Partilhar
Partilhar em:

Como ajudar a minha gata a parir

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (881 votos)
24 comentários
104 vezes partilhado
 
Como ajudar a minha gata a parir

Sua mascote está grávida e durante todas essas semanas você lhe deu toda a atenção e cuidados merecidos, e quando a chegada do parto se aproxima, você quer ficar perto caso algo se complique. A princípio, a maior parte das gatas pode parir sem dificuldade, mas é importante saber quando as coisas vão bem e quando o animal precisa de nossa atenção, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como ajudar sua gata a parir.

Também lhe pode interessar: Como ajudar a minha gata a engravidar
1

Detectar quando sua gata está a ponto de parir é simples se você observar sua conduta: o animal perde o apetite, assume um comportamento estranho podendo estar esquiva e também lambe a vulva com frequência. Quando esses sinais surgirem, o momento está bem perto, por isso você deve estar atento.

2

Prepare uma caixa com panos de algodão para que a gata e os gatinhos estejam quentes e confortáveis. Mas se por alguma razão o animal decidir ter os filhotes no chão, você não deve movê-la de lugar, mas coloque ao seu redor algumas toalhas limpas para que os gatinhos fiquem aquecidos ao sair.

3

Quando todos os gatinhos tiverem nascido, você poderá então mover à família completa para a caixa. Lembre-se que para fazer isso, você deve ter realmente muito boa relação com a gata, pois seu instinto a leva a proteger os filhotes e poderia ficar um pouco agressiva. Se ela confia em você, então saberá que não lhe fará mal.

4

Cada filhote nasce em uma bolsa independente que a gata limpará para depois cortar o cordão umbilical. Caso a gata não limpe a bolsa, você mesmo deverá fazê-lo. Com uma toalha limpa e suave pegue o gatinho e limpe-o, especialmente em sua boca e nariz, depois esfregue-o para ajudá-lo a respirar.

5

Se o seu mascote não cortar o cordão umbilical você também deverá intervir. A princípio não fique nervoso, pegue um pedaço de fio, passe-o no álcool e amarre o cordão com uns 2 cms de separação do corpo do filhote, depois deixe outros 2 cms e com uma tesoura também desinfetada em álcool, corte o cordão. É um processo rápido que só requer um pouco de concentração e calma.

6

Sua gata expulsará com cada gatinho uma placenta e depois a comerá. É importante estar atento para que o animal expulse todas as placentas, se alguma delas ficar dentro após um dia, leve a gata ao veterinário rapidamente.

7

Quando a gata terminar de parir, os gatinhos começarão a mamar. Se um deles ficar afastado, você deve aproximá-lo da teta e esperar que a agarre, isto é muito importante para que todos os filhotes consigam se alimentar adequadamente e sobreviver.

8

Não se preocupe, pois o tempo entre a saída de um gato e outro pode oscilar entre alguns minutos e horas, por isso antes de se preocupar, tenha um pouco de paciência e aja só quando perceber que depois de 4 horas de parto, ainda há algum filhote dentro, nesse caso chame o veterinário.

9

Se observar que sua gata está em processo das contrações mas não consegue parir depois de várias horas, deverá ir imediatamente ao veterinário. O mesmo ocorre se detectar que um dos filhotes ficou no canal de parto.

10

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como ajudar a minha gata a parir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Relacionados
Comentários (24)

Escrever comentário sobre Como ajudar a minha gata a parir

Muito útil
24 comentários
Aldeni de jesus
Minha gata pariu um gatinho, e tem mais na barriga,e se mexe,ela come normal.já tem 1dia,é normal?
Lucas
Minha está parindo como saber já pariu todos os filhotes
Aparecida
No momento não tenho como levar a minha gata no veterinária mas ela pariu um filhote nasceu mas só achei depois é morto não sei se foi ela que o matou porque ele tava com um buraco na bariga na direção do umbigoja faz umas 20horas disso é até agora não nasceram mas ,mas ela está muito estranha e a barriga ainda tá. Um pouco grande não sei oque fazer pra poder ajudala
Miguel Silva
Olá minha gata pariu ontem à noite, 3 filhotinhos, agora de manha notei que sua barriguinha ainda estava grande, não sei o que faço não tenho condições para levar ao veterinário, realmente não sei o que fazer, me ajudem por favor...
joyce
Por favor me ajudem minha gata pariu a alguns dias uns10dias atras mais n tinha terminado a gestação os filhotes prematuros demais n sobreviveram agora entrou em trabalho de parto de novo isso é normal? Qual a possibilidade desse filhote vir saudável?
Mirene
E normal sim , se a sua gata teve filhotes prematuros e capaz de ela ter outros sem ser prematuro , pelo oq eu entendo são poucas as probilidades de nascerem com saúde , porque a planeta já se foi mais em casos raros ah chances , espero ter ajudado !
Sara Viega
Oi Mirene! Muito obrigada por partilhar conosco essas recomendações :)
Lidicleia
Minha gata ta mas de 1 semana só sangrando , mas não sai nada So um liquido e sangue do tipo talhado o que sera ?
Mirene
Se daqui algum tempo ela não pari , possa ser que os gatinhos não se formaram ! Espero ter ajudado
cris alexandrino
minha gata ta com 2 dias tipo sangrando,,e não consegue ganhar o que eu faço??éperigoso??
severino pinto da rocha
tenho uma gata nova, pariu 1 gato, depois alguns dias , pariu outro, noto que a barriga dela ainda está meio cheia, como se estivesse mais gato para nascer. E entrou no cio. Crio gata há muito tempo , nunca aconteceu coisa parecida
claudia ferreira
Olá, Acabo de assistir ao parto de minha gata. Ela teve 4 gatinhos, mas estou muito preocupada, pois estou sentindo ainda que ha alguma coisa lá... Será possível algum órgão estar voltando pro lugar e me causar uma falsa impressão de ser mais um gatinho? Já faz 3h que ela teve o último. O que devo fazer? Estou desesperada!
Edimar
Boa note minha gata não está conseguindo a ter seu filhote estou com medo de ela morre oq devo fazer??

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Cabelo | Tratamentos e Dicas
Top 10
Como ajudar a minha gata a parir
Como ajudar a minha gata a parir