre num canto da casa oq eu faço para ela nao fazer no chão ja mostrei q nao pode mais nao adianta sempre faz a hora q nao vejo principalmente a noite. mais faz tbm na areia nao sei pq ela faz isso me ajudem..
Henrique
Vai na Cobasi e compra um spray chamado REPELL PET e espirre no locais que vc não quer que ele faça sujeira... custa uns 50 reais... Funciona e não cheira mal... Não corre outros sprays prq fedem muito... Nem eu usaria o banheiro se aplicassem os outros... Por isso são mais baratos...
Mónica Teixeira
Bom dia. Fui a uma associação buscar uma gatinha com 6 semanas e outra com cerca de 3 meses. Quando cheguei a casa a de 6 semanas foi a primeira a saltar para o caixote. Entretanto já passou uma semana e ela faz o xixi fora e as fezes dentro! Já comprei segundo caixote! Sempre que me apercebo que vai fazer coloco-a dentro do caixote, mas não estou 24h a olhar para ela e lá tenho "presente liquido" mesmo pertinho dos caixotes... Ontem fez no tapete da casa de banho, mas aqui dei beneficio da dúvida porque estava longe! Que posso fazer para melhorar esta situação? Obrigada
Imagem: gatosmania.com
Imagem: dicaspeludas.blogspot.pt
1 de 2
Como ensinar um gato a usar a caixa de areia