Partilhar

Sintomas de cistite em gatos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas de cistite em gatos

A cistite nos gatos é uma doença muito similar à cistite que os humanos podem sofrer. Trata-se da inflamação da bexiga urinária, o que provoca principalmente dores ao urinar. Quais são as suas principais causas? O estresse é a principal, mas também podem causar cistite uma infecção por um vírus ou uma bactéria, a obesidade ou inclusive tumores relacionados com a bexiga. Se quiser saber os sintomas de cistite em gatos, neste artigo de umComo vamos explicar para você quais comportamentos do seu animal podem fazer você suspeitar.

A primeira coisa que deve fazer se desconfiar que o seu felino tem algum destes sintomas é, sem dúvida, levá-lo ao veterinário: ele confirmará o que estará acontecendo e saberá como curar.

Também lhe pode interessar: Como tratar a cistite em gatos
Passos a seguir:
1

O sintoma mais evidente e um dos primeiros que podemos notar no caso dos gatos é a quantidade de vezes que ele faz xixi. Isso é algo que deve sempre prestar atenção, pois o gato não pode comunicar a você que se sente mal e, portanto, é mais difícil de detectar as suas doenças. Se perceber que faz mais xixi do que o normal ou que urina com muito esforço, pode ser que esteja com cistite.

Sintomas de cistite em gatos - Passo 1
2

Relacionado com essa maior frequência das micções do gato, outro sinal de cistite é a alta frequência com a qual bebe água. Isso é assim porque perde muita quantidade de líquido ao urinar (ainda que sejam pequenas quantidades, são muitas), por isso precisa ingerir mais líquido do que o normal.

Sintomas de cistite em gatos - Passo 2
3

Outro sintoma de cistite em um gato é a dor que sente ao urinar, pois a sua bexiga está um pouco danificada. Saberá se existe esta dor porque quando o gato fizer xixi, miará de forma evidente. Além disso, se perceber que ele lambe a zona genital, leve-o também ao especialista porque este é outro sintoma.

Sintomas de cistite em gatos - Passo 3
4

O sangue na urina do felino também é um sinal claro de alarme da cistite. No entanto, este sintoma é muito importante porque ainda que o gato não tenha cistite, o sangue na urina indica que algo está errado e poderia ter alguma outra doença.

5

Nos machos, a cistite pode provocar uma obstrução completa da uretra, fazendo com que o gato deixe de urinar completamente. Se observar que o seu gato tenta urinar mas não consegue, também é possível que esteja com cistite.

Sintomas de cistite em gatos - Passo 5
6

Um sintoma muito comum também desta doença em gatos são as pequenas micções que o animal pode fazer fora da caixa que ele tem para isso. Isso acontece pela sua falta de controle sobre o xixi, por causa da obstrução da uretra. Ou seja, que o gato não perceba que tem que urinar e, portanto, não vá ao lugar adequado para isso.

Além disso, aconselhamos você a consultar os artigos sobre Como saber se meu gato tem uma infecção urinária e Como curar uma infecção de urina em gatos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de cistite em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Acima de tudo, assim que detectar algum destes comportamentos em seu gato, leve-o ao especialista. Quanto mais cedo confirmar de que doença ele sofre, mais cedo poderá começar a tratá-lo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ceni Galetti
Qual remedio posso dar para minha gata pois ela não está fazendo xixi. Seria só para amenizar o desconforto pois amanhã de manhã vou levá-la ao veterinário.
A sua avaliação:
eloir barrbon
boa tarde..tenho uma gatinha, e ela ja teve problema urinário..descobri porq ela fez xixi n tanque. mas agora ela ta com o pelo molhado na região genital, parece coloração de sangue, mas n tenho certeza..se é ou é apenas molhado,,

Sintomas de cistite em gatos
1 de 5
Sintomas de cistite em gatos

Voltar ao topo da página