Envenenamento do gato

Posso dar Paracetamol para meu gato? - Descubra a resposta aqui!

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Posso dar Paracetamol para meu gato? - Descubra a resposta aqui!

NÃO pode dar Paracetamol para seu gato. Automedicar-se é um hábito muito comum em nossa sociedade, mas não é algo recomendável. Consumir medicamentos sem a recomendação de um médico pode ser prejudicial para a saúde e mais ainda quando este hábito se traduz em dar medicamentos humanos aos nossos pets.

Segundo os estudos, uma das perguntas mais frequentes que se fazem aos especialistas em saúde dos animais é se pode dar Paracetamol para meu gato? Atendendo a esta dúvida, no seguinte artigo do umCOMO vamos dar para você toda a informação que precisa saber para tratar seu gato quando adoecer.

Também lhe pode interessar: Como dar bronca no meu gato

Índice

  1. O que é o Paracetamol e qual é seu efeito?
  2. Por que não dar paracetamol a um gato?
  3. O que fazer se meu gato consumiu Paracetamol?

O que é o Paracetamol e qual é seu efeito?

Vamos começar por entender o que é o Paracetamol e qual é o seu efeito no nosso organismo. Este fármaco é um medicamento do tipo analgésico anti-inflamatório não esteroide que atua cortando a corrente de reações que provocam a inflamação. O Paracetamol conta também com um efeito antipirético, o que ajuda a diminuir a temperatura no caso de sofrer de febre.

Nas pessoas, consumir Paracetamol em doses superiores às recomendadas pode ser tóxico, podendo causar sérios danos no fígado, os quais, no pior dos casos, podem ser fatais.

Posso dar Paracetamol para meu gato? - Descubra a resposta aqui! - O que é o Paracetamol e qual é seu efeito?

Por que não dar paracetamol a um gato?

Quando damos Paracetamol aos nossos animais, o que estamos fazendo na realidade é intoxicá-los. Este fármaco encontra-se atualmente proibido para cães, pois sua sensibilidade é muito maior que nos humanos, no entanto dar Paracetamol a um gato é ainda mais perigoso, dado que os gatos têm uma sensibilidade ainda maior que os cães.

Quando um gato consome Paracetamol começa a mostrar sintomas entre as 3 a 10 horas depois da sua ingestão. Os gatos não podem metabolizar de forma correta este fármaco, por isso as células do fígado começam a morrer, ocorrendo, nos casos mais graves, a morte do pet entre as seguintes 24 a 72 horas de ingerido o medicamento.

Assim, voltando à dúvida inicial sobre se pode dar Paracetamol para seu gato, a resposta é um NÃO claro. A vida do animal corre perigo se o der, por isso não arrisque!

O que fazer se meu gato consumiu Paracetamol?

Caso o Paracetamol tenha sido consumido por seu gato de forma acidental, é necessário ir de imediato a um veterinário. O especialista atenderá o seu gato e avaliará sua situação, caso tenha sido levado no momento que foi consumido, irá lhe administrar um tratamento que procura diminuir o fármaco e facilitar sua eliminação, tentando, ao mesmo tempo, manter os sinais vitais do animal constantes.

Caso tenham passado mais de 3 horas da ingestão do Paracetamol, o tratamento pelo qual seu gato será submetido requer suporte vital pela gravidade atual da intoxicação. Será lhe administrado um antídoto, oxigenoterapia, e nos casos mais graves, costuma ser necessária uma transfusão sanguínea.

Veja também se pode dar ibuprofeno para seu cachorro e como atua no organismo do seu pet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso dar Paracetamol para meu gato? - Descubra a resposta aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Sempre mantenha qualquer tipo de medicamento bem guardado e longe do alcance de crianças e pets.
  • Lembre-se que os drogas que os humanos consumem costumam estar criados especificamente para afetar processos de nosso organismo, por isso em um organismo diferente ao humano as consequências podem ser terríveis.
  • Perante qualquer comportamento estranho de seu pet vá ao veterinário. Um profissional qualificado poderá realizar um diagnóstico correto do que ocorre com ele e oferecer os tratamentos mais adequados para garantir sua recuperação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Posso dar Paracetamol para meu gato? - Descubra a resposta aqui!