Viver com gatos

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 11 janeiro 2018
7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato

Os gatos são animais muito mais independentes do que os cães e, às vezes, podem inclusive parecer que estão completamente na sua, mas não é bem assim. Apesar de não precisarem de tantas atenções nem sociabilidade como os cães, a verdade é que os felinos também precisam carícias e cuidados especiais que os façam entender que você gosta deles e que são parte da sua família. No umCOMO vamos mostrar 7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato para que ele se sinta querido e melhore a relação de vocês. Lembre-se que não se trata de um cachorro e, por isso, deverá respeitar o seu espaço, os seus momentos de solidão e o seu descanso, esta é a melhor forma de o respeitar tal como é e, melhorar assim a relação.

Também lhe pode interessar: Como saber se o seu gato está doente

Índice

  1. Brinque com ele
  2. Deixe-o relaxar
  3. Controle a sua alimentação
  4. Proporcione um ambiente seguro
  5. Atenção à limpeza
  6. Mime-o
  7. Não o castigue, dê recompensas positivas

Brinque com ele

Apesar de não serem tão brincalhões como os cães, os gatos também precisam de uma dose de brincadeira e diversão por dia, sobretudo quando são filhotes. Você verá que em alguns momentos ele pode começar a correr de uma ponta da casa à outra ou pode miar pedindo-lhe atenção e, será nesses momentos que você deverá prestar atenção e brincar com ele.

Embora sejam muito independentes, eles também precisam passar bons momentos com você. Não o deixe brincar sempre sozinho com os seus brinquedos ou arranhador, dedique um tempo por dia para prestar atenção ao que ele está pedindo. Eles precisam de interagir, não negue isso!

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Brinque com ele

Deixe-o relaxar

O fato deles gostarem de brincar um pouco não significa que queiram fazer o dia todo. Lembre-se que eles são animais muito calmos que gostam de se deitar ao sol, de se higienizarem, dormir e estar deitados sem fazer nada mais que relaxar. Por isso, não o aborreça com jogos nem com demasiados movimentos durante todo o dia. Além disso, se o quer incentivar a brincar nunca o deve fazer com gritos ou golpes bruscos.

O que deve fazer é colocar a mão à frente do focinho e observar a sua reação, se começar a brincar é porque tem vontade de um momento de diversão, mas se não fizer nada é porque quer descansar.

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Deixe-o relaxar

Controle a sua alimentação

Estes animais não comem 2 ou 3 vezes por dia, como os cães, o normal é que façam entre 10 a 12 refeições ao longo do dia, comem pequenas quantidades para saciar o seu apetite mas nunca se chegam a encher por completo. Assim se quer demonstrar o seu amor para o seu gato, é imprescindível que tenha em conta que precisa ter sempre água e comida à sua disposição. Por isso, se você vai sair de casa, confirme antes se você tem o seu comedouro cheio com algo para comer e de beber para poder satisfazer as suas necessidades.

Também é recomendável ter em conta os alimentos que gosta mais ou se há alguma guloseima para gatos que seja a sua perdição. Além disso, recomendamos que de vez em quando o premie com estes sabores deliciosos que ele gosta tanto. Tenha em conta tudo o que é prejudicial para o animal, pois há certos alimentos que são tóxicos para ele. No umCOMO nós ja mostramos quais são os alimentos tóxicos para os gatos.

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Controle a sua alimentação

Proporcione um ambiente seguro

Com certeza você já reparou mais de uma vez que os gatos estão muito alerta a qualquer barulho ou movimento que se realizem ao seu redor. Eles são animais muito ágeis mas, também muito nervosos, por isso se quer que ele viva em um ambiente calmo e esteja bem consigom você deve proporcioná-lo um ambiente seguro para viver. Para isso, deve colocar a sua cama em um sítio calmo no qual se sinta protegido (debaixo da mesa, por exemplo, é uma boa ideia), também pode colocar a sua caixa de areia numa zona afastada da passagem de pessoas onde possa estar relaxado a fazer as suas necessidades.

Outra dica que fará com que o seu gato se sinta bem consigo é que, cada vez que o quiser pegar, se abaixe à sua altura e aí pegue nele. Pense que se ele não o vir é muito provável que se assuste cada vez que quer pegar nele, além disso com o seu tamanho alto estará se impondo muito mais do que se estiver ao seu nível.

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Proporcione um ambiente seguro

Atenção à limpeza

Outra forma de demonstrar ao seu gato o seu amor por ele é mantendo o ambiente limpo e arrumado. Pense que eles são animais muito higiênicos e que passam a maior parte do dia se limpando e higienizando, por isso tente respeitar esse instinto natural e mantenha em perfeitas condições espaços como a sua caixa de areia ou o arranhador.

Não precisa de mudar a areia da sua caixa todos os dias, fazê-lo uma vez por semana será suficiente, mas é necessário limpar diariamente as fezes que o animal depositou, isso ajudará a reciclar a areia e a garantir que está em perfeitas condições. O seu gato irá agradecer.

No umCOMO explicamos para você como limpar a caixa de areia de um gato.

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Atenção à limpeza

Mime-o

Os gatos também precisam de muitos mimos e carícias mas nem sempre. Sentirá quando tem vontade de lhe prestar atenção porque irá procurá-lo, deitar-se à sua frente de barriga para cima, se esfregar contra si, etc. É importante que quanto vir estas atitudes no felino comece a acariciá-lo e a dar-lhe carinho.

Além disso, tenha em conta que quando um gato o lambe, este é um dos sinais de mais afeto que lhe pode dar pois está tratando você como se fosse um membro da sua família e que tem de cuidar de você também. Essa é uma das melhores demonstrações de amor que um animal pode te dar.

No umCOMO nós já mostramos também o significado das posturas do gato para que você possa entender o que o animal está tentando dizer.

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Mime-o

Não o castigue, dê recompensas positivas

Os gatos podem ser adestrados pois podem aprender diferentes conceitos, como por exemplo não subir para o sofá, não arranhar os móveis, não urinar fora da caixa de areia, etc. É importante começar a adestrá-lo quando ainda é filhote, para assim crescer com os conhecimentos mas o método para o ensinar nunca deverá ser com gritos nem agressividade, muito pelo contrário.

Se o animal fizer alguma coisa de mal, diga-lhe um "Não" firme e não preste atenção durante um tempo. Quando vir que corrige a atitude é quando deverá se aproximar dele, premiá-lo com uma guloseima e dar-lhe carinho, desta forma entenderá o que quer dizer e não o assustará. No umCOMO damos mais dicas sobre adestrar um gato neste artigo.

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato - Não o castigue, dê recompensas positivas

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Helena Maria Ferreira
Olá, eu tenho dois gatos, um macho capão e uma . fêmea tbem operada, eles fizeram xixi no sofá e acostumaram a dormir nos sofás, eu já fiz de tudo pra eles saírem, mas não consigo, me ajudem.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Helena! Confira essas dicas para ensinar o seu gato a não subir no sofá: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-ensinar-meu-gato-a-nao-subir-no-sofa-23956.html Espero que consiga ;)
1 de 8
7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato