Comportamento do gato

Como relaxar um gato

Como relaxar um gato

Você precisa de algumas dicas para reduzir o estresse ou o nervosismo do seu gato? Os gatos, por sua origem selvagem e esquiva, ainda que sejam muito sociáveis e carinhosos podem ficar muito estressados e nervosos com a mais leve mudança. Os gatos têm muita tendência a sofrer de estresse e sofrem muitas condições relacionadas com os altos níveis de cortisol que produzem. Para evitar todos esses efeitos negativos em seu animal de estimação, em umComo.com.br explicamos como relaxar um gato e cuidar do seu bem-estar.

Também lhe pode interessar: Porque meu gato morde a cauda

Passos a seguir:

1

Os gatos são animais muito rotineiros, se convive com eles terá visto que têm um horário bastante estável e qualquer novidade é vista como um fato anormal ou inclusive ameaçador. Se você passar muito tempo fora de casa ele notará, se você se mudar, se fizer reformas, são algumas das mudanças que alteram muito a vida do seu gato, especialmente se for adulto. Para que seu gato não sofra tanto estresse com as mudanças da vida você deve acostumá-lo e socializá-lo desde os 2 ou 3 meses de vida, para que não enfrente as novidades com medo.

Como relaxar um gato - Passo 1
2

Os gatos gostam de fazer as suas necessidades, comer e beber com total tranquilidade, de modo que a caixa de areia, o comedouro e o bebedouro devem estar em lugares pouco movimentados. A caixa de areia deve estar longe da sua comida ou bebida, porque o seu olfato privilegiado poderia fazer com que relacione a comida com as necessidades e impedi-lo de se alimentar adequadamente.

Além disso, você deve oferecer água limpa e fresca diariamente e comida em perfeito estado. Qualquer mudança neste sentido pode deixar o seu gato muito nervoso e provocar comportamentos indesejáveis.

Como relaxar um gato - Passo 2
3

Se o seu gato está um pouco nervoso não resolva introduzir um novo animal pensando que será positivo para ele, pois o seu estado de nervosismo piorará. Se o seu felino tem sido o rei da casa durante muito tempo talvez não seja muito boa ideia trazer um novo amigo, ou pelo menos tem de ser de forma lenta e com paciência para ambos.

Dedique tempo a realizar apresentações e durante um tempo poderia usar uma ração especialmente pensada para acalmar o seu gato antes da futura mudança. Por outro lado deve evitar deixar o seu gato em companhia de outros animais ou de desconhecidos se não estiver acostumado, porque será uma fonte de estresse adicional.

Como relaxar um gato - Passo 3
4

A melhor forma de tratar o nervosismo do seu gato é passando tempo ao lado dele. Você é seu humano favorito e será a pessoa ideal para acariciá-lo, fazer uma boa massagem nele e passar um bom momento de brincadeiras para que alivie toda essa tensão nervosa, ainda que um gato não precise de passeios, precisa da sua companhia, de amor e momentos de diversão. Brincar todo dia com seu gato, sobretudo se não tiver mais parceiros de brincadeira, é muito importante para o seu correto estímulo, é uma rotina que o cansará e o distrairá de suas preocupações felinas.

Dê-lhe atenção, escove o seu pelo, fale com ele, acaricie o seu lombo, dê-lhe prêmios, deixe que se sente do seu lado enquanto você lê ou assiste televisão, ao longo do dia há muitos momentos que você deve compartilhar com o seu gato para criar um vínculo forte e também para que o seu animal se sinta querido e seguro.

Como relaxar um gato - Passo 4
5

Uma boa solução para acalmar o seu gato estressado é usar um difusor de feromônios vendido em lojas especializadas ou no veterinário. É um ambientador fabricado à base de uma imitação dos feromônios faciais de felino. Com este tipo de produto você poderá ajudar a prevenir ou diminuir o estresse do seu gato causado por mudanças ambientais.

Outra alternativa interessante e natural para acalmar o seu gato são os florais de Bach. Há um produto especialmente pensado para gatos composto por extratos de várias flores preservadas em álcool que alivia o trauma mental ou físico dos gatos e, com a aplicação de uma gota na pele de sua cabeça, você começará a notar uma melhoria. É um remédio natural muito eficaz ainda que nem todos os gatos respondam do mesmo modo, o ideal é sempre que o veterinário recomende a combinação mais adequada para o seu gato.

Como relaxar um gato - Passo 5
6

Se o estado de estresse do seu gato for constante você terá de falar com seu veterinário, porque um gato nervoso pode chegar a sofrer graves problemas de saúde. Podem chegar a ficar deprimidos, deixar de comer, mudar de comportamento e inclusive o seu sistema imunológico pode ressentir-se tornando-o alvo de muitas doenças.

Não deixe isso acontecer, entre em contato com um profissional se achar necessário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como relaxar um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
leticia
eu amei suas postagens tenho dizer que me ajudou eu estou fazendo um comentario não so por te gostado do blog porque eu preciso de ajuda tem um gatinho ou gatinha(não sabemos o sexo) que parece gostar muito de mim e do meu irmão so que ta sendo dificil fazer ele ou ela se acustumar com a gente porque toda hora ele corre para a casa da vizinha . Eh por isto que ta sendo dificil ele ou ela se acostumar eu preciso da ajuda de voceis eu e meu irmão gostamos muito dele ou dela . So que a casa da vizinha atrapalha por favor como eu e meu irmao fazemos para ter o bicho para nos e fazer com que ele se acostume com nois dois : UM BEIJO AGRADEÇO PELA AJUDA SE PODER
1 de 6
Como relaxar um gato