Partilhar

Como adestrar um gato

Como adestrar um gato
Imagem: catsbase.com

Quer que o seu gato entenda alguns conceitos básicos de convivência? Que venha quando chama, que faça as suas necessidades na areia ou que não arranhe os móveis são algumas das regras que pode ensinar ao seu felino com um pouco de paciência e alguns truques específicos. Ainda que sejam mais complicados do que os cães, os gatos também podem aprender conceitos e associar algumas ordens ou chamadas, e neste artigo de umComo contamos a você como adestrar um gato.

Também lhe pode interessar: Como educar um filhote de gato
Passos a seguir:
1

Antes de começar a indicar aspectos concretos no adestramento de um gato, indicaremos uma série de conselhos gerais que pode aplicar em qualquer lição que queira dar ao seu animal de estimação.

  • Dê uma recompensa positiva quando seu gato realizar bem uma ação. Nos primeiros momentos do adestramento é importante que reforce isso sempre mas, depois, na idade mais adulta pode ir recompensando de maneira intercalada. Use seu alimento favorito ou uma guloseima para gatos para recompensá-lo.
  • Use um som em concreto, por exemplo um sininho ou um estalar de dedos são muito recomendados já que o animal associará esse som com uma recompensa e, portanto, fará o que tiver ensinado.
  • Antes de qualquer ordem é importante que diga o nome do seu gato. Para que ele tenha certeza de qual é, também deverá dizer o seu nome quando o acariciar, abraçar ou brincar com ele; deve entender que esse é o seu nome e que ao pronunciá-lo está falando com ele.
  • Quando quiser adestrar o seu gato elimine qualquer distração externa como televisão, música, etc. Dedique esse tempo somente para ele e, assim, saberá que está cem por cento com ele; caso contrário, não poderá associar que está o tempo todo pendente dele e a sessão não terá muito efeito.
  • Use sempre o mesmo modo para adestrar seu animal: as mesmas ordens, recompensas e sons. Desta forma, entenderá muito melhor o que está transmitindo e a aprendizagem será mais rápida (por exemplo, se usa sempre a palavra "Não", se usa um estalar de dedos depois não use o sininho, etc).
  • Tem que ter paciência para poder adestrar um gato mas sem exagerar no tempo; o ideal é dedicar diariamente de 10 a 15 minutos em seu ensino. Não fique mais tempo porque o animal cansará e acabará indo embora ou ficando bravo.
Como adestrar um gato - Passo 1
2

Os gatos são animais que tendem a se esconder nos lugares mais estranhos da casa; é por isso que uma boa lição é que aprenda a vir quando você chama. Para isso terá que usar seu nome e, para acostumá-lo, terá que repetir cada vez que tiver a oportunidade: ao brincar com ele, quando fizer carinho, etc.

Assim que reconhecer O seu nome, quando chamar, irá ao seu encontro; se não conseguir, pode fazer com que venha usando o barulho do pacote da sua comida e pronunciando seu nome. Assim que aparecer pela porta dê um prêmio e relembre o seu nome.

Como adestrar um gato - Passo 2
3

Ensinar um gato a usar a areia para fazer as suas necessidades não é tão difícil como parece. Para que se acostume a isso você pode acompanhá-lo até à bandeja umas duas vezes por dia e, se ele fizer as suas necessidades lá, dar uma recompensa. Se ele não estiver totalmente acostumado e continuar fazendo suas necessidades em outro lugar da casa, leve a bandeja de areia ali para que a associe com sua higiene.

Se tiver a mania de fazer xixi em um lugar da casa onde não quer colocar sua areia, por exemplo, no meio da cozinha, você pode espantá-lo do local colocando pedaços de papel de alumínio no chão, os gatos não gostam de pisar este material. Lembre-se que se colocou a comida perto da bandeja de areia, é possível que o gato não a queira usar porque está muito perto, experimente afastá-la ou mudar de cômodo.

Neste artigo de umComo damos a você mais truques para ensinar um gato a usar a caixa de areia.

Como adestrar um gato - Passo 3
4

Ensiná-lo a não comer as plantas. Se você tem um gato, com certeza que algumas das plantas da sua casa já apareceram com mordidas ou arranhões, porque os gatos usam-nas para purgar; mas tenha cuidado porque algumas destas plantas são tóxicas para eles. Para ensiná-lo terá que dar a ordem de "Não" desde muito cedo; tem que ser uma ordem firme e forte para que o animal a entenda; se não for suficiente pode pulverizar um pouco de água nele para que entenda que não deve se aproximar das plantas.

Como adestrar um gato - Passo 4
5

Os móveis são outra mania dos gatos, e quem tem este tipo de animal costuma ter móveis arranhados e marcados pelas suas patinhas. Mas você pode ensinar um gato a não arranhar os móveis da casa comprando um arranhador; lembre-se que os instintos deste animal levam-no a afiar as unhas nos troncos das árvores, por isso, comprar um arranhador fixo e com tato semelhante à casca de uma árvore é ideal para ele.

Para conseguir que não arranhe os móveis deverá colocar o arranhador em uma área visível e acessível a ele; no começo pode atrair o animal até este utensílio com guloseimas, brinquedos ou carícias para que associe tudo isso com um lugar agradável e prazeroso. Também pode borrifar o espaço com um spray de feromônios (em uma loja de produtos veterinários poderá conseguir um). Neste artigo de umComo mostramos a você mais truques para conseguir que um gato não arranhe os móveis.

Como adestrar um gato - Passo 5
6

Os gatos também têm a tendência a ocupar a sua cama de noite e abandonar essa caminha que comprou especialmente para eles. Para fazer com que seu gato durma na cama dele você tem que proibir o animal de dormir na sua, por isso, na hora de dormir feche a porta para que ele não entre no seu quarto, mesmo miando por muito tempo: não ceda ao seu pedido pois é o que ele quer. Para que entenda onde deve dormir, acompanhe-o todas as noites até à sua cama e depois vá você para a sua fechando a porta do quarto, assim entenderá o que quer.

A cama do gato deve estar em um espaço concreto e fixo, não deve mudar de lugar porque então ele não a associaria como um lugar de descanso e sim com um brinquedo. Para que o lugar seja agradável pode borrifar feromônios ou acariciá-lo e mimá-lo antes de dormir, assim ficará relaxado e conseguirá dormir.

Como adestrar um gato - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como adestrar um gato

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vanda Baltazar
Bom dia,como cuidar de filhote de gatos
Editor umComo.com.br

Como adestrar um gato
Imagem: catsbase.com
1 de 7
Como adestrar um gato

Voltar ao topo da página