O comportamento territorial dos cachorros

Quanto deve dormir um cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto deve dormir um cachorro
Imagem: pixabay.com

Acha que seu cachorro dorme muito? Ou pouco? Como os humanos, os cachorros passam por todas e cada uma das fases do sono, desde o adormecimento até à fase REM (é quando o cérebro se encontra mais ativo, os olhos se movem de forma acelerada, aumenta o ritmo cardíaco e o número de sonhos), e precisam de algumas horas mínimas de descanso. Sim, os cachorros também sonham; você já prestou atenção alguma vez na forma de dormir de seu cachorro? Provavelmente terá notado que se move, chora e inclusive ladra, é porque está sonhando. Se quer saber mais coisas sobre quanto deve dormir um cachorro, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Quanto deve comer um cachorro Cocker

Passos a seguir:

1

O mínimo de horas que deve dormir um cachorro por dia depende da idade e do tamanho. Quanto maior for seu cachorro, mais tempo de descanso ele precisa. Assim, o tempo de exercício é vital para que nosso cachorro durma todo o necessário, e não menos. Consulte nosso artigo sobre quanto tempo de exercício precisa um cachorro para saber o número de passeios e o que devem durar cada um.

2

Os cachorros passam quase todo o dia comendo e dormindo, e esta é a etapa em que gastam mais energia e, portanto, precisam dormir mais. Em geral, um cachorro durante seus meses de cachorro precisa dormir entre 18 e 20 horas ao dia, dependendo da raça. É claro, nem agora nem como adultos dormem tantas horas seguidas, eles as repartem durante a jornada. Se o seu cachorro dorme menos, provavelmente seja porque não consome toda a energia que deve e tem de aumentar o número de passeios ou intensificar os jogos.

Quanto deve dormir um cachorro - Passo 2
Imagem: pixabay.com
3

Os cachorros adultos saudáveis, que fazem todo o exercício que precisam e se alimentam corretamente precisam dormir entre 15 e 16 horas, as raças gigantes entre 16 e 18. Em geral, dedicam 10 destas horas à noite e o resto dividem-nas durante o dia mediante pequenas sestas. A rotina é vital para conseguir que nosso cachorro seja feliz, estável e equilibrado, por isso lhe dedique o tempo que precisa, brinque com ele para procurar e trazer a bola e faça com que consuma toda a energia acumulada para que possa descansar.

Quanto deve dormir um cachorro - Passo 3
Imagem: pixabay.com
4

Conforme seu cachorro vai ficando maior, os desgastes físicos e mentais provocados pelo envelhecimento farão com que precise dormir mais horas ao dia. No entanto, isto não quer dizer que deva reduzir o tempo que dedica ao exercício de seu cachorro, tem de mantê-lo para evitar problemas em suas articulações, doenças do coração e, sobretudo, a deterioração mental.

5

O que ocorre se um cachorro dorme menos do que o normal? Se o seu cachorro não dorme as horas mínimas que precisa é porque não gasta a energia e a acumula e se encontra em um estado de estresse, ansiedade ou hiperatividade. Nestes casos, deverá acalmar e relaxar seu cachorro mediante massagens e dedicando mais tempo para levá-lo para passear. Como temos dito, precisam queimar a energia e desprender das tensões acumuladas, e isto só podem fazer mediante o exercício físico.

6

E se dorme mais? Se o seu cachorro dorme mais horas do que precisa normalmente é sintoma de depressão, aborrecimento, febre ou doenças mais graves como a cinomose ou parvovirose. Em qualquer caso, deverá levá-lo ao veterinário para que o examine e determine o motivo do excesso de sono.

Quanto deve dormir um cachorro - Passo 6
Imagem: pixabay.com
7

Prestar atenção ao sono de seu cachorro é importante para identificar a tempo doenças ou patologias graves, ou se precisa de mais atenção. Um cachorro feliz e saudável dormirá sem problemas as horas que precisa, nem mais nem menos. Neste sentido, não esqueça de lhe proporcionar uma cama cômoda, onde se sinta seguro e protegido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto deve dormir um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 4
Quanto deve dormir um cachorro