Problemas nos olhos do cachorro

Como colocar gotas nos olhos do cachorro

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como colocar gotas nos olhos do cachorro

Se tem que começar a administrar medicação ao seu cão nos seus olhos, continue lendo este artigo. Geralmente, colocar gotas ou cremes no pavilhão ocular costuma ser uma tarefa um pouco complicada e delicada. Ainda que isto dependa também do caráter do seu pet e de se está acostumado a que o toque sem problemas. Se tem que colocar gotas, será para combater alguma infecção, olhos secos, ou inclusive para tratar úlceras, assuntos de saúde bastante importantes que não deve ignorar. Em umComo vamos dar algumas recomendações para que o processo seja o mais rápido e eficaz, por isso continue lendo e saiba como colocar gotas nos olhos do cachorro.

Também lhe pode interessar: Como dar um medicamento a um cachorro

Passos a seguir:

1

Se tem que cuidar dos olhos do seu cão com alguma medicação, recomendamos que você leve muito a sério estes passos e verá como conseguirá colocar as gotas sem problemas. Para começar, deve lavar bem as mãos antes de tocar em alguma parte da cara do seu pet. Na verdade, este é um hábito que se deveria ter sempre em conta, pois vai tratar uma zona muito sensível ao pó e a todo tipo de bactérias, assim, lavar as mãos com um sabão antibacteriano é um cuidado necessário.

Uma vez que tenha as mãos limpas, é conveniente que tenha preparado o remédio. Pegue em umas gotas ou creme, abra os recipientes e deixe-os prontos para usar. O mais normal é que seu cão não queira que lhe coloque nada, resistirá e se não tiver nada preparado, será impossível trabalhar com rapidez.

Como colocar gotas nos olhos do cachorro - Passo 1
2

O melhor para colocar umas gotas nos olhos do seu cão é que alguém ajude você. Se seu pet é muito tranquilo, não se incomoda ou, simplesmente, está habituado, talvez possa fazê-lo sem ajuda. Mas se tem a certeza que seu cachorro vai resistir, e inclusive é possível que fique um pouco agressivo, é melhor que outra pessoa de confiança ajude. Você será quem colocará o medicamento e essa outra pessoa, será a que segura o seu cão com segurança. A melhor forma de o agarrar é colocar-se atrás do cão ou segurando seu quadril entre os joelhos. E depois, com as mãos livres, poderá estabilizar a cabeça do seu pet para que você se centre em colocar o medicamento. No caso de cães pequenos, é muito melhor colocar sobre uma mesa.

3

Caso seu cão resista muito e seja muito forte, terá que avaliar a possibilidade de usar alguma técnica para segurá-lo. Por exemplo, poderia optar por colocar as gotas enquanto estiver deitado. Faça com que se deite no solo e se notar que fica violento, talvez seja melhor colocar a focinheira, assim limitará sua capacidade para abrir a boca. Fazer desta forma não é muito recomendável, porque seu cão verá tudo isto como um episódio muito traumático. Este tipo de técnicas farão com que seu pet fique muito tenso e não esteja preparando. Tem que fazer com que a experiência seja rápida e o mais agradável possível, assim será mais simples de conseguir nas próximas vezes.

Como colocar gotas nos olhos do cachorro - Passo 3
4

Antes de administrar as gotas ao seu cão, deve limpar suavemente os olhos, todo o pavilhão ocular tem que estar bem limpo. Levante sua mandíbula para ver bem seu rosto e se vê qualquer secreção, passe uma gaze, algodão ou pano úmido para eliminar. Qualquer objeto que use para limpar seus olhos, jogue fora em seguida para que não tenha risco de infecções recorrentes. Agora é o momento de posicionar a cabeça do seu pet para administrar o medicamento, terá que segurar sua cabeça com a mão não dominante e com a outra o recipiente.

Como colocar gotas nos olhos do cachorro - Passo 4
5

De seguida, com o polegar da mão que segura sua cabeça, puxe para baixo com suavidade a pálpebra inferior até que se forme uma bolsa. Esse oco, chamado saco conjuntival, é o lugar perfeito para colocar o remédio. Apoie a mão com as gotas na testa do seu cão porque se ele se mexer, sua mão também o fará. Aplique as gotas e tenha muito cuidado em não tocar com o frasco os olhos do seu pet. Pode colocar as gotas no saco ou globo ocular, como preferir. Uma vez colocadas as gotas no saco, se espalhará por todo o olho sem sair nada. Evite durante uns segundos que seu cão sacuda a cabeça para que a medicação penetre bem.

6

Uma vez feito isso, terá que lembrar um pouco o procedimento. Certamente, o tratamento para os olhos vai precisar de várias aplicações, assim, tente ser paciente e com o tempo terá muita destreza em aplicar as gotas.

Também é muito importante que siga as instruções do seu veterinário quanto à frequência de administração, além disso, é possível que recomende que não só coloque as gotas em um olho, já que muitas vezes há um alto risco da bactéria infectar o outro olho. Tenha muito cuidado com estes medicamentos porque vencem muito rápido.

Por último, lembre-se de pensar sempre no bem-estar do seu pet; faça com que este momento seja o melhor possível e, no final, dê-lhe sempre um bom prêmio em forma de mimos e guloseimas. Se a experiência for positiva, com o passar do tempo poderá tratar seu pet de qualquer coisa sem dificuldades.

Como colocar gotas nos olhos do cachorro - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar gotas nos olhos do cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como colocar gotas nos olhos do cachorro