Partilhar

Como saber se meu cachorro está cego

Como saber se meu cachorro está cego

Os cães são mamíferos que podem ser afetados por diversas doenças e condições ao longo de suas vidas. Uma das mais frequentes é a perda da visão, que pode chegar à cegueira em diferentes momentos de suas vidas.

A seguir, em umComo.com.br respondemos à sua pergunta sobre como saber se meu cachorro está cego, para que a partir desta informação, saiba como se comportar com seu animal.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cão cego

Cegueira nos cães

Quando os cães são filhotes a cegueira é produzida como consequência de cataratas ou malformações em suas córneas. À medida que a vida de seu animal avança, a cegueira costuma se desenvolver de forma gradual, portanto o animal vai perdendo visão até ficar cego.

Da mesma forma, foram registrados casos de cães que perderam a visão dos olhos repentinamente. Isso é consequência do aparecimento de determinadas doenças não relacionadas com a visão, ou de mudanças bruscas no metabolismo do cão.

Vulnerabilidade do animal

A cegueira é um problema que pode afetar qualquer cão, independentemente da raça do animal ou do tipo de vida que ele leve. Esta doença também se produz tanto de forma repentina como progressiva ao longo de sua vida, por isso é fundamental conhecer o seu animal e constatar o quanto antes se estiver perdendo a visão, para receber os cuidados necessários neste caso. Para isso, é necessário que observe o seu comportamento e a estrutura de seus olhos.

Comportamento de seu cão

Um dos segredos para saber se seu cão está ficando cego é analisar o seu comportamento. Para isso, é importante que preste atenção para ver se costuma tombar com frequência com os objetos da casa que não foram movidos, se a curta distância não é capaz de reconhecer pessoas que conhece, se tem uma visão noturna ruim ou se perde de vista os seus brinquedos ou o prato de comida e água.

Da mesma maneira, também fora de casa deve realizar este procedimento de observação. Assim, observe se seu cão move a cabeça para todos os lados quando o chama, se passeia com muita precaução ou se tem dificuldades para encontrar os objetos com os quais brinca quando sai com ele.

Mudanças em seus olhos

A cegueira nos animais também pode ser detectada de uma maneira muito simples: observando as mudanças na estrutura de seus olhos. Assim, se suas córneas estiverem sendo afetadas produzirão um efeito diferente no olho do animal. O mesmo acontece quando o seu animal é afetado por outro tipo de doenças que podem danificar a sua visão. Nestes casos, é importante observar se seus olhos lacrimejam com frequência, algo que ajudará a confirmar se o seu cão está perdendo a visão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está cego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro está cego

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Andriely dos reis costa
ola tenho um filhote de Filá com vira lata e tem aproximadamente 55 dias . e ele esta muito doentinho estão aparecendo bolhas de infeções e ele não anda ate hoje só fica deitado e come por seringas. e ele so sente a comida se colocarmos bem perto do nariz . oque sera que pode ser ?
Editor umComo.com.br
Oi Andriely! Pelo que você descreve a situação do cachorrinho é muito grave e precisa de atenção veterinária urgente. Se ele tem uma infeção precisa de antibióticos. Os sinais clínicos que refere podem ter origem em inúmeras doenças. É imprescindível fazer um exame físico e possivelmente algumas provas complementares.
Kaiane rossetto
Minha cachorrinha tem 3 e meio e esses dias estava brincando com a irmãzinha dela quando deu um grito e veio correndo do meu lado, coisa q ela sempre faz quando se machuca e passava a patinha em seu olho, quando fui no local onde elas estavam e achei um bichinho ( n sei o nome daquele bicho só sei q quando matamos ele ele solta um cheiro ruim) hoje quando cheguei em casa ela estava com o olho lacrimejando muito e a coloração está ficando azul escuro e ela está muito tristinha. Será q o bichinho acabou furando o olho dela?
Editor umComo.com.br
Oi Kaiane! A sua cachorrinha poderá ter sofrido algum trauma no olho, causado por esse bichinho que referiu ou pode ter sido uma coincidência ele estar ali! De qualquer forma, deverá ir o quanto antes ao médico veterinário e ele fará os testes necessários para diagnosticar o que se passa com o olho da sua cachorrinha e definir um tratamento adequado. A visão dos cachorros, tal como a nossa, é bastante sensível e é importante agir o mais rapidamente possível.
A sua avaliação:
Irandi
Como sei que meu cachorro. Esta cego
micheli santana
Olá mim chamo micheli ,tenho um pinch ela ,ficou cega derrepente não sei o quê aconteceu, mais seu olho está normal,mais ela não está mais enxergando o que será quê aconteceu,alguém pode mim ajudar.
luana
ola leve ao veterinario ... eu levei imediatamente pois o meu estava vomitando e diarreia continua levei e ele tem hidrocefalia desde nascenca leve ao vet
Thayane
Tenho uma cachorrinha de 2 meses , as vezes acho que ela é ceguinha , o que eu posso fazer pra ter certeza se ela é ou não ?? Ela bate muito nas coisas , as vezes eu acho ela atende as vezes não .
Socorro bezerra
Minha cachorra e fila com vira lata ela come ração de mais o dia todo está com os pelos brilho dos mas está bastante magra você vê os ossos dela e estou preocupada o que fazer
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Socorro, o melhor seria levar a sua cadela ao veterinário para se certificar de que está tudo certo com a saúde dela.

Como saber se meu cachorro está cego
Como saber se meu cachorro está cego

Voltar ao topo da página