O que um cachorro com diarreia pode comer
Nosso cão também pode sofrer de problemas gástricos que causem uma diarreia, um quadro clínico que sempre gera preocupação nos donos que muitas vezes desconhecem por que o animal apresenta fezes moles ou como ajudá-lo a melhorar. Para começar é importante esclarecer as possíveis causas desta condição e atuar oferecendo ao animal tudo o que precisa para se manter nutrido e hidratado enquanto não melhora. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, o que um cachorro com diarreia pode comer e quando deve consultar um veterinário.
Causas mais comuns da diarreia em cachorros
Assim como acontece com os humanos, qualquer mudança radical na dieta do cão, ingestão de alguma substância estranha ou presença de parasitas e bactérias podem ocasionar diarreia, por isso é importante estar atento e tentar descobrir a origem desta condição.
Algumas causas comuns pelas quais seu cão pode ter diarreia são:
- Ingestão de alguma substância estranha ou tóxica, de lixo ou de algum alimento decomposto. A ingestão de qualquer alimento tóxico para cães também pode produzir mal-estar estomacal.
- Mudanças drásticas na dieta do animal: passar de uma marca para outra, de ração para alimentos enlatados, ou de ração para comida caseira, pode causar transtornos intestinais.
- Presença de bactérias ou parasitas gastrointestinais.
- Alergias alimentares.
Se suspeita que seu cão ingeriu alguma substância altamente tóxica, como veneno, algum produto de limpeza, etc., é imprescindível que o leve imediatamente ao veterinário pois seu animal pode correr um grave perigo. Além disso, tentar encontrar a causa da diarreia é de grande ajuda para favorecer a recuperação de seu animal.
Suprima o alimento por 12 horas
Se desconhece por que o cão está com diarreia ou suspeita que a mesma se deve à ingestão de algum alimento decomposto ou inadequado para o animal, o primeiro que deve fazer é suprimir qualquer tipo de alimento durante 12 horas. É importante que o cão elimine tudo o que se encontra em seu estômago antes de ingerir outras comidas, desta forma poderemos determinar se a diarreia foi apenas um episódio pontual ou se existem muitas diarreias contínuas que indiquem um problema mais sério.
Ofereça líquido abundante ao cão
Se por um lado um cachorro com diarreia deve ser mantido em jejum por 12 horas, por outro é fundamental que o animal consuma líquido abundante para evitar que se desidrate. Por isso é recomendável:
- Trocar a água pelo menos 3 vezes por dia para garantir que a mesma esteja fresca para o animal.
- Se o cão se negar a beber, aproxime-se dele e ofereça pedras de gelo para que as lamba, esta solução ajudará a que se mantenha hidratado.
- Adicione uma colher de chá de açúcar na água de seu cão para estimulá-lo a beber, pois o sabor doce atrai muito os cachorros.
- Prepare um caldo caseiro apenas com frango e um pouco de cenoura, sem sal ou temperos de nenhum tipo. Peneire o caldo e reserve o frango, use este caldo para servir ao seu cão e faça ele beber este líquido para ajudar a que se reponha e hidrate eficazmente.
Introduza o alimento pouco a pouco
Se após 12 horas e após a hidratação a diarreia de seu cão parou, então é importante introduzir o alimento pouco a pouco, sempre em várias vezes ao longo do dia pois o estômago do animal se encontra muito sensível.
Se estiver se perguntando o que um cão com diarreia pode comer, o melhor é optar por uma dieta leve, portanto você pode:
- Servir uma pequena porção de arroz cozido sem sal ou temperos acompanhado de um pouco de frango desfiado preparado sem nenhum tempero. A porção não deve ser grande e o ideal é servir duas ou três porções ao longo do dia para que o cão vá comendo pouco a pouco.
- O caldo de frango também é uma boa opção. Você pode preparar com vegetais como a cenoura ou a abóbora, sem sal ou temperos e sempre sem cebola nem alho, pois estes alimentos são tóxicos para o cachorro.
- Se não quer abandonar a comida de cachorro, então pode administrar este alimento ao animal mas do tipo enlatado, mais úmido e fácil de digerir. Faça-o novamente em duas ou três vezes ao longo do dia.
- Continue hidratando seu cão, lembre-se que isto é importante para que se recupere completamente.
Quando ir imediatamente ao veterinário?
Existem casos em que devemos atuar rapidamente se nosso cão estiver com diarreia. Por isso recomendamos visitar imediatamente um veterinário se o seu animal:
- Pesar menos de dois quilos, neste caso não é conveniente que o cão fique em jejum.
- Se o cão depois de 12 horas de jejum continua tendo diarreia.
- Se a diarreia aparece acompanhada de vômitos, febre ou fezes com sangue.
- Se o cão com diarreia também está apático, frágil e sem vontade de brincar.
- Se suspeita que a diarreia pode ser produto da ingestão de alguma substância tóxica, química ou de algum veneno.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um cachorro com diarreia pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.