Partilhar

Quando posso passear com meu cachorro

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quando posso passear com meu cachorro
Imagem: imagui.com

Adotar um cachorro implica uma série de responsabilidades e cuidados que devemos estar dispostos a realizar, a fim de ter um cachorro feliz e saudável. Entre elas destacam-se sua correta alimentação e o exercício. Os cachorros precisam sair para passear para queimar calorias e libertar tensões, sobretudo os cachorros jovens, já que acumulam uma maior quantidade de energia que os adultos. Se não passear, nosso cachorro pode começar a se comportar de uma maneira imprópria e desenvolver quadros de ansiedade e estresse. No entanto, isto nos deixa em dúvida sobre quando posso passear com meu cachorro? Os primeiros passeios não podem ser realizados sem determinadas medidas e uma série de normas que neste artigo de umComo.com.br contamos para você.

Também lhe pode interessar: Como passear o meu cachorro
Passos a seguir:
1

Antes de levar seu cachorro para passear pela primeira vez deve aplicar um antiparasita e antifungicida e as vacinas obrigatórias. Em geral, os cachorros podem separar da mãe a partir de um mês e meio de vida e começar o tratamento para retirar parasitas. Através do leite materno os cachorros adquirem uma série de parasitas que devem ser expulsos de seu organismo para evitar possíveis doenças. Por isso, você deve levá-lo a um veterinário e iniciar o processo de desparasitação em seu cachorro, ele lhe dará o tratamento mais adequado.

Quando posso passear com meu cachorro - Passo 1
Imagem: animalmascota.com
2

Uma vez desparasitado, já pode começar a aplicar as primeiras vacinas. Os cachorros contam com um sistema imune mais fraco que os adultos e por isso é imprescindível vaciná-los e evitar o aparecimento de doenças que, provavelmente, acabarão com sua vida. As vacinas obrigatórias costumam ser as que protegem seu cachorro contra a cinomose, parvovirose, hepatite, leptospirose, gripe e raiva. Se quer saber quando vacinar seu cachorro olhe o artigo com estas informações. Porém, pergunte ao seu veterinário e informe-se sobre todo o procedimento a seguir.

Quando posso passear com meu cachorro - Passo 2
Imagem: mundoanimalia.com
3

Quando tiver vacinado seu cachorro com todas as vacinas obrigatórias, já pode começar a levá-lo para passear. Normalmente o processo de vacinação termina entre os 3 e 4 meses de idade do cachorro, de maneira que até este momento não pode deixar que ande na rua. É importante que siga este conselho já que se não segui-lo seu cachorro poderia contrair alguma das doenças mais comuns por estar em contato com outro cachorro infectado ou ingerir algum alimento em mau estado. Entre elas está o vírus da parvovirose, o qual acumula um índice de mortes em cachorros bem mais elevado que em adultos.

Quando posso passear com meu cachorro - Passo 3
Imagem: compassdog.com
4

Uma vez que o seu cachorro comece a passear, já pode iniciar o processo de socialização. Lembre-se que isto é bastante importante para seu correto desenvolvimento. Outro dos fatores a ser considerado na hora de levá-lo para passear é o tempo de exercício. Os cachorros precisam correr e se cansar para liberar toda a energia acumulada e não gerar estresse. Por isso, aqui tem um artigo onde detalhamos quanto tempo de exercício precisa um cachorro desde seus primeiros passeios até a idade adulta, em função de seu tamanho. Se o que quer é saber como passear com seu cachorro, neste artigo damos algumas sugestões.

Quando posso passear com meu cachorro - Passo 4
Imagem: mascotas.eninternet.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando posso passear com meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quando posso passear com meu cachorro

O que lhe pareceu o artigo?

Quando posso passear com meu cachorro
Imagem: imagui.com
Imagem: animalmascota.com
Imagem: mundoanimalia.com
Imagem: compassdog.com
Imagem: mascotas.eninternet.es
1 de 5
Quando posso passear com meu cachorro

Voltar ao topo da página