Partilhar

Como saber se o seu gato está doente

Como saber se o seu gato está doente

Se há alguma coisa que nos preocupa quando temos um animal de estimação é notar que ele ande pouco ativo e apático, ficamos logo alarmados. Quando observamos com atenção a atitude dos gatos e reparamos que eles andam menos ativos podemos determinar se eles estão bem ou não. Se é apaixonado pelos felinos e se se preocupa com a saúde deles, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para descobrir como saber se o seu gato esta doente.

Também lhe pode interessar: Como trocar a ração do seu gato
Passos a seguir:
1

Quando temos um animal de estimação não importa só a sua alimentação e a sua higiene, também é útil observar o dia a dia deles, para que desta forma seja mais fácil determinar se o seu gato se encontra bem de saúde ou se está doente. Não é necessário estar constantemente a seguir o seu gato para que seja possível reparar nos seus costumes e comportamentos.

2

Se observar que nos últimos dias o seu gato não come de forma habitual e se mostra apático antes de comer, é possível que o seu animal esteja doente. Por vezes dores de estômago, febre ou qualquer outra condição podem fazer com que o gato pare de comer como habitualmente.

3

Se suspeita que o seu gato tem algumas dores de estômago é importante verificar a caixa de areia. Proteja as suas mãos com umas luvas e verifique se o seu gato teve diarreia ou se as suas fezes estão menos consistentes do que o normal, se assim for ,será necessário levá-lo a um veterinário para se assegurar que ele se encontra bem de saúde.

4

Se o seu gato vomitar uma vez pode simplesmente ter sido algo que comeu e que lhe tenha caído mal, visto que são animais curiosos e com tendencia de explorar. No entanto se isto se voltar a repetir mais vezes leve-o de imediato ao veterinário podendo-se tratar de uma indigestão ou de envenenamento.

5

O consumo excessivo de água também é um sinal de que o gato se pode encontrar doente. Caso note que ele ande com o nariz mais úmido que o habitual também indica que algo não está bem.

6

Quando o animal estiver mais dorminhoco que o costume, ande apático e com dificuldade de se manter equilibrado é possível que esteja doente, por isso o recomendado será submetê-lo a cuidados médicos.

7

Se suspeitar que algo não anda bem com o seu gato, é importante mantê-lo perto da caixa de areia, não só para verificar as suas fezes, mas também para ver se o seu felino esta a urinar de forma normal ou se esta com alguma dificuldade, esta última é um sinal claro de que tem um problema de saúde.

8

Olhos lacrimejantes ou com aspecto estranho, a irritabilidade e agressividade ou algumas características evidentes de inflamação em alguma parte do corpo, também são sinais evidentes de que o seu gato pode estar doente.

9

Se encontrar algum destes sintomas consulte de imediato o seu veterinário ou leve-o diretamente para um centro especializado, em que profissionais o podem tratar e fazer com que ele fique melhor em pouco tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o seu gato está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se o seu gato está doente

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
A sua avaliação:
Diegol
Nem terminei de ler. Os 8 primeiros falam a mesma merda de formas diferentes. É assim que querer ajudar? Sinto muito mais dizer que precisam de cuidados médicos acho que nós país de bichos já sabemos...
A sua avaliação:
Francisco Cunha Lima
Quantos anos vive um gato?
Editor umComo.com.br
Oi Francisco! Saiba a resposta a essa pergunta aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/quantos-anos-vive-um-gato-15577.html
A sua avaliação:
Isa
Peguei uma gatinha que estava abandonada na rua, ela antes nem andava, fiquei feliz porém meio preocupada pois ela estava cambaleante, seu miado estava meio rouco, ela não está comendo e quando pego ela parece que há bolinhas de ar dentro dela (???). Agora eu realmente estou preocupada :c
A sua avaliação:
Maria Correia
Minha gatinha,anda triste não come,so dorme,estou preocupada.
HEITOR ALVES
Ja fazem dois dias que meu gato esta triste ele apenas dorme ,mia com dificuldade come pouco e não quer mais brincar.
Priscila Braz
Minha gatinha tem 5 meses e é muito ativa, mas reparei que de uns dias pra ca ta parada dormindo mas do que o normal, as vezes baba bastante com um cheiro horrível, e esta transpirando o mesmo cheiro, não sei o que é se alguem puder me responder agradeço.
sheilla
meu gato dorme dimais anda triste,um pouco de dificuldade de subir em lugares alto,come bem,bebe bem.O problema é o sono e a dificuldades em subir em lugares alto e tristeza
Carina
Dr. o meu gato repentinamente depois de dar uma corrida de ¨gato louco¨ que ele sempre dá (de correr pela casa) posteriormente seu olhar ficou fixo, seu batimento ficou lento e ao tentar andar parecia estar mancando, ficando sem força nas patas traseiras. Já levei a veterinária que disse ser pelo calor qdo eles se agitam, pode acontecer mas hoje ocorreu novamente e está frio. Ele tem 9 anos e nunca apresentou doença nenhuma ... Pode ser cinomose ? Obrigada
Bernadete
meu gato esta vomitando a dois dias no começo era bola de pelo mas agora e só água o que eu faço?
Ana luiza
Pelo amor de deus me falem o q pode esta acontecendo com meu gato :ele nao comel; nao anda direito e esta desanimado e meus pais nao podem leva-lo ao veterinario.
Editor umComo.com.br
Oi Ana, neste artigo encontrará alguns conselhos sobre o que fazer se o seu gato não quer comer: http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-meu-gato-nao-quer-comer-10347.html De qualquer forma, se ele continuar assim o melhor seria levá-lo a um veterinário para ser examinado.

Como saber se o seu gato está doente
Como saber se o seu gato está doente

Voltar ao topo da página