Partilhar

Como cuidar dos olhos de um Poodle

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar dos olhos de um Poodle
Imagem: usuaris.tinet.cat

O Poodle, também conhecido como Caniche, é uma das raças de cachorros mais conhecidas e apreciadas. Esta popularidade é devida ao seu caráter extremamente fiel e sua grande inteligência. Existem diferentes variedades de Poodle dependendo do seu tamanho (gigante, médio, miniatura e toy), mas todas elas podem apresentar umas manchas típicas ao redor dos olhos, na área lacrimal. Por isso, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como cuidar dos olhos de um Poodle.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Poodle Toy

Higiene dos olhos

A higiene dos olhos e zonas adjacentes é fundamental para acabar com as clássicas manchas formadas na área lacrimal dos Poodles.

Tradicionalmente, usa-se a camomila para limpar os olhos dos cachorros (e inclusive das pessoas) mas atualmente seu uso não é aconselhável. O soro fisiológico é uma opção melhor, mas também não é o remédio ideal porque a longo prazo pode acabar ressecando o olho devido ao seu alto conteúdo de sais. O mais aconselhável é usar produtos feito especialmente para isso, chamados "limpadores oculares", disponíveis na maioria dos centros veterinários e lojas especializadas.

Uma opção caseira não muito contraproducente é limpar os olhos do Poodle com água mineral (de garrafa) e aplicar vaselina nas zonas que estão na extremidade inferior do lacrimal, onde costumam se formar as manchas das remelas, para evitar que apareçam. Se preferir esta última opção, certifique-se de que a vaselina usada não contém cânfora.

Como cuidar dos olhos de um Poodle - Higiene dos olhos
Imagem: racasdecachorro.com

Doenças dos olhos

Algumas vezes, as manchas são provocadas por um aumento das remelas ou a consistência das mesmas, causado doenças dos olhos como a conjuntivite.

Normalmente, a conjuntivite pode ser por uma alergia, por causas infecciosas (geralmente bactérias), por corpos estranhos (objetos que entram sob a pálpebra ou em outras posições) ou por um processo chamado ceratoconjuntivite seca (produção insuficiente de lágrima nos olhos).

É muito importante detectar a causa para poder escolher o tratamento adequado, por isso, se você tem observado um aumento na produção de remelas em seu Poodle ou qualquer outro problema em seus olhos, aconselhamos você a levá-lo ao veterinário. Gostaríamos de insistir neste ponto, porque no caso dos olhos a automedicação, sem um controle por parte do veterinário, pode ter consequências muito graves.

Por exemplo, se aplicar um colírio com corticoides, que poderia ser útil no caso das alergias, e o cachorro tiver uma úlcera (provocada por um corpo estranho ou uma infecção), esta úlcera teria sua cicatrização prejudicada e poderia se espalhar e aprofundar, podendo chegar inclusive a perfurar o olho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos olhos de um Poodle, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos olhos de um Poodle

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
JEAM VITAL
O que ocorre quando um poodle base, esta com os olhos ficando esbranquiçados.
Editor umComo.com.br
Oi Jeam! Os olhos esbranquiçados podem ter muitas causas. Para um correto diagnóstico é essencial que o cachorro seja visto por um médico veterinário para fazer um diagnóstico e eventualmente um especialista em oftalmologia. A causa mais comum. tal como nos humanos, são as cataratas.
A sua avaliação:
natalia
Boa a tarde, minha cachorra poodle está co secreção esverdeada alguns dias (1 semana), estou limpando com àgua boricada e pingando um colirio de limpeza, gostaria de saber se está correto ou qual o procedimento.
Isabel
Como cuidar da lágrimas de um poodle toii fica muito marrom
Tereza
Olá tenho um poodre micro toy que esta com 11 anos e mais de dois anos vem sofrendo com um problema nos olhos tipo conjutivite os olhos remelam e sai uma secreçao escura ja levei em varios veterinarios inclusive em dois oftamologistas e nenhum conseguiu achar a cura ja tentei de tudo levei na UFG fizeram todos os exames inclusive cirurgia para abrir o canal lacrimejal e nada resolvel estou desisperada nao sei mais o que fazer.
sanda Spirandelly-Bh-MG
Minha,poodle esta com 14 anos,manca da perninha esquerda e tem catarata,como limpar ao redor dos olhos dela as manchas?Exite algum produto para limpeza dos dentes?sem se escovacao?Parabens pela materia.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sanda, sugeria que antes de aplicar qualquer produto nos olhos da sua cadela, consulta-se primeiro um veterinário e segui-se as suas indicações. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como cuidar dos olhos de um Poodle
Imagem: usuaris.tinet.cat
Imagem: racasdecachorro.com
1 de 2
Como cuidar dos olhos de um Poodle

Voltar ao topo da página