Partilhar

Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos
Imagem: masmascotas.com

As vacinas obrigatórias para os gatos deverão ser administradas uma vez que eles tenham desmamado, já que o leite que a mãe lhes proporciona durante os primeiros meses de vida reduz o efeito das vacinas. Entre oito e dez semanas de vida, o gatinho já deve comer de maneira independente e podemos ir ao veterinário para começar com o calendário de vacinação. Deverá ser ele quem indique a você as vacinas que seu felino precisa mas, para que você conheça toda a informação, neste artigo de umComo dizemos-lhe quais são as vacinas obrigatórias para gatos.

Também lhe pode interessar: Por que é importante vacinar meu gato
Passos a seguir:
1

É importante você saber que antes de começar com o processo de vacinação, deve vermifugar e desparasitar seu gatinho. Normalmente, a partir do primeiro mês de vida o gato já pode ser levado ao veterinário para que lhe dê o tratamento adequado. Uma vez terminado este processo, inicia-se o das vacinas.

2

As vacinas obrigatórias são aquelas que são administradas ao gato para protegê-lo contra as doenças mais comuns que estes animais costumam padecer. Portanto, em seu calendário de vacinação constarão a da leucemia, panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose como obrigatórias. Quanto à vacina da raiva, nem todos os países ou comunidades a têm como obrigatória, de maneira que você deverá consultar com o veterinário.

3

Para proteger seu gato contra a panleucemia, calicivirose e a rinotraqueíte será administrada uma única vacina, denominada Trivalente. Esta vacina é a primeira do calendário e deverá ir acompanhada de um reforço passadas as três semanas da administração.

4

A seguinte vacina que o veterinário deverá administrar ao seu gato será a da leucemia. Esta é uma das doenças mais comuns em gatos e que tem o índice de mortalidade mais alto, por isso é tão importante que você o proteja contra ela.

5

Após a leucemia, será administrada, nos lugares em que seja obrigatória, a vacina contra a raiva. Se em sua cidade de residência ela não for obrigatória, você sempre poderá dar de maneira voluntária. Outra das vacinas de caráter voluntário é a que age contra a PIF (periotonite infecciosa felina), no entanto não é aconselhável administrá-la. O mais recomendável é consultar seu veterinário se ele considera oportuno dar esta vacina ou não.

6

Colocar as vacinas obrigatórias em seu gato é um fator fundamental para protegê-lo contra doenças e parasitas, mesmo que ele não esteja em contato com outros gatos ou animais. Se você quer saber, veja o nosso artigo sobre quando deve dar cada vacina a seu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Jailde dos Santos Faria
Meu gato está remelando na cor preta. É por que faltou alguma vacina? Qual o motivo podem me responder? Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi maria Jailde! As remelas nos olhos podem indicar uma infeção respiratória das vias superiores. Se o seu gato apresentar dificuldades em respirar, espirros, tosse ou qualquer outro sintoma fora do normal, é importante que você visite um médico veterinário para que ele confirme o diagnóstico e possa prescrever o tratamento adequado.

Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos
Imagem: masmascotas.com
Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos

Voltar ao topo da página