Conceitos básicos do gato

Quais as características de um gato siamês

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as características de um gato siamês

O gato siamês pertence a uma das raças mais comuns que existem, embora não se trate de uma raça qualquer. A cor dos olhos e o pelo deste tipo de gato evidenciam a raça, mas são muitos os traços e características que podem defini-los. Em umComo.com.br, explicamos quais são as características de um gato siamês. Dessa forma, você terá informações suficientes para conhecer sua história, comportamentos e necessidades especiais.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato siamês

Índice

  1. Procedência
  2. Características físicas
  3. Personalidade
  4. Necessidades e cuidados

Procedência

O gato siamês tem sua origem em uma raça proveniente da Tailândia. De fato, estes gatos tinham um papel especial nos funerais dos reis daquele país, pois eram colocados em sua tumba e, posteriormente, deveriam sair por um orifício criado para tal finalidade, de maneira que se acreditava que o animal recolhia o espírito do rei falecido.

Menos interessado em rua do que outras raças, seus traços físicos lhe dão um caráter misterioso e ao mesmo tempo um tanto intrigante. Por isso, não se surpreenda se encontrar donos de gatos siameses que se mostram orgulhosos de seus animais de estimação, afirmando que não se trata de um animal comum.

Características físicas

O gato siamês apresenta um tamanho médio. Seu corpo costuma ser longo e suas patas também. No entanto, as traseiras são mais elevadas que as dianteiras. De cauda longa, a mesma vai se estreitando à medida que avança até a ponta.

Do mesmo modo, sua cabeça é redonda, com orelhas muito grandes em proporção com essa parte do corpo. Os olhos são o mais impressionante dos gatos siameses, de forma que esta raça será sempre reconhecida pelo azul intenso de seu olhar. O pelo é curto, de textura extremamente suave.

Quais as características de um gato siamês - Características físicas

Personalidade

Se você procura tranquilidade, o melhor é não ter um gato siamês. Eles são gatos nervosos, muito sensíveis a ruídos, movimentos e a atividades que os circundam. Ainda que possam ser graciosos, sua personalidade é ciumenta e, em geral, exigente. Seu miado rouco o identifica na escuridão.

Necessidades e cuidados

Como mencionado anteriormente, o caráter sensível deste gato faz com que seja uma raça muito propensa a sofrer transtornos psíquicos. Em geral, não requer cuidados excessivos. Basta escová-lo semanalmente e manter uma dieta substancialmente carnívora à base de proteínas. Cuide do estado de seu comedouro, pois se este contém sujeira ou restos de comida é muito provável que ele não queira comer nele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as características de um gato siamês, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quais as características de um gato siamês