Outros o cachorro

Como fazer exercício com meu cachorro em casa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer exercício com meu cachorro em casa

Da mesma forma que nos preocupamos em estar em forma ou nos manter saudáveis através do exercício, o nosso cão precisa de um treinamento regular para manter o seu bem-estar físico. Portanto, se ambos precisam treinar, por que não fazer isso juntos e na comodidade de casa? Para que isso ocorra, o cão deve aprender a seguir o seu ritmo e, por sua vez, você deve aprender a ler os sinais do seu animal de estimação para saber se está se divertindo, ficando esgotado ou se deseja continuar. Por isso, se estiver se perguntando como fazer exercício com seu cachorro em casa, neste artigo do umCOMO compartilhamos algumas dicas que serão muito úteis para você e seu animal.

Também lhe pode interessar: Como dar banho no meu cachorro em casa

Passos a seguir:

1

Antes de começar a se exercitar com seu cão em casa, o melhor é levá-lo ao veterinário para determinar se está em boas condições físicas para treinar. Se seu cão é daqueles com muita energia (e você costuma lembrar disso cada vez que encontra um sapato mordido ou uma almofada rasgada), pode ser um bom sinal de que está pronto para acompanhá-lo em sua rotina caseira. Além disso, o exercício será uma boa forma de canalizar essa energia e acalmá-lo um pouco.

Também aconselhamos que, antes de iniciar a sua rotina de atividade física, consulte o artigo Quanto tempo de exercício um cachorro precisa.

Como fazer exercício com meu cachorro em casa - Passo 1
2

Se seu cão ainda é filhote, o melhor é evitar o treinamento, pois seus ossos estão em formação e poderia sofrer uma lesão ou ter inconvenientes com o seu desenvolvimento posterior. Aconselhamos que espere até que sua estrutura óssea tenha amadurecido para iniciar uma rotina de exercício físico.

3

Conseguir que você e seu cão sincronizem os movimentos não é uma tarefa difícil, mas fazer exercício em casa exige constância. Da mesma forma que o treinou para se comportar dentro e fora de casa, pode fazer isso para acompanhar você em suas rotinas. Comece ensinando comandos básicos para que se mantenha do seu lado, sentar-se, ficar sobre duas patas ou deitar-se. Dê um prêmio a ele cada vez que aprender um comando novo.

4

Crie uma rotina de aquecimento para seu cão. Jogar uma bolinha ou um brinquedo e fazer que o traga de volta pode ser uma boa forma de começar, além de ajudar a associar a ideia de diversão e brincadeira com o treinamento, porque afinal, a ideia é se divertir enquanto queimam calorias. Tente que o jogo dure apenas alguns minutos para evitar que se esgote antes do tempo.

Pode ver mais detalhes no artigo Como ensinar seu cachorro a trazer a bola.

Como fazer exercício com meu cachorro em casa - Passo 4
5

Incorpore o cão em sua rotina de exercício físico de forma gradual. É normal que se distraia, que queira brincar com você do seu jeito ou abandone a atividade e vá embora. Lembre-se que tanto ele como você estão aprendendo a fazer algo juntos de forma sincronizada e isso requer tempo.

Uma forma de fazer exercício com seu cão em casa e reforçar a aprendizagem é estabelecendo horários e rotinas de movimentos. Assim ele irá se acostumando à ideia de que há um momento do dia para acompanhar você no treino.

6

Com certeza deve estar se perguntando, como fazer atividade física com meu cão em casa e compartilhar uma mesma atividade? O yoga pode ser a resposta para você, pois há rotinas de yoga feitas para serem executadas pelos cães e seus donos. É uma atividade que podem aprender juntos com tutoriais do YouTube e existem diversas rotinas em função do tamanho e raça do cachorro. Se o cão já executa alguns comandos básicos com você, será mais fácil para ele participar no yoga.

7

Quando for necessário, adeque sua rotina para que seu cão possa acompanhá-lo, desde que também seja cômodo para você. Da mesma forma, converta em treinamento essas atividades que o cão faz normalmente e faça uma mudança divertida para que ambos coloquem o corpo em movimento do seu jeito.

  • Alongue usando um brinquedo ou objeto que chame a sua atenção, de tal forma que faça ele alongar também.
  • Faça agachamentos com seus brinquedos e lance-os para que vá procurar e trazer de volta.
  • Se em sua casa houver escadas, subam e desçam juntos.
  • Se tiver jardim ou um espaço onde seu cão possa se mover sem problemas, crie uma pequena pista de obstáculos para percorrerem juntos.
8

Lembre-se de atender aos sinais de sede, calor e cansaço do seu melhor amigo. Se seu cão parar bruscamente, deitar ou sentar em plena execução do movimento, é hora de parar. O ideal é evitar que isso aconteça, por isso avalie o comportamento do cão durante a atividade e fique alerta. De qualquer forma, assim como você se hidrata durante e após o treinamento, o cão também deve fazer isso.

Por último, lembre-se de recompensá-lo com um pequeno prêmio por seu esforço e deixe-o descansar o tempo que for necessário.

Como fazer exercício com meu cachorro em casa - Passo 8
9

Agora que já tem alguns dados para treinar com seu cachorro em casa, só falta começarem a se exercitar e divertir juntos. Lembre-se que mais do que perder calorias, trata-se de reforçar positivamente o vínculo que une vocês enquanto compartilham um momento de bem-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer exercício com meu cachorro em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
juracy Aragao
muito legal prestar atençao as necessidases do nosso amigo
1 de 4
Como fazer exercício com meu cachorro em casa