Outros Gatos

Por que meu gato faz barulho igual de engasgo

Por que meu gato faz barulho igual de engasgo

Os gatos são animais muito peculiares e fazem muitos sons guturais que, às vezes, podem nos preocupar. Quando ouve seu gato fazendo um som parecido a engasgar, é normal pensar que tem algum problema de saúde, o vômito e as bolas de pelo costumam ser a causa da maior parte das ofegações que emite o seu felino. As bolas de pelo não envolvem riscos importantes se conseguir expulsá-las, mas os vômitos podem ter relação com uma alimentação inadequada para ele ou outro tipo de condições e doenças. Continue lendo o seguinte artigo de umComo para saber por que seu gato faz barulho igual de engasgo.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato se esconde

Passos a seguir:

1

Os gatos emitem sons muito parecidos aos de engasgo de forma frequente, estes podem ser considerados uma ofegação e podem ser de maior ou menor gravidade. É possível que se trate desde uma simples tosse até uma asfixia grave.

As ofegações menos intensas ocorrem quando um gato vomita uma comida que ingeriu, é provável que se comer a mais, o que comeu não lhe caiu bem ou sente náuseas, sofra de algum episódio de engasgo.

Quando ofega mais prolongadamente, a causa costuma ser as bolas de pelo. Às vezes, vêm com comida ou com líquidos e ocorrem depois da limpeza habitual do seu gato. Muitas vezes expulsam-nas sem problema, mas em outras parece que estão ofegando porque se engasgam com algum objeto estranho.

Por que meu gato faz barulho igual de engasgo - Passo 1
2

A maioria das ofegações dos felinos não têm maior relevância, mas se vir que seu gato tem tosse, pode ser um sintoma de asma ou algum tipo de alergia, por isso será conveniente que o leve ao veterinário para o revisar de imediato.

Também deve saber que o reflexo dos engasgos não vão causar nenhum dano nem ao sistema respiratório nem à laringe do seu pet, mas se seu felino ofega muito com frequência ou se limpa muito nas áreas com pelo, poderia se tratar de alguma infecção na pele ou erupções. Nesse caso, vá ao veterinário com ele para ser realizado um diagnóstico adequado.

Por que meu gato faz barulho igual de engasgo - Passo 2
3

Existem muitos mal-entendidos no que diz respeito ao gato ofegar. As bolas de pelo são algo muito comum na vida de um felino e não são nenhum risco para sua saúde. Os gatos estão muito habituados a expulsá-las e quando notar uma certa dificuldade, pode dar malte a eles para que não criem massas de pelo tão densas.

E assim como nos seres humanos, os gatos sofrem de alergia, problemas respiratórios, pulmonares, tossem e, às vezes, espirram, mas tudo dentro da normalidade. Se quer saber se seu gato tem para valer um problema grave cujo sintoma são ofegações, o melhor é observar seu pet quando dorme. Observe bem e compare quando está bem e quando não está para descobrir a causa.

Por que meu gato faz barulho igual de engasgo - Passo 3
4

O que deve saber é como cuidar do seu gato em caso de emergência. Se seu felino começar a ofegar e se engasgar com algum objeto estranho, terá que lhe fazer os primeiros socorros de imediato. Um sintoma típico de asfixia é quando põem a pata na cara, quando tentam tossir e não podem, ou se nota que têm muita dificuldade para respirar. Para praticar a manobra de Heimlich, terá que tirar do seu gato qualquer coisa que tiver no pescoço se for o caso. Se não cuspir o objeto, terá que ir de imediato ao veterinário.

Se seu felino é muito propenso às bolas de pelo, seu veterinário recomendará a você algum remédio para diminuir essa probabilidade e evitar engasgos. Também é muito positivo escovar o pelo do seu gato, assim quando se limpar engolirá menos pelo. Outra coisa que pode fazer para impedir asfixia é retirar todas as coisas pequenas que tenha ao alcance do seu felino.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato faz barulho igual de engasgo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Cristiane
Meu gatinho 🐱 coça o corpinho tem alguns pivôs de coceira , os olhos lacrimeja uma secreção escura pouquinho e parece que está engasgando ou tossindo. Também espirra algumas vezes principalmente quando senti um odor diferente .
Ele está bem Tivo , come bem, bebe bastante água
Esta com as vacinas em dia , mas está me preocupando esse barulho de engasgo
A sua avaliação:
Dhayane
O meu está igual o que fazer
A sua avaliação:
Gilberto melo nunes
ele não esta engasgado porem parece q esta. isso já dura um tempo. não e pelo ai tosse como gripe forte com catarro, e isso
alvaro aleixo
boa tarde o meu gato de vez enquando começa a tossir ja fui ao vertrenario com ele e por causa dos pelos estou a dar u vita pasta para as bolas de pelos mas ele nao deita os pelos fora nem vomita estou a dar a pasta 3 vezes por semana mesmo assim tosse e normal obrigado
A sua avaliação:
ana martis
Minha gata e mais diariamente ela fica como se tivesse engasgada mad nao sai nada fico preocupada pois sempre tive gatos e nenhum tinha isso pode ser doenca grave
Editor umComo.com.br
Oi Ana! É possível que sejam bolas de pelo? Ela deveria ser vista por um veterinário para excluir a possibilidade de uma infeção nas vias respiratórias ou até mesmo a presença de algum corpo estranho nas mesmas.
rosangela cunha
boa noite minha gatinha estava quieta demais sem miar,senti que estava com dor.entrei em contato com uma amiga ela falou para dar buscopancomposto ou dipirona.comonãotinha dipirona dei o buscopan composto.ele melhorou muito mais dei uma vez só.hoje ela teve a mesma coisa dei buscopan novamente e ela melhorou.de quantas em quantas horas posso dar?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela! O ideal será perguntar para o veterinário, uma vez que as origens da dor podem ser provocadas por problemas diferentes.
1 de 4
Por que meu gato faz barulho igual de engasgo