Partilhar

Como saber se meu cachorro tem catarata

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se meu cachorro tem catarata
Fonte: pixabay.com

A catarata nos cachorros, na maioria dos casos, costuma aparecer como consequência da idade avançada. Não obstante, este não é o único motivo, pois o componente genético e a raça do cachorro também influenciam em seu aparecimento. Manter a saúde ocular de nosso cachorro é fundamental para lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida. Se tem notado que ultimamente seu cachorro está um pouco mais lento e suspeita que sua visão pode ter sido afetada por alguma patologia, continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se o seu cachorro tem catarata.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem dermatite 
Passos a seguir:
1

Antes de informar os sintomas principais da catarata, você deve saber quais são as causas mais comuns. Além da avançada idade, esta doença ocular pode aparecer antecipadamente, isto é, por um componente genético e hereditário. No entanto, nem todo mundo conhece a linha genealógica de seu cachorro para saber sobre sua linhagem verdadeira, se existem ou não familiares com catarata.

2

Outro motivo que pode desencadear em catarata é o aparecimento de outra anomalia ocular, doenças como a diabetes ou traumatismos no olho. Desta forma, a raça é importante. Existem uma série de cães mais propensos que outros a ter catarata. É o caso do Poodle, Cocker Spaniel, Bichón Frise, Schnauzer, Husky Siberiano, Fox Terrier, Labrador, Golden Retriever, Pequinês, Bobtail, Shih Tzu e Lhasa Apso. Se o seu cachorro pertence a alguma destas raças, deverá realizar revisões oculares com mais frequência.

Como saber se meu cachorro tem catarata - Passo 2
Fonte: pixabay.com
3

A catarata faz com que a luz não chegue corretamente à retina, provocando uma perda de visão. Este será um dos primeiros sintomas que notaremos. Ao perder a vista, nosso cachorro se tornará lento e provavelmente baterá nas paredes ou móveis.

4

A catarata afeta o cristalino, o qual se encarrega de enviar e focar a luz à retina para que a imagem que o cérebro recebe seja nítida. Quando esta afecção ocular ocorre, o cristalino fica opaco e com um tom esbranquiçado. Desta maneira, veremos uma mudança nos olhos de nosso cachorro, pois parecerá que uma película com estas características, opaca e esbranquiçada o recobre. Notaremos isso, sobretudo, sob a luz.

Como saber se meu cachorro tem catarata - Passo 4
Fonte: reporteindigo.com
5

Conforme avança o estado da catarata, nosso cachorro deixará de tolerar a luz até ao ponto de a evitar por completo. Outro dos sintomas que notaremos se nosso cachorro sofrer de catarata é o excesso de lágrima e, inclusive, supuração.

6

Se não identificar a catarata de seu cachorro a tempo nem a tratar, é probabilidade que acabe por perder a totalidade da visão. Lamentavelmente, o único tratamento eficiente para eliminá-la e devolver-lhe a vista é o cirúrgico. Por conseguinte, se notar algum destes sintomas, não hesite em ir ao veterinário o quanto antes para que realize um exame oftalmológico, diagnostique a doença e informe a respeito de que consiste a cirurgia e quais são os cuidados adequados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem catarata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro tem catarata

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu cachorro tem catarata
Fonte: pixabay.com
Fonte: pixabay.com
Fonte: reporteindigo.com
1 de 3
Como saber se meu cachorro tem catarata

Voltar ao topo da página